fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitos do Juruá articulam Consórcio para acesso direto de recursos federais 

Publicado

em

Aproveitando a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, conversou com os outros gestores da região para articular um Consórcio Regional. O grupo de oito municípios da Bacia do Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Feijó, Tarauacá, Porto Walter, Jordão e Rodrigues Alves poderá reivindicar recursos nacionais e internacionais diretos, sem passar pelo Estado, para o desenvolvimento regional. Na realidade, a ideia é utilizar um Consórcio criado, em 2013, na região do Tarauacá-Envira que receberá a adesão dos outros cinco municípios da bacia do Juruá.

O Consórcio do Vale do Juruá representará metade de todo o território acreano, 90% das comunidades indígenas e alguns dos pontos turísticos mais atrativos do Estado. A ideia é conseguir recursos que serão aplicados em projetos de produção agrícola, energia, turismo, estradas e outras atividades de interesse para o desenvolvimento comum de todos os municípios participantes. Seis dos oito prefeitos da Bacia do Juruá já aderiram à proposta, faltando alinhavar com os outros dois. O senador Márcio Bittar (MDB) e o deputado federal Jesus Sérgio (PDT) se comprometeram em ajudar na articulação política e operacional do Consórcio. 

A elaboração e a gestão dos projetos terá a parceria técnica do Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM). Além do acesso aos recursos federais também serão apresentadas propostas para organismos internacionais que poderão patrocinar as iniciativas do Consórcio. 

“Queremos um Consórcio com mais ganho de estrutura para unirmos as forças. Acredito ser possível, com os oito municípios, estarmos mais fortes para captarmos recursos estaduais, federais e internacionais. Teremos no IPAM um braço forte para desenvolvermos os projetos e isso irá trazer benefício para todos os municípios. Além do apoio parlamentar do Márcio Bittar e do Jesus Sérgio que poderão facilitar a vinda de emendas de bancada e individuais,” disse Ilderlei.

O deputado Jesus Sérgio que foi um dos articuladores do Consórcio original quando era vereador de Tarauacá se mostrou entusiasmado com a adesão dos demais municípios do Juruá.

“A intenção da criação inicial era para resolver o problema do lixo de Tarauacá, Feijó e Jordão. Mas de lá pra cá não andou nada. Mas quando conversei com o prefeito Ilderlei vi a possibilidade de se atualizar e ampliar a função desse Consórcio. É importante porque todos os municípios unidos ficarão mais fortes e terão como arrecadar mais recursos,” afirmou o deputado.

Para Isaac Pianko prefeito de Marechal Thaumaturgo o Consórcio é uma oportunidade de desenvolvimento econômico para os oito municípios do Vale do Juruá.

“ A iniciativa será importante para fortalecermos os municípios de difícil acesso como Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão. Passamos por dificuldades de investimentos econômicos e essa é uma oportunidade para as nossas populações se integrarem ao resto do país. O Consórcio trará mais investimentos e um eficiente acompanhamento técnico com a parceria do IPAM,” falou o prefeito. 

A integração econômica das comunidades

Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM, avaliou os benefícios do Consórcio para o Juruá.

“Qualquer sonho de desenvolvimento sustentável com prosperidade econômica na Amazônia passa pela união dos municípios. E a maneira disso acontecer de maneira objetiva é constituindo consórcios. Porque agregam municípios que tenham uma realidade similar para alavancar esse tipo de desenvolvimento. O papel do IPAM será avaliar cientificamente os modelos que possam gerar esse sonho de prosperidade econômica, justiça social e integridade ambiental. O Juruá tem todas as condições de ser um modelo para o resto da Amazônia garantindo ações eficientes para as comunidades,” salientou. 

O diretor de Politicas de Desenvolvimento Regional do IPAM, Eugenio Pantoja, também comentou a iniciativa das prefeituras do Juruá.

“O mais importante é a iniciativa dos prefeitos do Juruá de estabelecerem uma estratégia de desenvolvimento do Juruá através de uma economia verde que faça a inclusão das comunidades. A concepção do Consórcio vai ajudar a estrutura de governança dos municípios com um acompanhamento técnico para fazer o gerenciamento e a captação. Será uma grande oportunidade para se estabelecer um grande programa econômico sustentável para o Juruá,” destacou Pantoja.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tiroteio deixa mulher ferida na perna no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na noite de quinta-feira (18), Elidevânia Gomes Soares, de 40 anos, foi vítima de um tiroteio no Ramal da Judia, localizado no bairro Belo Jardim 1, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com relatos da própria vítima, ela estava consumindo entorpecentes em frente a uma residência no ramal quando foi surpreendida por criminosos que passaram pelo local disparando indiscriminadamente. Durante o ataque, Elidevânia foi atingida por um tiro na perna direita, que atravessou o membro.

Desorientada devido ao efeito das drogas, a mulher não conseguiu identificar os agressores nem o veículo utilizado por eles.

Após ser atingida, Elidevânia buscou socorro no Bar do Amor, onde foi amparada por clientes que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada ao local, prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi relatado como estável.

Apesar do incidente, não houve acionamento da Polícia Militar nem da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil via Copom. As circunstâncias do tiroteio permanecem sob investigação para esclarecer os detalhes do ocorrido e identificar os responsáveis pelo ataque.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acusado de exibir armas em redes sociais é preso em operação da Delegacia de Homicídios

Publicado

em

Ytalo Lima de Almeida de 31 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 18, por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

A ação dos agentes da DHPP da Polícia Civil, ocorreu em uma casa, no Bairro Recanto dos Buritis.

No momento da abordagem, os investigadores da Delegacia de Homicídios apreenderam  com o acusado uma arma de fogo, entorpecente, dinheiro, oriundo da droga e aparelhos celulares.

Ytalo Lima passou a ser investigado após exibir armas de fogo nas redes sociais.

Depois de detido o acusado foi encaminhado a sede da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Ele foi indiciado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco vence o São Francisco e segue firme em busca do título

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Tonny fez o passe para o gol da vitória do Estrelão

Em um jogo muito difícil onde a imposição física foi decisiva, o Rio Branco derrotou o São Francisco por 1 a 0 e manteve a liderança do segundo turno do Campeonato Estadual com 7 pontos. Vitor Hugo marcou o gol da vitória do Estrelão aos 25 minutos do segundo tempo.

Chances dos dois lados

Rio Branco e São Francisco realizaram um primeiro tempo com chances perdidas. Na segunda etapa, os técnicos Vaguinho Santos, do Rio Branco, e Douglas Barboza, do São Francisco, realizaram mudanças para tentar a vitória.

Vaguinho Santos foi mais feliz porque Vitor Hugo saiu do banco para decidir a partida.

Decidir no domingo

Segundo o zagueiro Uberaba, o Rio Branco ficou muito próximo de confirmar a classificação para as competições nacionais na temporada de 2025.

“Estamos próximos, mas não conseguimos. Precisamos descansar e pensar na partida contra o Independência. Os jogos são difíceis e no domingo não será diferente”, avaliou Uberaba.

São Francisco prejudicado

Na reta final da segunda etapa, o volante Joel fez falta no meia Keslley, do São Francisco. O árbitro José Lima não marcou, mas o auxiliar Rener Santos assumiu a responsabilidade marcando. Contudo, errou o árbitro e o auxiliar porque o lance foi dentro da área e o São Francisco foi prejudicado com a não marcação da penalidade.

Fala, Keslley!

“Fizemos mais um bom jogo, mas voltamos a falhar nas finalizações. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor contra o Rio Branco. Temos mais duas  partidas e mesmo sem chances vamos tentar ganhar os jogos”, disse o meia do São Francisco.

Comentários

Continue lendo