Conecte-se conosco

Acre

Prefeito de Brasiléia vai a Brasília e volta com pacotes de recursos para o município

Publicado

em

No gabinete do senador eleito e atual deputado federal, Gladson Cameli, em Brasília.

No gabinete do senador eleito e atual deputado federal, Gladson Cameli, em Brasília.

Da redação, oaltoacre.com

O Prefeito Municipal, Everaldo Gomes, juntamente com a secretária de Ação Social de Brasiléia Marisanta Rodrigues, foram a Brasília com intuito de visitar todos os gabinetes dos deputados federais e senadores (Bancada Federal do Estado), na oportunidade apresentaram projetos em prol do desenvolvimento do município, a bancada prontamente o recebeu de braços abertos e garantiu empenho na viabilização de recursos para o Município de Fronteira.

Em sua peregrinação na capital federal, foi intensa. Junto ao Programa Calha Norte o prefeito deu acelerada no processo e conseguiu recursos já empenhado para recapeamento das ruas de Brasiléia, por sua vez o município já aportou sua contra partida, a novidade deste fim de ano, são os recursos alocados para ampliação do Centro Cultural Sebastião Dantas, onde a mesma já foi contemplada com a construção de uma praça para os moradores do bairro Ferreira da Silva, mesma estar em fase de conclusão.

Com o senador Sérgio Petecão (PSD). Boas notícias para o município de Brasiléia.

Com o senador Sérgio Petecão (PSD). Boas notícias para o município de Brasiléia.

Foi liberado também uma mini retro-escavadeira, já no FNDE em nome do (Senador Petecão), foi liberada mais uma escolas rural km 68, no valor de mais de um milhão de reais, a mesma já foi publicado no diário oficial do estado a sua liberação, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), aloucou 400 mil reais, para mais calçadas em Brasiléia, 14 quilômetros já estar em construção no município, o prefeito Everaldo Gomes, conseguiu aquisição de duas Máquinas (Tratores agrícolas), emenda do deputado federal (Sibá Machado), que envolve as associações do município, diretamente com o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Brasiléia, conseguiu também, Construção de mais uma escola Rural, desta vez no ramal do 19.

Com representantes do Ministério do Transporte em Brasília.

Com representantes do Ministério do Transporte em Brasília.

Já a deputada federal (Perpetua de Almeida), confirmou para o prefeito a liberação da emenda da construção da (Praça da Juventude) que estar em fase de liberação financeira para o município.

O município de Brasiléia hoje passa por reformulação, no momento são 15 obras em andamento, assim o prefeito Everaldo, na semana, alem de dar ordem de serviços para novas construções, passará por todas as obras em andamento.

De volta ao município, o gestor reafirmou seu compromisso de estar sempre buscando mais para seu município, melhorando assim a qualidade de vida da população

O Deputado Federal Gladson Cameli, eleito senador do acre nas ultimas eleições, esteve na regional do alto acre, e reafirmou seu compromisso principalmente com Brasiléia. O senador eleito continua sua agenda de agradecimento no interior do Acre pela sua vitória nas eleições do último dia 05 de outubro, na oportunidade, o progressista lembrou que durante seu mandado de deputado federal, que termina em janeiro de 2015, já liberou milhões em emendas para o Alto Acre.

Entre esses investimentos, ele destacou a destinação de R$ 1,5 milhão para a construção da avenida (Manoel Marinho Monte), importante via do município de Brasiléia.

Praça da Juventude será erguida na antiga Pousada Vila Brasília, com emenda da deputada Perpétua Almeida.

Praça da Juventude será erguida na antiga Pousada Vila Brasília, com emenda da deputada Perpétua Almeida.

“Temos a emenda para a avenida Manoel Marinho Monte, que é reconstruída com recursos oriundos de nosso mandato e do deputado Flaviano e ainda diversos investimentos em parceria com as prefeituras”.

Cameli lembrou na fronteira de seu compromisso em lutar como senador pela construção da Passarela da Sibéria, em Xapuri, e a nova ponte sobre o rio Acre, que liga Epitaciolândia a Brasiléia.

O senador eleito, que saiu vitorioso com mais de 218 mil votos, 82 mil a mais que a candidata derrotada Perpétua Almeida, do PC do B, lembrou ainda que na região do Alto Acre obteve significativa vitória, reafirmando que suas ultimas emendas como deputado federal terão destinos para a regional do Alto Acre que lhe concedeu expressiva votação.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre

Publicado

em

Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”

Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.

O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.

Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.

A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.

Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.

Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli

Publicado

em

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.

De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco

Publicado

em

Documentário Sementes de Resistência valoriza participação feminina na Transacreana

Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos

O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.

Mulheres agricultoras são as personagens do documentário Sementes de Resistência

A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.

O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.

Roda de conversa durante a gravação do documentário Sementes de Resistência

Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.

Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.

Professora Rosana Cavalcante desenvolveu seu projeto de pós-doc na Transacreana

O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.

Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)

Fotos: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo