Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitos do Juruá articulam Consórcio para acesso direto de recursos federais 

Publicado

em

Aproveitando a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, conversou com os outros gestores da região para articular um Consórcio Regional. O grupo de oito municípios da Bacia do Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Feijó, Tarauacá, Porto Walter, Jordão e Rodrigues Alves poderá reivindicar recursos nacionais e internacionais diretos, sem passar pelo Estado, para o desenvolvimento regional. Na realidade, a ideia é utilizar um Consórcio criado, em 2013, na região do Tarauacá-Envira que receberá a adesão dos outros cinco municípios da bacia do Juruá.

O Consórcio do Vale do Juruá representará metade de todo o território acreano, 90% das comunidades indígenas e alguns dos pontos turísticos mais atrativos do Estado. A ideia é conseguir recursos que serão aplicados em projetos de produção agrícola, energia, turismo, estradas e outras atividades de interesse para o desenvolvimento comum de todos os municípios participantes. Seis dos oito prefeitos da Bacia do Juruá já aderiram à proposta, faltando alinhavar com os outros dois. O senador Márcio Bittar (MDB) e o deputado federal Jesus Sérgio (PDT) se comprometeram em ajudar na articulação política e operacional do Consórcio. 

A elaboração e a gestão dos projetos terá a parceria técnica do Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM). Além do acesso aos recursos federais também serão apresentadas propostas para organismos internacionais que poderão patrocinar as iniciativas do Consórcio. 

“Queremos um Consórcio com mais ganho de estrutura para unirmos as forças. Acredito ser possível, com os oito municípios, estarmos mais fortes para captarmos recursos estaduais, federais e internacionais. Teremos no IPAM um braço forte para desenvolvermos os projetos e isso irá trazer benefício para todos os municípios. Além do apoio parlamentar do Márcio Bittar e do Jesus Sérgio que poderão facilitar a vinda de emendas de bancada e individuais,” disse Ilderlei.

O deputado Jesus Sérgio que foi um dos articuladores do Consórcio original quando era vereador de Tarauacá se mostrou entusiasmado com a adesão dos demais municípios do Juruá.

“A intenção da criação inicial era para resolver o problema do lixo de Tarauacá, Feijó e Jordão. Mas de lá pra cá não andou nada. Mas quando conversei com o prefeito Ilderlei vi a possibilidade de se atualizar e ampliar a função desse Consórcio. É importante porque todos os municípios unidos ficarão mais fortes e terão como arrecadar mais recursos,” afirmou o deputado.

Para Isaac Pianko prefeito de Marechal Thaumaturgo o Consórcio é uma oportunidade de desenvolvimento econômico para os oito municípios do Vale do Juruá.

“ A iniciativa será importante para fortalecermos os municípios de difícil acesso como Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão. Passamos por dificuldades de investimentos econômicos e essa é uma oportunidade para as nossas populações se integrarem ao resto do país. O Consórcio trará mais investimentos e um eficiente acompanhamento técnico com a parceria do IPAM,” falou o prefeito. 

A integração econômica das comunidades

Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM, avaliou os benefícios do Consórcio para o Juruá.

“Qualquer sonho de desenvolvimento sustentável com prosperidade econômica na Amazônia passa pela união dos municípios. E a maneira disso acontecer de maneira objetiva é constituindo consórcios. Porque agregam municípios que tenham uma realidade similar para alavancar esse tipo de desenvolvimento. O papel do IPAM será avaliar cientificamente os modelos que possam gerar esse sonho de prosperidade econômica, justiça social e integridade ambiental. O Juruá tem todas as condições de ser um modelo para o resto da Amazônia garantindo ações eficientes para as comunidades,” salientou. 

O diretor de Politicas de Desenvolvimento Regional do IPAM, Eugenio Pantoja, também comentou a iniciativa das prefeituras do Juruá.

“O mais importante é a iniciativa dos prefeitos do Juruá de estabelecerem uma estratégia de desenvolvimento do Juruá através de uma economia verde que faça a inclusão das comunidades. A concepção do Consórcio vai ajudar a estrutura de governança dos municípios com um acompanhamento técnico para fazer o gerenciamento e a captação. Será uma grande oportunidade para se estabelecer um grande programa econômico sustentável para o Juruá,” destacou Pantoja.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo