Acre
Prefeito de Brasiléia esclarece etapas da duplicação da Av. Manoel Marinho Monte a população
WILIANDRO DERZE, Semcom PMB
O Prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes esteve no auditório do Centro de Educação Permanente – CEDUP para explicar a população as etapas e trabalhos que serão executados na duplicação da Avenida Manoel Marinho Monte.
A reunião realizada principalmente com os moradores ao longo da Av. M. Marinho Monte contou com a presença do engenheiro da Associação dos Municípios do Acre – Amac, engenheiros da Prefeitura de Brasiléia e vereadores.
De acordo com o engenheiro do município, Carlos Hugo Velasquez a readequação do projeto diminuiu o número de imóveis que serão afetados com a duplicação da Avenida. O que vai garantir uma avenida atendendo as necessidades do município, sem afetar grandemente os imóveis ao longo da região.
Segundo ainda o engenheiro da Prefeitura, a empresa de energia elétrica, operadora de telefonia e o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento – DEPAS foram notificados para realizarem os serviços de remoção dos postes de energia, equipamentos de telefonia e readequar os sistemas de água e esgoto ao longo da Avenida.
O prefeito Everaldo Gomes disse que todos os órgãos foram notificados para que a obra seja executada de forma correta e sem mais transtornos a população.
Everaldo destacou que os recursos destinados ao projeto tem prazo para a execução. E explicou dizendo que se não fosse feito uma readequação de forma imediata, o dinheiro para realizar a obra poderia voltar ao Ministério.
Questionado se a obra não teria trabalho de saneamento com água e esgoto o prefeito disse que o projeto foi somente readequado, mas mesmo antes, não era previsto esse tipo de trabalho pelos recursos que foram disponibilizados.
“O projeto que foi feito pela antiga gestão não fez o estudo necessário para garantir o saneamento ao longo da Avenida. Por isso, notificamos o Depasa, e as empresas de energia e telefonia para realizar os serviços de suas competências. Para termos uma ideia, o Plano de Saneamento Básico que ficou parado há anos, trouxemos para ser debatido com a população e que possam em breve colocar para ser aprovado, garantindo que obras como essas possam conter toda essa etapa. Poderíamos deixar o recurso voltar e fazer um novo projeto, mas tenho certeza que a maioria da população quer a obra, mesmo que no futuro tenhamos que ser feito outros investimentos para melhorar ainda mais nossa cidade. O que não podemos é deixar essa nossa avenida dessa forma”, destacou o prefeito.
Para deixar bem claro sobre os imóveis que serão afetados, o prefeito explicou que uma equipe da Prefeitura, juntamente com a empresa vai conversar com os moradores e tentar chegar a um consenso para não haver prejuízos.
O senhor Felipe Santos Souza morador as margens da avenida, disse que o prefeito está de parabéns em explicar como foi realizado o projeto e como a prefeitura tem que viabilizar o mais rápido possível os trabalhos.
“O prefeito esclareceu a todos como será feito a duplicação e como esse projeto começou. Queremos ver a obra, mesmo com os seus problemas, e não ficarmos aguentando criticas de políticos que só querem o atraso do município. No atraso estávamos vivendo e agora temos a oportunidade de vermos nossa cidade com uma avenida digna a todos. Sei dos transtornos que a obra vai causar, mas por pouco tempo, por que em breve vamos está usufruindo do bem estar de uma cidade bonita a sua população. Essa reunião foi importante para sabermos quem é a favor do desenvolvimento do município e quem quer o atraso. Mas, essas pessoas que querem ver tudo dando errado tiveram a oportunidade e não fizeram em anos anteriores, e ainda ficam torcendo para essa atual gestão do prefeito Everaldo que está com boa vontade não realizar o projeto. Essas pessoas deveriam é se envergonhar do que estão fazendo”, disse Felipe.
Os vereadores Marivaldo Oliveira, Naldo Rufino, Marquinhos Tibucio, Bil Rocha, Fernanda Hassem, Erizete e o presidente da Câmara, vereador Mario Jorge acompanharam toda a reunião com os moradores da Avenida M. Marinho Monte no auditório do CEDUP.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.