fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura de Assis Brasil garante recursos para o Programa Escola em Tempo Integral

Publicado

em

Duas escolas serão contempladas neste primeiro ano, atendendo cerca de 50 alunos

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), já tem garantido recursos para a implantação do Programa do Governo Federal “Escola em Tempo Integral”, na Rede Municipal de Ensino. Este ano o Programa será implantado em duas escolas municipais, a Vicente Bessa e a Maria Ferreira, que vão desenvolver diversas atividades voltadas para os alunos do Ensino Fundamental 1, onde serão contempladas 51 crianças, entre elas 10 vagas são exclusivas para a Educação Especial.

O prefeito Jerry Correia destacou a alegria do município ter sido contemplado com o Programa. “A educação é a mais importante das políticas, nossa equipe tem se empenhado muito para melhorar os índices da educação no nosso município e oferecer educação de qualidade e oportunidade para nossos alunos, fizemos importantes investimentos na infraestrutura de escolas, melhoria salarial para nossos professores, tenho certeza que esse programa vai nos ajudar muito a desenvolver ainda mais a qualidade do ensino e novas habilidades em nossas crianças, a educação transforma vidas!, disse Jerry Correia.

Já a secretária de Educação, Vanderléia Araújo, enfatizou a importância do projeto para o avanço da educação no município. “Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento do nosso município, com o Programa Escola em Tempo Integral, queremos oferecer aos nossos alunos uma educação de melhor qualidade e oportunidade para que nossos alunos possam aprender novas habilidades, assim também não ficarão ociosos em casa enquanto os pais estão trabalhando, é um projeto que prepara os estudantes para o futuro. Queremos destacar e empenho de toda a nossa equipe da SEME que trabalhou incansavelmente na elaboração de relatórios e propostas dentro do sistema do Programa de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e assim conseguimos os recursos”, disse.

Dinheiro na conta

A primeira parcela do recurso para desenvolver o Programa Escola em Tempo Integral (ETI), já foi creditado na conta da Prefeitura no dia 28 de dezembro de 2023. São R$172.708,69 (cento e setenta e dois mil, setecentos e oito reais e sessenta e nove centavos), que serão utilizados para o desenvolvimento integral dos alunos nas dimensões cognitivas, socioemocional, atividades recreativas, esportivas e culturais.

Alunos em situação de vulnerabilidade social terão prioridade

O Programa tem como finalidade estimular a criação de matrículas na educação básica em tempo integral, ou seja, o aluno estuda no período da manhã e retorna em um horário mais flexível a tarde para as atividades recreativas ofertadas pelo Programa, conforme orientação do Ministério da Educação. O Programa “Escola em Tempo Integral” visa ainda atender os estudantes em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da educação integral e alinhada à BNCC.

Comentários

Continue lendo

Flash

Bombeiros do Alto Acre evitam que fogo de caminhão boiadeiro avance em campos de fazendas na BR-317

Publicado

em

Uma ação rápida do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão de Epitaciolândia evitou que um incêndio de grandes proporções se espalhasse por pastagens próximas ao km 52 da BR-317 (Estrada do Pacífico), na manhã desta quinta-feira (24). O fogo começou após um caminhão boiadeiro — vindo do estado do Mato Grosso — sofrer um princípio de incêndio no cavalo mecânico enquanto se deslocava para buscar gado no km 59 da rodovia.

Segundo relatos do motorista, ao notar as chamas, que teriam começado no motor, ele tentou conter o fogo, mas as labaredas se espalharam rapidamente, consumindo toda a cabine. A carreta, entretanto, teve cerca de 90% da estrutura preservada graças à intervenção dos bombeiros, que foram acionados e se deslocaram mesmo diante da distância.

O calor intenso e a vegetação seca típica do verão amazônico favoreceram a propagação das chamas, que chegaram a atingir áreas de pasto de duas fazendas vizinhas. Com apoio de moradores da região, os militares conseguiram conter o fogo antes que se alastrasse ainda mais.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O motorista informou que apenas o cavalo mecânico possuía seguro, enquanto a carroceria — em sua maioria salva — não estava coberta por apólice. As causas do incêndio ainda serão investigadas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Audiência que vai debater Meio Ambiente produção pode apontar saídas para destravar embargos

Publicado

em

Confirmada para amanhã, sexta feira, dia 25, na ALEAC, a audiência pública que vai debater Legislação Ambiental e seus impactos sobre a produção e o desenvolvimento da Amazônia, pode ser o início da desburocratização dos entraves ambientais na região.

Em coletiva no gabinete da presidência na manhã desta quinta-feira,24, o presidente da ALEAC, Nicolau Júnior, o vice Pedro Longo e o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez, foram unânimes em afirmar que a presença do ex ministro Aldo Rebelo, pode apontar saídas para destravar os embargos que produtores de várias regiões do Acre enfrentam.

Assuero pontuou que a legislação ambiental é rígida, mas pode ser debatida de forma que se possa aponta e colocar em prática saídas.
“O Aldo vem para ajudar a gente a fazer esse debate e procurar saídas. Ele conhece bem a Amazônia. De um lado se diz que a Amazônia é rica, mas tem a população mais pobre do país. Precisamos enfrentar esse debate”, conclamou.

Autor do requerimento da audiência pública, o vice presidente da ALEAC , Pedro Longo ressaltou a relevância do debate com a presença do ex- ministro e ex- deputado, que foi relator do novo Código Florestal.

Longo lembrou na conversa com os jornalistas, que no Acre há muitas áreas embargadas, e citou Feijó como uma das cidades onde os produtores foram bastante afetados pela medida.
“Esse trabalho em conjunto, da ALEAC, da Federação da Agricultura e demais órgãos, foi proposto para encontrarmos soluções. Vamos ouvir todas as pessoas que vierem participar e juntos buscarmos o melhor caminho”, disse Longo.

Nicolau Júnior ratificou o compromisso do Legislativo estadual com a causa ambiental apontando a própria audiência pública como uma das iniciativas que o parlamento tem feito para fortalecer o setor produtivo sem desrespeitar a legislação ambiental.
“É uma iniciativa da Casa porque a questão ambiental será pauta do planeta na COP 30. A Aleac está atenta a agenda ambiental e vai participar de todas as pautas inerentes ao tema. Convido a todos os interessados para participarem da audiência amanhã para fortalecer o juntos encontrarmos o melhor a melhor saída para essa questão”, disse Nicolau.

A audiência pública acontece nesta sexta feira, a partir das 9H, no plenário da ALEAC.

Comentários

Continue lendo

Flash

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco Joabe Lira participa da entrega da obra de revitalização da URAP na Baixada da Sobral

Publicado

em

Joabe Lira destaca avanço na saúde e elogia a revitalização da URAP Maria Barroso

“Isso mostra o quanto o prefeito tem levado a sério o cuidado com a população. Saúde é vida”. A frase é do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), ao comemorar a entrega da obra de revitalização da Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Maria Barroso da Silva, localizada na Baixada da Sobral.

A solenidade de reinauguração ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, 23, com a presença de vereadores, autoridades do Executivo, profissionais da saúde e moradores da região, que celebraram a reabertura da unidade como um avanço importante no atendimento básico à comunidade.

Durante o evento, o chefe do Legislativo destacou os investimentos realizados pela gestão do prefeito Tião Bocalom na área da saúde pública e ressaltou a importância da entrega de mais uma unidade totalmente reestruturada à população. “Essa já é a quadragésima unidade de saúde entregue. Geralmente, no segundo mandato, os políticos reduzem o ritmo, já que trabalharam muito no primeiro. Mas o povo confiou de novo, e o prefeito mostrou que não está parado. Ao invés de desacelerar, ele pisou no acelerador”, afirmou.

Joabe também citou outras obras em andamento, como o novo Mercado Elias Mansour, cuja concretagem da laje está prevista para iniciar nesta quarta-feira, 24, além da revitalização da Estrada Dias Martins. “Aquela avenida vai ficar mais bonita do que a Chico Mendes. Vai ser a mais bonita do Acre. É coisa de outro mundo”, comentou.

Em tom de reconhecimento, o presidente da Câmara relembrou a trajetória de Tião Bocalom como prefeito por três mandatos em Acrelândia, interior do estado, e reforçou a convicção de que novos desafios estão por vir.

“O senhor foi prefeito três vezes no interior e até hoje é lembrado como o melhor que já passou por lá. Veio para Rio Branco e já é considerado o melhor prefeito da história da nossa cidade. A Bíblia diz que quem é fiel no pouco, Deus honra no muito. E eu acredito que Deus ainda vai colocar o senhor em lugares mais altos.”

URAP Maria Barroso da Silva

Essa unidades de saúde é uma das mais importantes de Rio Branco. Após uma reforma completa com investimento de R$ 1,7 milhão, tornou-se a maior URAP da capital em estrutura física e capacidade de atendimento.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e concentra equipes de Saúde da Família que atuam em diversos bairros da região. Com a reforma, a URAP oferece um ambiente moderno, seguro e adequado tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários.

Entre os serviços disponíveis, estão: clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, odontologia, vacinação, farmácia e sala para injetáveis. A unidade também é referência em ações educativas, como campanhas de prevenção à obesidade infantil e acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes.

Agradeço pela atenção!

Marcela Jansen | Assessoria de Comunicação

Comentários

Continue lendo