Acre
Prefeitura de Assis Brasil pode perder R$ 3 milhões em recursos do Calha Norte por inadimplência
Reunião de bancada que iria discutir situação de Assis Brasil e Plácido de Castro foi cancelada

A situação é muito difícil, além de sofrermos com contas herdadas de gestores anteriores, ainda perdermos recursos de emendas parlamentares, disse prefeito Zum (Cidade de Assis Brasil – Foto: Alexandre Lima)
Da Redação com Contilnet
O prefeito do município de Assis Brasil, Antônio Barbosa (PSDB), o “Zum”, disse nesta segunda-feira (4) em reunião na Câmara Municipal de Epitaciolândia, no Alto Acre, que pode perder R$ 3 milhões do Calha Norte, por causa de oito inadimplências. Zum reclama que o ministério descumpre uma emenda constitucional.
“O Calha Norte está passando por cima do que foi determinado em uma emenda constitucional, a 86, que obriga o Poder executivo a cumprir as emendas parlamentares, mesmo o município estando inadimplente”, reclama o prefeito.

Prefeito do município de Assis Brasil, Antônio Barbosa, o Zum, onde reclama que o ministério descumpre uma emenda constitucional (Foto: Cedida)
Sobre isso, Zum afirmou que já reclamou a situação durante reunião de bancada em Brasília, mas que nada ainda foi feito para tentar salvar os recursos disponíveis. Em situação complicada para fechar o orçamento anual e cumprir com obrigações patronais, o prefeito disse que enfrenta uma das maiores crises financeiras.
“A situação é muito difícil, além de sofrermos com contas herdadas de gestores anteriores, ainda perdermos recursos de emendas parlamentares, isso nos deixa sem muitas expectativas”, comentou.

Amac
A assessoria da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) informou que enviou ofício para senadores e deputados federais, mas que até hoje não receberam respostas. A reunião de bancada prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 11, foi cancelada.
Criado para atender regiões de fronteira do Norte, o Calha Norte, do Ministério da Defesa, é um dos programas escolhidos pela bancada federal para alocar emendas individuais.
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.









Você precisa fazer login para comentar.