A Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou neste sábado (06), a 3ª edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, levando serviços de saúde e atendimentos sociais à comunidade São Francisco do Figueiredo, conhecida como Cantina, localizada no km 52 + 25 de ramal na Reserva Extrativista Chico Mendes, zona rural do município.
A iniciativa, que busca aproximar os serviços das famílias que vivem em áreas de difícil acesso, registrou 1.426 procedimentos na área da saúde, além de dezenas de atendimentos sociais, como orientações e atualização de cadastros do Bolsa Família.
Os dados consolidados foram divulgados nesta segunda-feira (08), pela Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, destacou que a ação faz parte do compromisso assumido pela gestão do prefeito Carlinhos do Pelado em ampliar os serviços nas comunidades e levar atendimento para as pessoas que mais precisam.“Estamos conseguindo levar saúde de qualidade para comunidades que ficam longe da cidade muitas vezes de difícil acesso como na Reserva Extrativista Chico Mendes. É determinação do prefeito que esses atendimentos cheguem cada vez mais perto das pessoas seja nas comunidades rurais ou na Resex Chico Mendes, garantindo assim dignidade e acesso a saúde para todos”, afirmou.
O presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Francisco do Figueiredo (Cantina), Flávio Oliveira, comemorou a chegada do programa e contou que, pela primeira vez, ele e sua família tiveram acesso a serviços especializados sem precisar se deslocar até a cidade. “É motivo de alegria receber o Saúde em Ação completo aqui, com ultrassonografia e pediatria. Eu mesmo realizei meus exames e meu filho também foi atendido. É a primeira vez que temos esse tipo de atendimento na nossa localidade”, relatou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinhos Tibúrcio, esteve presente ao lado dos vereadores Djhailson e Careca Gadelha e reforçou o apoio do Legislativo ao fortalecimento das políticas de saúde na zona rural também. “A Câmara tem aprovado e vai continuar aprovando projetos que facilitem o acesso da população rural aos serviços de saúde, assim como a melhorias em ramais, educação e outros benefícios importantes”, disse.
Moradora da comunidade, Jamily Alves, agradeceu pela realização da ação e lembrou a dificuldade de transporte enfrentada pelos moradores. “Fui uma das pessoas que pediu a vinda do Itinerante ao prefeito Carlinhos e o Secretário de Saúde Francélio, porque além de mim muitos aqui não têm muita condições de se deslocar até o posto de saúde mais próximo, que fica a mais de 40 km de casa. Hoje, ver esse atendimento aqui é uma grande conquista, muito obrigada ”, afirmou.
Com apoio 30 servidores da saúde e da assistência social, a edição contou com consultas clínicas, pediatria, odontologia, nutrição, bioimpedância, exames laboratoriais, aferições, ultrassonografia, vacinação e serviços sociais.
Foram realizadas , 75 consultas clínicas,114 ultrassonografias, 38 consultas pediátricas,34 consultas em nutrição,34 bioimpedâncias, 75 aferições de pressão arterial, 113 medições de altura/peso, 75 aferições de temperatura, 58 procedimentos odontológicos, 11 eletrocardiogramas, 680 dispensações de medicamentos , 103 doses de vacina, 7 PCCU, 6 aplicações de injetável e 3 atendimentos de enfermagem.
A prefeitura anunciou que novas comunidades rurais serão contempladas pelo programa Saúde em Ação na Comunidade.
Rio Branco vive um momento de transformação, marcado por projetos que têm o poder de mudar não apenas o panorama urbano, mas também o futuro econômico da cidade. Com esse intuito de desenvolvimento, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, realizou na manhã deste sábado (21), uma visita técnica às obras do Polo Agroindustrial, na indústria de leite de soja conhecida como “Vaca Mecânica”, e no Viaduto Mamedio Bittar.
Estiveram nesta visita o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, Cid Ferreira, que acompanhou a equipe técnica da Secretaria nas obras. A visita contou com a presença também do diretor de Ações do Gabinete do Prefeito, Jesus de Oliveira Cruz, do consultor Sérgio Silva e do secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira.
Polo Agroindustrial: Fase de intensificação dos trabalhos
A visita às obras contou com a presença do secretário Cid Ferreira, equipe técnica e representantes do Gabinete e da Comunicação da Prefeitura. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Cid Ferreira destacou o avanço das obras no Polo Agroindustrial, que já se encontra com 80% a 85% de sua execução concluída. “Os galpões estão prontos, as moegas também, que são as estruturas onde serão instaladas as máquinas de beneficiamento de arroz, feijão e milho. A instalação desses equipamentos começa já na segunda-feira”, explicou o secretário.
Ferreira também mencionou que o trabalho no local tem sido intenso e que as obras de infraestrutura, como os secadores e a instalação de duas subestações, estão em andamento.
“A perspectiva é que o Polo esteja pronto para inauguração na primeira segunda-feira de março, conforme determinação do prefeito Tião Bocalom”, afirmou Cid Ferreira.
Indústria de Leite de Soja “Vaca Mecânica” em fase final
Previsão é que, em um prazo de 10 a 15 dias, a instalação da indústria de leite de soja seja finalizada, possibilitando o início do funcionamento da unidade. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Em relação à indústria de leite de soja, Cid Ferreira também trouxe boas notícias. “Todos os equipamentos já estão disponíveis no local. Vamos iniciar a instalação da parte de produção nesta segunda-feira (23)”, disse o secretário.
A expectativa é que, dentro de 10 a 15 dias, a instalação seja concluída, permitindo que a unidade entre em funcionamento. A indústria, conhecida popularmente como “Vaca Mecânica”, é um importante marco para a economia local, trazendo inovação e geração de empregos para a região.
Viaduto Mamedio Bittar: Obras de embelezamento e urbanismo
Agenda também contemplou o Viaduto Mamedio Bittar, que ainda recebe ajustes finais no acabamento e na parte de urbanização.(Foto: Ailton Oliveira/Secom)
A visita também incluiu o Viaduto Mamedio Bittar, que já está pronto, mas ainda passa por ajustes no acabamento e no trabalho de urbanismo. Ferreira destacou que, assim como no Viaduto Beth Bocalom, o objetivo é transformar o espaço não só funcionalmente, mas também visualmente.
“Não é apenas concreto e aço. Tem que ser bonito. O prefeito sempre fala que estamos transformando Rio Branco em uma capital que se orgulha de sua estética”, declarou.
No momento, a equipe trabalha na instalação de espelhos d’água sob o viaduto e no detalhamento do paisagismo da área. “A previsão é de que essa parte inferior do viaduto esteja pronta em 20 a 25 dias. Além disso, a pintura da ferragem e a instalação do ACM (Acrílico Composto de Metal) vão contribuir para a durabilidade e beleza do viaduto”, explicou Ferreira.
Legado para a Capital
Cid Ferreira também comentou sobre o legado que o prefeito Tião Bocalom está deixando para Rio Branco. “Essas obras são fundamentais para o futuro da cidade. O prefeito determinou que sejam entregues em seu mandato e essas melhorias vão ser um marco duradouro para nossa capital”, disse o secretário.
Com o ritmo acelerado das obras, as entregas esperadas para o mês de março representam um importante avanço para a infraestrutura de Rio Branco, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), segue fortalecendo parcerias institucionais com foco em uma das principais prioridades da atual gestão: assegurar os direitos básicos da população, especialmente o acesso à água de qualidade. Como parte desse compromisso, o município avança em alternativas de abastecimento por meio da perfuração de poços em diferentes regiões da capital.
Dentro dessa estratégia, a Prefeitura recebeu da União a cessão gratuita de um terreno localizado na Via Chico Mendes, área estratégica que permitirá a conclusão de estudos hidrogeológicos e geofísicos, fundamentais para viabilizar a perfuração de quase cem poços artesianos.
Termo de cessão foi assinado na tarde desta sexta-feira (20), no gabinete da Prefeitura, com a presença do diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, do prefeito Tião Bocalom e do superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A assinatura do termo de cessão ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), no gabinete da Prefeitura, com a presença do prefeito Tião Bocalom; do superintendente do Patrimônio da União no Acre (SPU), Tiago Mourão; e do diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira.
A área, com aproximadamente três mil metros quadrados, foi cedida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria do Patrimônio da União, e será destinada exclusivamente à realização de estudos e à prospecção hídrica.
“Quero agradecer ao Tiago, da SPU, pela parceria. A perfuração de poços é uma alternativa estratégica para ampliar a produção e garantir mais segurança hídrica à população”, afirmou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância da parceria e reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços essenciais à população.
“Quero agradecer ao Tiago, da SPU, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Rio Branco. Sabemos dos desafios históricos no abastecimento de água e estamos buscando soluções concretas. A perfuração de poços é uma alternativa importante para ampliar a produção e garantir mais segurança hídrica para a nossa população”, afirmou.
“A Prefeitura solicitou a área para captação de água, e atendemos prontamente por beneficiar a população, especialmente o Segundo Distrito”, destacou Tiago. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão, ressaltou que a cessão do terreno atende diretamente às demandas da população e reforça o papel social dos bens da União.
“A Prefeitura nos apresentou a necessidade de uma área já identificada como potencial para captação de água. Prontamente atendemos, pois essa é uma ação que beneficia diretamente a população, especialmente os moradores do Segundo Distrito”, destacou.
Saerb realizará estudos rasos e profundos na área.
“É uma área estratégica para estudos que viabilizam a perfuração e ampliam o abastecimento de água no município”, pontuou Enoque. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que o espaço permitirá o avanço dos estudos técnicos necessários para a implantação dos poços.
“Trata-se de uma área estratégica onde será possível realizar estudos rasos e profundos, etapa essencial para garantir a viabilidade da perfuração e ampliar o sistema de abastecimento de água no município”, pontuou.
A iniciativa representa mais um avanço da gestão municipal na busca por soluções eficientes e duradouras, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em assegurar direitos fundamentais e melhorar a qualidade de vida da população.
Acordo pode unir Márcio Bittar, Gladson Cameli e Mailza Assis em chapa majoritária; decisão deve ser oficializada nos próximos dias
A direção nacional do Partido Liberal (PL) deve formalizar nos próximos dias apoio a uma aliança política com a Federação Progressista no Acre, formada pelo Progressistas (PP) e pelo União Brasil.
A articulação envolve lideranças como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional da sigla Waldemar da Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro e o senador Rogério Marinho.
Pelo desenho político em construção, o senador Márcio Bittar deve integrar uma chapa conjunta ao lado do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis — que é pré-candidata ao governo — e de um vice a ser indicado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que tem planos de migrar para o Avante, já teria sido informado previamente sobre a decisão do PL. Mesmo com a possível mudança partidária, ele deverá manter apoio a uma eventual candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República.
Você precisa fazer login para comentar.