fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeito de Rio Branco assina decreto de situação de emergência por conta da forte estiagem

Publicado

em

Com o objetivo de prevenir situações e impactos extremos em decorrência da seca severa que atinge a capital acreana, o Prefeito de Rio Branco assinou na manhã desta sexta-feira (28), o decreto de Situação de Emergência devido a forte estiagem.

O baixo nível do Rio Acre tem causado impactos negativos na vida da população rio-branquense, sobretudo no tocante ao abastecimento de água potável na capital. De acordo com a Defesa Civil municipal, nesta manhã de sexta-feira (28) o manancial estava com seu nível em 1,78 metros, muito abaixo da média prevista para o período.

“O decreto significa que procuramos facilitar para que as secretarias possam realizar suas ações, fazer suas compras emergenciais para não correr o risco de ficar atrasando o trabalho e prejudicar a população. Quando você faz um decreto desse e tem o reconhecimento nacional, nos dá legalidade da fazer licitações rápidas, apenas cotações e já fazer com que a ação aconteça. Porque num momento de emergência desse, não dá pra esperar a burocracia de uma licitação normal. E pode ter certeza, a nossa prefeitura estará de olho e procurando fazer de tudo para diminuir os efeitos que não são fáceis quando você tem uma seca extrema como essa que já estamos tendo, estamos vivenciando e que vivenciamos também o ano passado”, explicou o prefeito.

Durante a assinatura do decreto, o prefeito também anunciou a abertura oficial da Operação Estiagem, que já está em curso há 15 dias, e objetiva amenizar os efeitos da seca extrema nas comunidades rurais de Rio Branco. Diariamente são distribuídos mais de 200 mil litros de água entre as 32 comunidades assistidas pela a ação.

(Foto: Marcos Araújo / Assecom)

“As medidas emergenciais já começaram através de abastecimento de água na zona rural, também nós já estamos cuidando da questão do Saerb pra que não tenha colapsagem no abastecimento na área urbana. E também outras ações deverão surgir, uma vez que produtores perdem agora sua produção e a Prefeitura, a partir da decretação feita pelo Prefeito Tião Bocalom pode agilizar recursos, pode agilizar também ações emergenciais para minimizar esses impactos da seca, que se mostra bastante severa, como a gente já havia avisado há bastante tempo, agora em 2024”, destacou o assessor técnico da Defesa Civil, Cláudio Falcão.

Cláudio Falcão também destacou a perfuração de poços na capital como mais uma ação da gestão municipal para amenizar as ações da seca severa que todos os anos atinge Rio Branco.

“É uma outra ação, um projeto da Prefeitura de Rio Branco, onde a região do segundo distrito pode perfurar poços para poder fazer o auxílio na questão do abastecimento de água na região urbana. Infelizmente, nós temos pontos sensíveis para que pode faltar água e tudo isso é necessário fazer com urgência, com muita rapidez, para que a população seja minimizada nos seus impactos. Nós estamos distribuindo pelo menos 200 mil litros de água por dia, uma vez que nós vamos de 2 a 72 quilômetros de distância com caminhões pipas, que comportam de 6 mil a 18 mil litros. Então a gente consegue abastecer 200 mil litros diários e a projeção para toda a operação é que chegue de 30 a 40 milhões de litros distribuídos em todo o período, até dezembro”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Veja vídeos: Antigo prédio da Cageacre em Brasiléia é consumido pelo fogo

Publicado

em

Screenshot

Populares registram um incêndio no antigo prédio abandonado da CAgeacre na cidade de Brasiléia na tarde desta segunda-feira, dia 1º de julho.

Vários vídeos foram registrados mostrando as chamas consumindo a estrutura. O prédio se encontra abandonado a décadas na cidade. local era usado pelo Estado para realizar o armazenamento de arros, feijão, milho, entre outros produtos produzidos por produtores rurais.

Screenshot

Homens do Bombeiros foram acionados e tudo leva a crer em um incêndio criminoso, uma vez que o prédio não possui ligação elétrica. Muitos móveis velhos e até mesmo alguns veículos eram guardados no interior.

A fumaça chamou a atenção dos moradores que acionaram os bombeiros para apagar as chamas.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Flash

Deputado Luiz Gonzaga promove acordo de nova rota comercial com o Peru, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos produtos

Publicado

em

Willamis Franca

No último final de semana, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Luiz Gonzaga, acompanhado pelo representante da Secretaria de Indústria do Acre, Marcos Moraes, pelo superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Acre, Paulo Trindade, e pelo empresário Alejandro Salinas, esteve em Pomata, no Peru. O objetivo da visita foi fortalecer as relações comerciais entre as regiões e retribuir a visita dos representantes peruanos ao Acre, fomentando a demanda por produtos locais a serem exportados diretamente de Puno.

Atualmente, a truta que chega ao Acre percorre mais de 7.500 quilômetros, enquanto a nova rota comercial proposta reduziria essa distância para no máximo 1.100 quilômetros, resultando em um produto mais fresco, barato e de melhor qualidade. A produção média de truta na região de Puno é de mil toneladas por mês, operando com apenas 50% da capacidade total. Grande parte dessa produção é exportada ilegalmente via Bolívia para o Chile, que então reexporta como produto chileno. Em 2018, antes da pandemia, a produção oficial registrada foi de mais de 48 mil toneladas, sem contar o contrabando.

Durante a visita, o deputado Luiz Gonzaga destacou a importância dessas iniciativas bilaterais para a economia do Acre. “Primeiro, temos que organizar nossas EPRs para montar uma estrutura que beneficie essa truta, visando vender não só para o Acre, mas para todo o Brasil. Atualmente, eles estão produzindo metade da sua capacidade e podem produzir muito mais se houver mercado. Estamos convidando-os para participar da nossa Expo Acre, onde poderão apresentar seus produtos à população acreana”, disse Gonzaga.

O presidente também agradeceu todo o apoio e esforço do governador Gladson Cameli. “O governador Gladson Cameli é um entusiasta dessa integração entre o Brasil e o Peru, principalmente com relação a essa relação comercial. Tem um potencial muito grande, o Peru tem muitos produtos que nos interessam, principalmente na área de pescado, frutas e verduras. Muitas coisas do lado do Acre interessam aos peruanos. Hoje, a Dom Porquito, por exemplo, já está exportando suíno, já está exportando frango, já está vendo também a exportação de milho, soja e ração. E o governador Gladson Cameli está na frente de tudo isso”, enfatizou Gonzaga.

Marcos Moraes, representante da Secretaria de Indústria do Acre (SEICT), ressaltou a necessidade de estruturar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para atender à nova demanda. “A ZPE está dentro da SEICT, então precisamos organizar para que a ZPE funcione de fato, montando câmaras frigoríficas para armazenar esse pescado. O Acre sozinho não absorve toda essa produção. Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, todos são potenciais mercados. Estamos falando de 30 milhões de pessoas na região Norte. Precisamos deixar de comprar peixe de São Paulo, quando temos peixe aqui ao lado. Atualmente, o peixe sai do Peru, vai para a Bolívia, depois para São Paulo, Mato Grosso, e só então volta ao Acre. Precisamos inverter esse fluxo. Estamos a pouco mais de mil quilômetros do Acre, então precisamos trabalhar nisso”, afirmou Moraes.

O empresário Alejandro Salinas enfatizou a importância da relação comercial para ambas as regiões. “A relação é muito importante porque hoje o Peru se abastece de produtos do Canadá e da Argentina, mas pode trazer produtos brasileiros pela Interoceânica. O Brasil, que também se abastece com produtos da Argentina e do Sul, poderia receber produtos dos Andes, a apenas 1.100 quilômetros do Acre. A iniciativa do governo em fomentar essa relação ajuda a agilizar trâmites e burocracias na fronteira. A criação de um ponto de inspeção sanitária para proteína animal na ZPE facilitará muito, permitindo trazer frutos do mar do Pacífico peruano e truta salmonada diretamente para o Acre em menos de dois dias, a um custo cerca de 50% menor do que o praticado atualmente. Esse posto de vigilância na ZPE será fundamental para o desenvolvimento da região do Lago Titicaca e de Puno, assim como para os consumidores do Acre”, comentou Alejandro.

A visita reforça o compromisso do Acre em fortalecer a integração econômica com os países vizinhos, promovendo o desenvolvimento regional e oferecendo produtos de qualidade a preços competitivos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Detran anuncia leilão com mais de 600 veículos à venda; saiba como participar

Publicado

em

As visitações para inspeção visual dos veículos será realizada de 10 a 12 de julho

Suene Almeida

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (1), a portaria que autoriza realização de leilão de 620 veículos automotores de diversos tipos, removidos, abandonados, acidentados ou recolhidos que não foram retirados por seus donos dos pátios da instituição.

O leilão será realizado nos dias 16 e 17 de julho, na WR Leilões, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, nº 2005, Bairro Vila Ivonete, a partir das 9h da manhã.

São mais de 600 veículos disponíveis/ Foto: Eduardo Gomes/Detran

As visitações para inspeção visual dos veículos será realizada de 10 a 12 de julho, nos horários de 08h 11h30 e das 14h às 16h30, no pátio da WR Leilões, localizados na Avenida Antônio da Rocha Viana e no pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), situado na Rodovia BR-364, km 1,5, loteamento Santa Helena, em  Rio Branco.

Entre os veículos disponíveis no leilão estão recuperáveis, recuperáveis com motor inservíveis e sucatas com motor inservíveis. Será de responsabilidade do arrematante arcar com quaisquer despesas eventuais posterior ao leilão.

Confira a portaria e lista completa de veículos disponíveis:

Portaria Leilão

Comentários

Continue lendo