fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeito de Capixaba recebe honraria do GEFRON por contribuição nas operações policiais na fronteira

Publicado

em

Prefeito Manoel Maia tem demonstrado um comprometimento contínuo com a segurança pública, buscando sempre melhorar as condições para que as forças de segurança possam desempenhar suas funções de maneira eficaz

O GEFRON é responsável por coordenar ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando e outras atividades ilícitas nas regiões de fronteira com Bolívia e Peru. Foto: assessoria 

Na manhã desta quinta-feira, (09/01), o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, foi homenageado com a honraria e reconhecimento pelo GEFRON (Grupo Especial de Fronteira). A outorga foi feita pelo Cel. Assis dos Santos, Coordenador Geral do GEFRON, juntamente com sua comitiva, durante visita ao Gabinete do Prefeito, onde destacou a importância da colaboração da Prefeitura com as operações policiais que atuam na proteção da fronteira entre Brasil e Bolívia, na cidade de Capixaba, regional do alto acre.

O reconhecimento se dá em virtude das ações e esforços do Prefeito em apoiar e facilitar as operações policiais na região. Ao longo de seu mandato, Manoel Maia tem demonstrado um comprometimento contínuo com a segurança pública na região, buscando sempre melhorar as condições para que as forças de segurança possam desempenhar suas funções de maneira eficaz no município.

O Prefeito Maia expressou sua gratidão pela honraria e ressaltou a importância do trabalho em equipe entre os órgãos.

“Esse reconhecimento é fruto do esforço conjunto. A segurança da nossa população é prioridade, e continuaremos trabalhando para enfrentar os desafios que surgem na nossa fronteira”, afirmou.

O GEFRON é responsável por coordenar ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando e outras atividades ilícitas nas regiões de fronteira. O apoio do poder público municipal é fundamental para o sucesso das  operações na fronteira do Acre com a Bolívia, e a honraria recebida pelo Prefeito é um reflexo da parceria estabelecida entre as instituições.

Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, foi homenageado com a honraria e reconhecimento pelo GEFRON (Grupo Especial de Fronteira). A outorga foi feita pelo Cel. Assis dos Santos, Coordenador Geral do GEFRON. Foto: assessoria 

Sobre o GEFRON

A vulnerabilidade da fronteira do Brasil representa fator considerável nas estatísticas criminais de vários estados da federação. Daí a necessidade de uma intervenção imediata e intensa capaz de reduzir, a curto prazo, as atividades ilegais desenvolvidas na região.

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 13 de março de 2002, através do Decreto Estadual nº 3994, que prevê a instalação e implementação de sua estrutura no prazo máximo de dois anos. No decreto, está previsto ainda o trabalho integrado da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

O Gefron têm a missão de apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia, desencadeando na região de fronteira, operações sistemáticas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades.

Coordenador do Gefron, coronel Assis dos Santos. Foto: Dharcules Pinheiros/Sejusp

A região do Acre apresenta desafios únicos que incluem uma vasta extensão territorial e ramais pouco explorados. Em resposta a esses desafios, o Estado tem adotado uma postura proativa, intensificando o patrulhamento para garantir uma vigilância constante e a prevenção de delitos. Essa estratégia tem se mostrado eficaz, resultando em apreensões e na interrupção de rotas frequentemente utilizadas por organizações criminosas.

O coordenador do Gefron, Assis dos Santos, afirmou que são feitas “ações para diminuir as rotas de tráfico de drogas, dificultar as ações dos criminosos e uma dessas situações é o patrulhamento constante nas comunidades, ouvindo os moradores e realizando rondas por ramais isolados”.

O Gefron, em sua atuação, demonstra um comprometimento com a segurança pública, implementando estratégias de combate à criminalidade, que envolvem a integração de esforços entre diferentes órgãos de segurança.

Essa colaboração é essencial para o monitoramento e controle das fronteiras, visando desarticular as redes criminosas que operam na região e cruzam a linha divisória.

Com essas ações, o Gefron não apenas fortalece a segurança nas fronteiras do Acre, mas também contribui para a tranquilidade das comunidades locais, reafirmando o compromisso do Estado com a proteção e a integridade da população.

A continuidade dessas operações é vital para a manutenção da ordem e segurança na região, enfrentando os desafios impostos pelo crime organizado.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública(Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operação em Fronteiras (Gefron) tem intensificado suas atividades de patrulhamento em diversas áreas do Acre, com foco em ramais estratégicos. Além disso, a presença do grupo se estende às zonas rurais, abrangendo localidades como Plácido de Castro, Senador Guiomard e Capixaba.

Segurança intensifica patrulhamento para garantir uma vigilância constante e a prevenção de delitos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre terá novas viaturas da PRF para combater crimes ambientais

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar a fiscalização ambiental no estado do Acre com a chegada de novas viaturas adquiridas por meio do plano Amazônia Segurança e Soberania (AMAS). Ao todo, o estado vai receber quatro veículos que serão empregados no combate a crimes como o garimpo e a extração ilegal de madeira.

A ação anunciada nesta terça-feira, 8, faz parte de uma estratégia nacional voltada para os nove estados da Amazônia Legal, com um investimento total de R$ 23,4 milhões. As viaturas entregues à PRF possuem tração nas quatro rodas, o que permite acesso a áreas de floresta e regiões de difícil locomoção, além de estrutura para transportar equipamentos usados nas operações de campo.

Além do Acre, também receberam quatro viaturas os estados do Amazonas, Amapá e Roraima. Mato Grosso ficou com 15, seguido do Maranhão (13), Pará (12), Rondônia (10) e Tocantins (6).

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre recebe mais de R$ 1 milhão para fomentar pesquisas na saúde por programa do SUS

Publicado

em

investimento visa fortalecer a pesquisa regional e melhorar a qualidade de vida da população, com foco em desafios específicos da saúde no estado

Comentários

Continue lendo

Geral

Estudante de medicina é encontrado morto em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Rede Social

O estudante de medicina João Pedro Miranda, de 18 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (8), em Rio Branco. Ele era filho da médica ultrassonografista Gleiciane Miranda. A causa da morte não foi divulgada.

Além dos estudos na área da saúde, João atuava com a pulverização de produtos agrícolas, atividade que compartilhava frequentemente nas redes sociais. A notícia da morte precoce do jovem gerou comoção entre amigos, familiares e profissionais da área da saúde.

O velório ocorre na Capela da Morada da Paz, na capital acreana.

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) emitiu nota de pesar lamentando a perda: “O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem João Pedro Miranda, de 19 anos, filho da médica Dra. Gleiciany Araújo de Miranda, ocorrido nesta terça-feira, 8 de abril, em Rio Branco. João Pedro era estudante de medicina e sua partida precoce comove toda a comunidade médica e acadêmica do estado. Neste momento de imensa dor, o CRM-AC se solidariza com a Dra. Gleiciany, familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.”

O Centro Universitário Uninorte também emitiu nota de pesar pelo falecimento do acadêmico. “Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, pedindo que Deus os console neste momento de dor”.

Comentários

Continue lendo