Acre
Prefeitura de Brasiléia abre campanha de combate a Tuberculose
O município conta com o apoio dos acadêmicos de medicina e enfermagem das universidades bolivianas
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde abriu a campanha de combate a Tuberculose. O evento foi realizado na Praça Ugo Polly e contou com a presença de secretários do município, acadêmicos de medicina e enfermagem das universidades bolivianas e convidados.
O objetivo da campanha é mobilizar a população para combater a doença que ainda apresenta índices preocupantes no Brasil. Entre os principais desafios para o tratamento da tuberculose, ainda estão à falta de informação sobre a doença que gera o estigma e faz com que as pessoas abandonem o tratamento e a falta de adesão ao tratamento por parte de populações vulneráveis.
Segundo o Ministério da Saúde, apesar de alguns avanços, a doença ainda preocupa, pois houve o aumento da coinfecção com pessoas infectadas pelo HIV entre os casos novos de tuberculose. Por isso, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde recomenda que seja realizado o teste anti-HIV em todos os pacientes com a doença.
A representante do Prefeito Everaldo Gomes Antônia de Jesus, que é secretária de Gabinete disse que a campanha tem o objetivo de diminuir os índices no município, mesmo encontrando um grande obstáculo que é a chegada dos imigrantes todos os dias em Brasiléia.
“Estamos hoje em situação complicada de prevenir nossa população tendo em vista a entrada todos os dias de imigrantes que trazem várias doenças e das que estão sendo registradas estão os casos de tuberculose. Precisamos trabalhar para orientar nossa população e contarmos com a ajuda do governo do Estado e Federal para acabar com a entrada dos imigrantes dessa forma desordenada que vem ocorrendo”, destacou Jesus.
A coordenadora de Saúde, Chiquinha Oliveira informou que todas as unidades de saúde estarão à disposição da população para realizar o exame, e caso seja diagnosticado a doença está pronto para disponibilizar todos os procedimentos de tratamento ao paciente.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por microorganismo (Mycobacterium tuberculosis), pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges. Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito. Se esses sintomas persistirem por mais de 15 dias é indicado procurar ajuda especializada. O tratamento dura seis meses e deve ser feito até o final, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.









Você precisa fazer login para comentar.