Acre
Prefeito de Brasiléia se reuniu com três comunidades da zona rural
Everaldo Gomes debateu com a população rural ramais, escolas, transporte escolar, apoio a produção e ações para que o Luz Para Todos volte a ser levado ao homem do campo
WILIANDRO DERZE, assessoria, PMB
O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes acompanhado dos vereadores Joelson Pontes (PP) e Marquinhos Tibusio (PSDB) e o presidente da Câmara de vereadores Mario Jorge fizeram uma extensa agenda na zona rural. O objetivo era conversar com os moradores de cada região sobre os problemas que afeta a situação de ramais, escolas, transportes escolar, apoio a produção entre outros assuntos.
Os parlamentares liderados pelo prefeito foram até o ramais 55, da Pinda e no Assentamento Porto Carlos. Todos esses lugares estavam lideranças representando os agricultores, piscicultores, extrativistas e seringueiros.
A reivindicações das comunidades eram com relação aos ramais, reforma de escolas, apoio a produção, além de pedir apoio para junto ao Governo saber quando será dado continuidade no programa Luz Para Todos.
Nas comunidades que chegava, o prefeito Everaldo Gomes ouvia as reivindicações da comunidade e acertava ações que seriam desenvolvidas dentro de um cronograma organizacional.
No caso dos ramais a prefeitura está esperando o Governo do Estado apontar quais dos ramais de Brasiléia serão contemplados. “Quando o Estado informar quais ramais serão contemplados, atuaremos nos que não estão na lista do Estado. Queremos muito trabalhar e ajudar a melhorar os ramais para que tenhamos o desenvolvimento que sonhamos”, disse Everaldo.
Em alguns ramais ficou acertado que o serviço paliativo será realizado, principalmente nos pontos críticos que muitas vezes inviabiliza o trafego de pessoas e veículos. As pontes também serão avaliadas para serem reformadas caso sejam preciso.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Sobre a situação das escolas Everaldo explicou que todo um levantamento está sendo feito para realizar a reforma ou construção das escolas. “Temos o recurso do Proacre que era para ser aplicado desde 2009, mas as gestões anteriores não se preocuparam com essa situação. Estamos atentos a tudo isso, e vamos dentro do cronograma reformar ou construir se for preciso cada escola da zona rural que estiver sobre a responsabilidade do município”, informou Everaldo.
A respeito do apoio a produção o prefeito lembrou que o secretário de agricultura do município, Reginaldo Guerra está em conversar com o secretário da Seaprof para realizar ações de apoio ao agricultor em parceria.
O prefeito explicou também que onde estiver alunos da rede municipal, na qual a demanda exigir o transporte a situação será viabilizada.
O Vereador Joelson Pontes disse que seu mandato está a disposição de toda a população. Fui eleito e agora represento e devo atender a toda a população. “Em parceria com o prefeito Everaldo vamos está na Câmara de vereadores reivindicando e lutando pelas melhorias de nossa população”, destacou Joelson.
O vereador Marquinhos Tibusio discursou parabenizando o prefeito pela disposição de está conversando com os moradores de colocações mais longínquas de Brasiléia e afirmou que tas as reivindicações da comunidade serão cobradas por ele na Câmara de Vereadores. “Vamos dedicar nosso mandato a trabalhar para que vocês não fiquem mais abandonados como estavam nos anos anteriores. E tenho certeza que o prefeito Everaldo vai está sempre conversando e ouvindo a população da zona rural. E sempre que pudermos vamos está presente nessas ações”, argumento o vereador.
O presidente da Câmara, vereador Mario Jorge que participou da primeira reunião no ramal do 55, e disse que estará sempre a disposição da população. As reivindicações das comunidades sempre serão pautas nos debates da Câmara.
Os vereadores e o prefeito prometeram se reunir mais vezes com a comunidade para aos poucos irem solucionando os problemas enfrentados no campo.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.