Geral
Prefeitura anuncia retorno das atividades nos espaços culturais que foram atingidos pela enchente

O Centro Cultural Lydia Hammes precisará passar por uma reforma (Foto: Arquivo/Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), informou nesta sexta-feira (28), que a partir da próxima semana, todas as atividades dos espaços culturais que foram atingidos pela alagação voltam à programação normal.
Além do Parque Capitão Ciríaco, localizado na 6 de Agosto, os Centros Culturais Neném Sombra no Taquari e Lydia Hammes no Aeroporto Velho, também foram afetados pela enchente do Rio Acre. Por isso, a prefeitura teve a necessidade de suspender as atividades e posteriormente realizar um paliativo nos espaços.
Após uma vistoria do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foi constatada que o Centro Cultural Lydia Hammes precisará passar por reforma. Portanto, apenas o Neném Sombra e o Parque Capitão Ciríaco retornam com suas atividades.
Segundo o coordenador de Equipamentos Culturais da FGB, Aurimar Aragão, além da suspensão das atividades nesses espaços, toda a logística do Centro Cultural Thaumaturgo Filho, no Manoel Julião, foi prestar suporte à equipe que estava montada no parque de exposições atendendo as famílias.
“A equipe que estava no Centro Cultural Thaumaturgo Filho foi retirada para ajudar os abrigados do parque de exposições. Toda a FGB participou na distribuição de sacolões, cadastro de pessoas e também com atividades culturais e esportivas para as crianças e adolescentes que estavam abrigadas”, explicou.
As atividades ofertadas pelo Centro Cultural Neném Sombra que irão retornar são: Zumba, Capoeira, aulas de Tecido, Taekwondo, seresta da maior idade, karatê, aula de Aeróbica e Jiu-Jitsu.

Todas as atividades ofertadas pelo Centro Cultural Neném Sombra voltarão em breve (Foto/Arquivo)
Na semana passada o ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na Baixada da Sobral, também retornou com suas atividades. Em decorrência da enchente que havia chegado ao entorno do Centro e impossibilitado o acesso, a FGB tinha suspendido os serviços, tendo em vista que muitas famílias de alunos foram atingidas pelas águas.
O diretor de Esporte da FGB, Edson Maria, explicou que atualmente o ginásio do CIE atende cerca de 280 crianças e adolescentes com atividades de Escolinha de Futsal, Handebol e Voleibol, além de um espaço voltado para a prática de artes marciais, judô, Jiu-Jitsu, Capoeira, Kung Fu e aulas de ginástica para a melhor idade.
Além disso, aos sábados o espaço é utilizado por cadeirantes que fazem parte de um time de basquete, eles usam o local para realizar os treinos das competições nesta modalidade.
“Além dessas atividades no Ginásio do CIE, também cuidamos da Arena Race para a prática de esportes radicais, aos sábados e domingos, das 14h às 18h, onde a procura tem sido muito grande em virtude da falta de espaços específicos para esse tipo de esporte na capital”, finalizou o diretor.
Comentários
Geral
EUA interceptam terceiro navio perto da Venezuela em meio à pressão sobre Caracas
Nova interceptação em águas internacionais amplia escalada dos EUA contra o transporte de petróleo venezuelano

Bandeira da Guarda Costeira dos EUA: no sábado, um navio já havia sido interceptado
Marco Bello/Reuters via CNN Newsource – 20.12.2025
Os Estados Unidos interceptaram um terceiro navio nas proximidades da Venezuela, em águas internacionais, segundo informaram neste domingo (21) duas autoridades norte-americanas à agência Reuters.
A nova ação marca a segunda operação do tipo em apenas um fim de semana e amplia a ofensiva do governo Donald Trump contra o regime de Nicolás Maduro.
As autoridades falaram sob condição de anonimato e não divulgaram o nome da embarcação nem o ponto exato da interceptação. Também não informaram se o navio transportava petróleo venezuelano.
A nova abordagem ocorre poucos dias após Trump anunciar um “bloqueio” a todos os petroleiros sancionados que entram ou deixam a Venezuela. A diretriz passou a orientar uma série de ações no Caribe, com foco direto na principal fonte de receita do governo de Caracas: o petróleo.
No sábado (20), forças dos Estados Unidos já haviam apreendido um petroleiro de bandeira panamenha, carregado com petróleo venezuelano e com destino à Ásia.
A operação foi conduzida pela Guarda Costeira americana, com apoio das Forças Armadas, em águas internacionais. Segundo Washington, a tripulação não ofereceu resistência.
No início do mês, os EUA também apreenderam o petroleiro Skipper, alvo de sanções por vínculos com o Irã. Com isso, sobe para três o número de embarcações interceptadas neste mês nas proximidades da Venezuela.
Resposta venezuelana
O governo venezuelano reagiu com críticas duras às ações americanas.
O chanceler Yvan Gil classificou as apreensões como “atos de pirataria” e afirmou que o Irã ofereceu cooperação à Venezuela para enfrentar o que descreveu como violações do direito internacional.
A vice-presidente Delcy Rodríguez declarou que Caracas pretende levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU e a outros fóruns multilaterais.
As interceptações se somam a uma estratégia mais ampla de pressão dos Estados Unidos, que inclui sanções ao setor petrolífero, presença militar reforçada no Caribe e ameaças de novas medidas contra o governo Maduro.
Segundo autoridades da Casa Branca, o objetivo central da política americana segue sendo enfraquecer o regime venezuelano, atingindo sua capacidade financeira e logística.
Comentários
Geral
Banco Central divulga novas regras para o Pix que passam a valer a partir de fevereiro
O Pix é a principal forma de pagamentos instantâneos do país, o que atrai a atenção de criminosos e exige a atualização constante de medidas de segurança
Comentários
Geral
TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios
A ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou na sexta-feira (19) que os trabalhadores dos Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante a greve da categoria, iniciada na última terça-feira (16).
A medida liminar foi concedida a pedido da estatal contra os sindicatos que representam os funcionários. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil por sindicato.
A greve está concentrada em nove estados (Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
No entendimento da ministra, o serviço postal tem caráter essencial e não pode ser paralisado totalmente. Além disso, Katia Arruda ressaltou que a greve foi deflagrada em meio ao dissídio coletivo que tramita no TST.
Os funcionários reivindicam a aprovação de um novo acordo coletivo de trabalho, reajuste salarial e soluções para a crise financeira da estatal, que vai precisar de um empréstimo de R$ 12 bilhões, garantidos pelo Tesouro, para cobrir os recentes prejuízos.
Os Correios informaram que todas as agências estão abertas e que a empresa adotou medidas de contingência para minimizar os impactos para a população.



Você precisa fazer login para comentar.