Acre
Prefeitura de Brasiléia promove palestra sobre Gestão Pública
A palestra teve o objetivo de transmitir aos participantes uma visão ampla e global sobre os assuntos que impactam diretamente a administração pública
WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB
O Centro Educacional Permanente – Cedup no município de Brasiléia ficou pequeno para o público que prestigiou a palestra do professor, Mário Pascarelli Filho, coordenador de Pós-graduação da FAAP e especialista em gestão pública. O evento que tinha como o tema “Em Busca da Excelência na Administração Pública”, contou com a presença do prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes; prefeito de Assis Brasil, Humberto Gonçalves o Dr. Betinho; prefeito de Capixaba, Otávio Guimarães Varêda; vice-prefeito de Epitaciolândia, Raimundo Goudin, além dos servidores das prefeituras e acadêmicos da Unopar, representantes da Ufac e a coordenadora executiva da Amac.
A palestra idealizada pela prefeitura de Brasiléia teve o objetivo de transmitir aos participantes uma visão ampla e global sobre os assuntos que impactam diretamente a administração pública, buscando desta forma a sua excelência.
Antes do início da palestra aconteceu a solenidade com a presença das autoridades presentes que destacaram o evento como de fundamental importância. “Uma palestra com o renomado professor Mário é de estrema importância, já que o professor é muito requisitado em nível de Brasil e America latina em geral. Esperamos que todos possam levar consigo o despertar e a mensagem que esse profissional vem deixar para nossa região”, disse prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes.
O Dr.Betinho, prefeito de Assis Brasil, distante 110km de Brasiléia disse que a palestra com esse tipo de tema enriquece o ensino e as ações de quem trabalha na gestão pública. “Temos que aproveitar o máximo dos esclarecimentos e ensinamentos que o professor vai ministrar. Está de Parabéns a prefeitura de Brasiléia pela iniciativa, só temos que aproveitar oportunidade”, destacou Betinho.
O professor Mário Pascarelli Filho que é mestre em Educação, Administração e Comunicação, é também coordenador Geral de Pós-graduação do curso de Gerente de Cidades da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP de São Paulo.
Na visão do professor a gestão pública deve ser tratada com seriedade e com o compromisso de fazer o desenvolvimento realmente surgir dentro de uma cidade, estado ou país. E destacou que o bom planejamento é fundamental para qualquer cidade, assim como um bom governante é aquele que se coloca sempre na posição de um agente de transformações.
Para os acadêmicos de Gestão Pública da UNOPAR, a palestra representa uma ampliação dos conhecimentos. “Pena que tenhamos pouco tempo para apreciar a palestra do professor que tem muitos conhecimentos para nos passar, além de sua experiência”, disse.
![]() |
![]() |
A palestra oferecida pela prefeitura de Brasiléia foi organizada pela secretária de Planejamento do município, Goreth Carvalho e sua equipe, que conseguiram trazer o professor Mário Pascalrelli que afirmou ter a vontade de voltar ao Acre, depois de ter ajudado nos primeiros meses de administração do ex-prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim.
Ao final da palestra todos agradeceram o professor pela palestra e receberam uma revista do órgão oficial do Instituto de Gerentes de Cidade da FAAP. E em seguida os presentes participaram de um coquetel na grande sala da CEDUP.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.