Geral
Prefeito de Rio Branco participa do 51º Congresso Nacional de Saneamento em Minas Gerais

Reunião discute alternativas sobre a privatização ou não do serviço de água nos municípios (Foto: Assecom)
O prefeito da capital, Tião Bocalom, acompanhado do diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), participa em Poços de Caldas, Minas Gerais, do 51º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O encontro, realizado no auditório Sorocaba/Uberaba do CENACON II, teve início nessa segunda-feira (18), com encerramento na sexta-feira (22), e tem o objetivo de discutir alternativas sobre a privatização, ou não, do serviço de água nos municípios que ainda possuem a tutela do serviço.
Reconhecido como um dos maiores fóruns de saneamento básico no Brasil, o evento reunirá aproximadamente dois mil participantes, entre eles, gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais relacionados ao setor de saneamento básico.
Na manhã desta terça-feira (19), os conselheiros, entre eles o prefeito de Rio Branco, puderam se apresentar individualmente, e alguns comentaram sobre as experiências de seus municípios, que pretendem compartilhar de forma mais detalhadas em outros momentos do Congresso.
Durante a reunião o prefeito lembrou que em janeiro de 2022 assumiu o serviço, que antes era de responsabilidade do Estado.
“Peitamos tudo, BNDS, Governo Federal e não deixamos privatizar”, disse. O gestor que destacou ainda que o desejo é criar oportunidades para que as pessoas possam ter serviço de qualidade pelo menor preço.
Segundo o prefeito, todos os municípios que participam do encontro apresentaram tarifas bem menores que os valores praticados pelas empresas privadas.
“Foi muito boa a reunião. Precisamos agora lutar em Brasília para derrubar os Decretos de Regulamentação da Lei de Saneamento – Decretos Nº 11.598 e Nº 11.599, que acabam atrofiando o trabalho dos serviços de água e esgoto”, afirmou.
De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, as tarifas de água precisam ter vieses social e não econômico.
“Precisamos buscar, através da união dos prefeitos, a autonomia dos municípios para que as empresas privadas não toquem o serviço, evitando assim que a tarifa não triplique de valor.”
- Foto: Assecom
- Foto: Assecom
- Reunião discute alternativas sobre a privatização ou não do serviço de água nos municípios (Foto: Assecom)
- Foto: Assecom
- Foto: Assecom
- Foto: Assecom
- Foto: Assecom
Comentários
Geral
Homem é morto a facadas na zona rural de Cruzeiro do Sul na véspera de Ano-Novo
Crime ocorreu na Vila Lagoinha, às margens da BR-364; este é o segundo homicídio registrado no Vale do Juruá em menos de 24 horas
Um homem ainda não identificado foi morto a facadas na Vila Lagoinha, localizada às margens da BR-364, na zona rural de Cruzeiro do Sul, na madrugada desta quarta-feira (31). O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída na via pública por volta das 4h da manhã. As Polícias Civil e Militar estiveram no local para os procedimentos iniciais, e o caso passou a ser investigado. Até o momento, ninguém foi preso.
Este é o segundo homicídio registrado na região do Vale do Juruá na véspera do Ano-Novo. Também nesta quarta-feira (31), em Mâncio Lima, Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal.
Carlos era suspeito de ter assassinado o próprio primo a facadas no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu. A Polícia Civil investiga se há relação entre os casos e segue apurando as circunstâncias dos crimes.
Comentários
Geral
Suspeito de matar primo por disputa envolvendo carne de tatu é executado a tiros em Mâncio Lima
Homem de 24 anos foi assassinado dentro de residência no bairro Cobal; polícia investiga possível ligação com homicídio ocorrido em novembro

Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal, em Mâncio Lima, nesta quarta-feira (31). Ele era suspeito de ter assassinado o próprio primo, Claudemir Cruz Vieira, de 26 anos, em um crime ocorrido no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Militar realizou diligências na região, enquanto a Polícia Civil esteve no local para iniciar as investigações e apurar se a execução tem relação direta com o homicídio registrado anteriormente.
O primeiro crime aconteceu no dia 30 de novembro, na Comunidade São Salvador, zona rural do município. De acordo com a Polícia Militar, os dois primos passaram a noite ingerindo bebida alcoólica e acabaram se desentendendo por causa da divisão da carne de um tatu caçado no dia anterior. Durante a briga, Carlos teria desferido golpes de faca contra Claudemir, que não resistiu aos ferimentos.
Após o homicídio, Carlos foi contido por familiares e levado à Comunidade Belo Monte, onde acabou sendo preso pela Polícia Militar. Ele recebeu atendimento médico no Hospital Doutor Abel Pinheiro Maciel Filho e, em seguida, foi encaminhado à delegacia. A arma utilizada no crime não foi localizada.
A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias da morte de Carlos César e a possível motivação do assassinato.
Comentários
Geral
Vídeo: Incêndio de grandes proporções destrói residência no bairro José Augusto, em Rio Branco
Uma residência foi consumida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta terça-feira (30), na Rua Atlético Grêmio Sampaio, no bairro José Augusto, em Rio Branco. As chamas puderam ser vistas a longa distância e mobilizaram moradores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Segundo testemunhas, havia pessoas dentro do imóvel no momento em que o fogo começou. Ao perceberem as chamas, os moradores conseguiram deixar a casa rapidamente e pediram ajuda a vizinhos. Com baldes de água, os moradores da região conseguiram resfriar as duas casas vizinhas, evitando que o incêndio se alastrasse para outros imóveis.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e enviou duas guarnições ao local. Após um trabalho intenso de combate às chamas, o fogo foi controlado e foi iniciado o rescaldo para eliminar focos remanescentes.
A Polícia Militar isolou as ruas transversais para garantir a segurança da área e facilitar a atuação dos bombeiros. Não houve registro de feridos.
A família que morava na residência atingida foi amparada por vizinhos e recebeu apoio imediato. Após o controle total do incêndio e a conclusão do rescaldo, o local foi liberado para acesso dos moradores e as vias foram reabertas ao tráfego.
As causas do incêndio ainda serão apuradas.









Você precisa fazer login para comentar.