Cotidiano
Prefeito de Cruzeiro do Sul reduz salários dele, de secretários e comissionados devido à pandemia de Covid-19
Prefeito, vice-prefeito e procurador geral tiveram salários reduzidos em 20%, já secretários e comissionados em 10%. Prefeitura decretou calamidade pública, nesta quarta-feira (1).

Prefeito de cidade do AC reduz salários dele, de secretários e comissionados devido à pandemia de Covid-19 — Foto: Repdorução/Rede Amazônica Acre
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, determinou a redução de 20% dos salários dele, do vice-prefeito e procurador geral do município.
Os salários dos secretários e comissionados também vão ter redução de 10%.
A medida vale por dois meses e foi tomada diante da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O decreto com as medidas para redução das despesas do município foi publicado na edição desta quarta-feira (1) do Diário Oficial do Estado (DOE).
A determinação leva em consideração que a crise atual causada pela pandemia, acabou gerando queda nos repasses aos municípios e recolhimentos.
“Considerando ainda a necessidade de adoção de medidas administrativas imediatas, para redução de despesas com pessoal, que é dever do administrador defender e zelar pelo bom e regular funcionamento dos bens e serviços em prol da comunidade”, declara o documento.
No caso dos secretários e comissionados, o corte de 10% é para os que recebem salário acima de R$ 2 mil. O decreto traz ainda uma lista com o que precisa ser evitado pela administração pública:
Concessão de vantagens, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título. Exceto nos casos de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual;
- Criação de cargo, emprego ou função;
- Alteração de estrutura de carreira que implique em aumento de despesa;
- Pagamento de férias em abono pecuniário;
- Equiparação salarial;
- Pagamento de licença prêmio, exceto para fins de aposentadoria.
Decreto de calamidade
Apesar de não ter nenhum caso confirmado de Covid-19, a prefeitura declarou calamidade pública por conta da pandemia. O decreto também foi publicado nesta quarta (1), no DOE e tem validade até 31 de dezembro de 2020.
A calamidade pública em Cruzeiro do Sul já havia sido aprovada pela Câmara de Vereadores no último dia 25 de março e reconhecida por meio de Decreto Legislativo na sexta-feira (27).
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) no balanço dessa terça-feira (31), a segunda maior cidade do Acre teve 26 casos suspeitos da doença, sendo que todos foram descartados.
O estado tem 42 casos confirmados de Covid-19 e outros 41 seguem em análise. Dos confirmados, 34 são de Rio Branco; 7 em Acrelândia e 1 em Porto Acre.
Medidas para enfrentamento
Logo que o decreto de calamidade foi reconhecido pela Câmara de Vereadores, a prefeitura de Cruzeiro do Sul informou que iria iniciar as ações do programa de segurança alimentar. Cerca de 4 mil famílias devem receber cestas básicas durante o período de suspensão das aulas e atividades não essenciais.
No último dia 25 de março, a prefeitura de Cruzeiro do Sul publicou um decreto com as medidas temporárias a serem adotadas para o enfrentamento do estado de calamidade pública na saúde, em decorrência da doença covid-19.
Conforme o documento, os eventos de massa devem ser cancelados ou adiados. E, nas situações em que não for possível o cancelamento ou adiamento, devem ocorrer com portões fechados, sem a participação do público.
Está proibido ainda o acesso de pessoas aos espaços públicos de práticas desportivas como pistas de caminhadas, ginásios e estádios. Além disso, o decreto suspende, por tempo indeterminado, as aulas nas unidades da rede pública de ensino municipal e escolas privadas de educação infantil.
A prefeitura determinou que no caso de aumento injustificado dos preços de produtos de consumo, será suspensa temporariamente a atividade ou cassado o alvará de funcionamento do estabelecimento.
Foi prorrogado ainda, pelo prazo de 90 dias, o vencimento de alvarás municipais, IPTU e taxa de lixo dos estabelecimentos atingidos pelas medidas da quarentena.
Comentários
Cotidiano
Bombeiros resgatam com vida desaparecido após 36 horas de buscas em mata fechada no Rio Gregório
Equipes especializadas do 7º e 4º BEPCIF enfrentaram condições adversas para localizar agricultor desorientado a 8 km de sua residência

A ação foi iniciada após o acionamento via 193, informando o desaparecimento de um morador da zona rural, identificado pelas iniciais A.S.D. Foto: cedida
Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Acre
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizou com sucesso uma complexa operação de busca e salvamento que resultou no resgate de um morador rural desaparecido na região do Rio Gregório. O idoso, identificado pelas iniciais A.S.D., foi encontrado com vida após cerca de 36 horas de buscas intensivas em área de mata fechada.

A ação foi iniciada após o acionamento via 193, informando o desaparecimento de um morador da zona rural. Foto: cedida
Ação rápida e especializada
A operação foi acionada após chamado de emergência para o 193. Imediatamente, as equipes do 7º Batalhão de Emergências, Proteção Civil e Incêndios Florestais (BEPCIF) de Tarauacá e do 4º BEPCIF de Cruzeiro do Sul foram mobilizadas para a missão.
Os bombeiros enfrentaram:
Terreno acidentado e vegetação densa
Condições climáticas desfavoráveis
Dificuldades de acesso na região isolada
Desfecho positivo
O senhor A.S.D. foi localizado a aproximadamente 8 quilômetros de sua residência, apresentando apenas sinais de desorientação, mas sem ferimentos graves. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi conduzido em segurança para avaliação médica mais detalhada.

Equipes especializadas do 7º BEPCIF (Tarauacá) e do 4º BEPCIF (Cruzeiro do Sul) foram mobilizadas, dando início a uma complexa operação de busca em área de mata fechada. Foto: cedida
Compromisso com a vida
A operação reforça a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em situações críticas. “Este resgate exemplifica nossa preparação para atuar nas condições mais adversas para proteger vidas”, destacou o comando da corporação.
A corporação reforça a importância do acionamento imediato do 193 em casos de desaparecimento, principalmente em áreas de risco, para aumentar as chances de sucesso nas operações de busca.

Durante cerca de 36 horas, os bombeiros realizaram varreduras terrestres enfrentando condições adversas de terreno e clima. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Polícia Militar prende foragido e apreende armas e drogas em operação em Cruzeiro do Sul
Suspeito, com dois mandados de prisão, tentou fugir mas foi capturado com revólver, munições e entorpecentes durante patrulha na BR-364

Após o cerco ao imóvel e com autorização de um dos moradores, os policiais entraram na casa e realizaram a abordagem. Foto: cedida
Com informações do 6º BPM
Uma ação de rotina do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) resultou na prisão de um foragido da Justiça e na apreensão de um revólver, munições e drogas na tarde desta quarta-feira (17), no Ramal 2, próximo à BR-364, em Cruzeiro do Sul.
Fuga frustrada e material apreendido
Durante o patrulhamento, os policiais avistaram o suspeito, que, ao perceber a aproximação da guarnição, tentou fugir e se esconder em uma residência próxima. Com autorização de um morador, os militares entraram no imóvel e encontraram:
1 revólver calibre .38 com 11 munições
2 celulares
2 rádios comunicadores com carregadores
1 pote com substância análoga à maconha
Mandados pendentes
Ao checar o sistema, a equipe descobriu que o detido tinha dois mandados de prisão expedidos pela Comarca de Ipixuna (AM). O indivíduo foi levado à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Balanço da operação
A ação reforça o trabalho ostensivo da PM no combate ao crime na região. “A prisão evita que esse criminoso continue ameaçando a segurança pública”, destacou o comando do 6º BPM.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Independência se reapresenta e começa semana do Águia

Foto Sueli Rodrigues: Ivan Mazzuia deve ter o grupo completo para o confronto fora de casa
Um elenco abatido e tentando encontrar respostas para a péssima atuação diante do Humaitá no último sábado, 13, na Arena da Floresta. Assim foi a reapresentação do elenco do Independência nesta segunda, 14, no Marinho Monte.
“Ainda podemos classificar, mas precisamos saber se todos estão com o mesmo pensamento. Teremos dois jogos bem difíceis contra o Águia e Manauara e ainda dependemos somente dos nossos resultados”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.
Reclamação e xingamento
Ivan Mazzuia foi xingando ouviu reclamações durante a partida contra o Humaitá de atletas do Independência Contudo, o treinador evitou expor os jogadores e afirmou a intenção de resolver os problemas internamente.
Dado Ramos
Dado Ramos, um dos gestores do futebol do Tricolor, chega nesta segunda, 14, em Rio Branco e deve se reunir com os jogadores antes do treinamento desta terça para tentar solucionar os problemas e focar na partida contra o Águia.
Viaja na quarta
A delegação do Independência viaja na quarta, 16, para Marabá, no interior do Pará. O jogo pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D contra o Águia será no sábado, 19, no Zinho Oliveira.
Você precisa fazer login para comentar.