Acre
Prefeito de Cruzeiro do Sul decreta Estado de Emergência devido à cheia do rio Juruá, que atinge 13,68 metros
Cerca de 1.650 famílias afetadas e 139 sem energia e água potável; Defesa Civil coordena ações de resposta e mobiliza recursos locais, estaduais e federais

Defesa Civil será responsável pelo planejamento e execução de ações de resposta à situação de emergência, uma vez que os danos e prejuízos causados pela cheia ultrapassam a capacidade de resposta da administração. Foto: cedida
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, decretou Estado de Emergência no município nesta terça-feira (18), em resposta à cheia do rio Juruá, que atingiu 13,68 metros às 18h. O decreto destaca que a inundação causou a interrupção do fornecimento de energia e água potável em áreas já alagadas, afetando aproximadamente 1.650 famílias, o que equivale a cerca de 6.600 pessoas. Dessas, 139 famílias estão sem energia e, consequentemente, sem acesso à água potável.
De acordo com o documento, a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul será responsável pelo planejamento e execução de ações de resposta à situação de emergência, uma vez que os danos e prejuízos causados pela cheia ultrapassam a capacidade de resposta do governo local. O restabelecimento da normalidade dependerá da mobilização de recursos municipais, complementados por aportes estaduais e federais.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, decretou Estado de Emergência no município nesta terça-feira (18), em resposta à cheia do rio Juruá, que atingiu 13,68 metros às 18h
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC/CZS) nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, a prefeitura está autorizada a convocar voluntários e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para reforçar as ações de assistência às famílias afetadas.

O restabelecimento da normalidade dependerá da mobilização de recursos municipais, complementados por aportes estaduais e federais. Foto: cedida
A medida reforça a gravidade da situação em Cruzeiro do Sul, que enfrenta uma das maiores cheias dos últimos anos. As autoridades locais e estaduais trabalham em conjunto para minimizar os impactos e garantir o apoio necessário à população atingida.
Mais famílias retiradas de casa e abrigadas
Nesta terça-feira, dia 18, mais famílias foram retiradas dos bairros da Lagoa e Olivença, devido à cheia do rio Juruá, já estão abrigadas pela prefeitura na Escola Municipal Corazita Negreiros. Na unidade de ensino cada família fica em uma sala de aula. Recebem alimentação e atendimento social da administração.


As autoridades locais e estaduais trabalham em conjunto para minimizar os impactos e garantir o apoio necessário à população atingida. Foto: cedida
Moradora do bairro da Lagoa, Jaina do Nascimento, 27 anos, que está no local com o marido e o filho, conta que esta é a 4º vez que ela e a família passam pela mesma situação.
“ Encheu demais o rio e tem a minha nenenzinha e não era adequado pra ela então foi o jeito eu acionar a defesa civil e sair. Sempre quando a água chega debaixo de casa, eu fico me preparando, ajeito as coisas, já começa a trepar e assim vai. Aqui no abrigo, pelo momento é bom, pelo momento é ruim, porque aqui a gente precisa de alguma coisa e eles ajudam mas é bom estar em casa”, conta a dona de casa.
Veja o decreto:
Emergência:

Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61



















Você precisa fazer login para comentar.