Acre
Prefeito Marcinho Miranda reduz próprio salário para enfrentar crise gerada pela queda do ICMS

Marcinho Miranda (PSDB), decidiu em reduzir em 15% do seu próprio salário. Além do prefeito a redução atingirá o vice-prefeito, secretários e diretores municipais – Foto: Arquivo/oaltoacre
(Assessoria)
Para enfrentar a crise gerada pelo Rio Madeira nos municípios acreanos, o prefeito de Xapuri Marcinho Miranda (PSDB), decidiu em reduzir em 15% do seu próprio salário. Além do prefeito a redução atingirá o vice-prefeito, secretários e diretores municipais.
Após a crise que os municípios do Acre vêm enfrentando devida a enchente do Rio Madeira em Porto Velho, que refletiu na queda das arrecadações do (ICMS) o prefeito decidiu em reduzir os salários dos secretários, diretores, prefeito e vice-prefeito.
Outra medida tomada pelo prefeito foi o corte de funcionários em cargos comissionados, corte das gratificações e hora extra.
A expectativa do secretário de finança municipal Jonas Augusto é que com a medida o município venha economiza cerca de 150 mil reais por mês, Jonas ainda destacou que a medida era necessária para que o município pudesse arcar com as responsabilidades administrativas.
“Tínhamos que tomar uma decisão, pois seria difícil manter a folho de pagamento com a redução do ICMS, infelizmente temos que caminhar por este caminho que é realizar o corte de pessoas e reduzir o salário dos secretários, diretores, vice-prefeito e ate mesmo do próprio prefeito.” Ressaltou Jonas.
Marcinho Miranda lamenta a decisão, mas afirma que este seria o melhor caminho para o município.
“Infelizmente temos que fazer isso, não fico triste com a redução do salário, mas sim com os cortes que teremos que fazer, pois muitos pais e mães de famílias ficaram sem emprego, isto chega a doer em meu coração, porem temos que ter responsabilidade e não comprometer o município.” Lamentou Marcinho.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.