Acre
Prefeito de Brasiléia vai a Brasília e volta com pacotes de recursos para o município
Da redação, oaltoacre.com
O Prefeito Municipal, Everaldo Gomes, juntamente com a secretária de Ação Social de Brasiléia Marisanta Rodrigues, foram a Brasília com intuito de visitar todos os gabinetes dos deputados federais e senadores (Bancada Federal do Estado), na oportunidade apresentaram projetos em prol do desenvolvimento do município, a bancada prontamente o recebeu de braços abertos e garantiu empenho na viabilização de recursos para o Município de Fronteira.
Em sua peregrinação na capital federal, foi intensa. Junto ao Programa Calha Norte o prefeito deu acelerada no processo e conseguiu recursos já empenhado para recapeamento das ruas de Brasiléia, por sua vez o município já aportou sua contra partida, a novidade deste fim de ano, são os recursos alocados para ampliação do Centro Cultural Sebastião Dantas, onde a mesma já foi contemplada com a construção de uma praça para os moradores do bairro Ferreira da Silva, mesma estar em fase de conclusão.
Foi liberado também uma mini retro-escavadeira, já no FNDE em nome do (Senador Petecão), foi liberada mais uma escolas rural km 68, no valor de mais de um milhão de reais, a mesma já foi publicado no diário oficial do estado a sua liberação, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), aloucou 400 mil reais, para mais calçadas em Brasiléia, 14 quilômetros já estar em construção no município, o prefeito Everaldo Gomes, conseguiu aquisição de duas Máquinas (Tratores agrícolas), emenda do deputado federal (Sibá Machado), que envolve as associações do município, diretamente com o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Brasiléia, conseguiu também, Construção de mais uma escola Rural, desta vez no ramal do 19.
Já a deputada federal (Perpetua de Almeida), confirmou para o prefeito a liberação da emenda da construção da (Praça da Juventude) que estar em fase de liberação financeira para o município.
O município de Brasiléia hoje passa por reformulação, no momento são 15 obras em andamento, assim o prefeito Everaldo, na semana, alem de dar ordem de serviços para novas construções, passará por todas as obras em andamento.
De volta ao município, o gestor reafirmou seu compromisso de estar sempre buscando mais para seu município, melhorando assim a qualidade de vida da população
O Deputado Federal Gladson Cameli, eleito senador do acre nas ultimas eleições, esteve na regional do alto acre, e reafirmou seu compromisso principalmente com Brasiléia. O senador eleito continua sua agenda de agradecimento no interior do Acre pela sua vitória nas eleições do último dia 05 de outubro, na oportunidade, o progressista lembrou que durante seu mandado de deputado federal, que termina em janeiro de 2015, já liberou milhões em emendas para o Alto Acre.
Entre esses investimentos, ele destacou a destinação de R$ 1,5 milhão para a construção da avenida (Manoel Marinho Monte), importante via do município de Brasiléia.

Praça da Juventude será erguida na antiga Pousada Vila Brasília, com emenda da deputada Perpétua Almeida.
“Temos a emenda para a avenida Manoel Marinho Monte, que é reconstruída com recursos oriundos de nosso mandato e do deputado Flaviano e ainda diversos investimentos em parceria com as prefeituras”.
Cameli lembrou na fronteira de seu compromisso em lutar como senador pela construção da Passarela da Sibéria, em Xapuri, e a nova ponte sobre o rio Acre, que liga Epitaciolândia a Brasiléia.
O senador eleito, que saiu vitorioso com mais de 218 mil votos, 82 mil a mais que a candidata derrotada Perpétua Almeida, do PC do B, lembrou ainda que na região do Alto Acre obteve significativa vitória, reafirmando que suas ultimas emendas como deputado federal terão destinos para a regional do Alto Acre que lhe concedeu expressiva votação.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO
Comentários
Acre
Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre
Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”
Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.
Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.
A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.
Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.
Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.
Comentários
Acre
62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli
O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.
De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.
Comentários
Acre
“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco
Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos
O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.
A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.
O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.
Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.
Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.
O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.
Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)
Fotos: Neto Lucena/Secom








Você precisa fazer login para comentar.