Acre
Prefeito Carlinhos do Pelado abre a fase municipal dos Jogos Estudantis com 700 alunos-atletas de 10 escolas das redes municipal e estadual
Promovendo integração social, esporte, cidadania e a descoberta de novos talentos esportivos entre os estudantes da rede municipal e estadual de educação, prefeito Carlinhos do Pelado abriu oficialmente, nesta segunda-feira (14), os Jogos Estudantis de Brasileia, que reúnem cerca de 700 alunos-atletas de 10 escolas das redes municipal e estadual.
Entre as equipes participantes da competição estão das escolas estadual Instituto Odilon Pratagi, KJK, Graça Rocha, Getúlio Vagas e Fontenele de Castro, municipal estão, Elson Dias Dantas, Rui Lino, Valdomiro Barroso, Graça Rocha Socorro Frota e Francisco Germano.
Prestigiaram a solenidade de abertura do evento esportivo juvenil, deputado Tadeu Hassem, Professora Maria Cecilia Carvalho – Coordenadora do Núcleo de Educação de Brasileia, Raiza Dias – Secretaria de Educação de Brasiléia, membro da Comissão Central Organizadora dos Jogos fase Municipal Professor – Thiago Menezes (SEE – ACRE), e Clebson Venâncio – Gerencia de Esporte Municipal.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito destacou a importância do evento para a juventude do município.
“É um momento histórico para Brasileia. Estamos promovendo o maior evento estudantil da nossa cidade, incentivando o esporte, a disciplina e a união entre os nossos jovens. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que está fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes”, afirmou Carlinhos do Pelado.
A coordenadora do Núcleo Estadual de Educação e representante do Governo do Estado no município, professora Maria Cecília, também ressaltou a relevância da iniciativa.
“Este é um grande momento para a educação e o esporte em Brasileia. Os Jogos Estudantis promovem não apenas a prática esportiva, mas também o espírito de cooperação, respeito e superação entre os nossos alunos. É uma ação que fortalece o vínculo entre as escolas e valoriza os talentos da nossa juventude”, declarou.
A competição, acontece ao longo dos próximos três dias, conta com diversas modalidades esportivas e será encerrada com a entrega de medalhas e premiação aos vencedores.
O evento é uma realização conjunta do Governo do Estado do Acre com a Prefeitura de Brasileia, e tem como objetivo fortalecer o esporte escolar, promover a integração entre as escolas e valorizar o talento dos estudantes do Estado.
- Foto Manoel Façanha: Lukinhas é uma peça importante no Rei Artur na luta pelo título
- Foto PHD: Vila da Amizade segue na disputa do título da competição
- Foto Clemerson Ribeiro: Super Taça tem uma rodada com a promessa de jogos equilibrados
Comentários
Acre
Câmara Criminal fará sessões itinerantes em Cruzeiro do Sul e Tarauacá
Membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizarão nos dias 2 e 4 de setembro mais uma edição da Sessão Itinerante do Colegiado. As sessões estão programadas para serem realizadas na Comarca de Cruzeiro do Sul, em 2 de setembro, e no dia 4, na Comarca de Tarauacá.
A atividade, que cumpre o comando constitucional ao funcionar em forma descentralizada, atendendo ao que está previsto no artigo 125, § 6°, aproxima o Poder Judiciário Acreano da cidadã e do cidadão, oferecendo a oportunidade da comunidade acompanhar todo o trabalho da sessão, com o mesmo formato e estrutura, realizada no edifício-sede do TJAC, em Rio Branco.
Toda a estrutura original da sessão, que ocorre às quintas-feiras na sede do TJAC, é montada durante essa atividade externa, com dois desembargadores e uma desembargadora, o procurador do Ministério Público Estadual, o coordenador, espaço para sustentação oral da advocacia, e locais para estudantes e comunidade acompanharem os julgamentos.
Presidida pelo desembargador Francisco Djalma, o Colegiado conta ainda com o desembargador Samoel Evangelista e a desembargadora Denise Bonfim, além da participação do MPE, que nesta edição terá o procurador Almir Fernandes Branco.
“A Sessão Itinerante da Câmara Criminal assegura ainda uma resposta mais ágil e propicia para que a população conheça de perto o funcionamento da Justiça de 2º Grau. Já tivemos outras edições e esperamos que essa também seja um sucesso e uma grande oportunidade de conhecimento para os acadêmicos de Direito, operadores do Direito e ainda a população em geral. A presença do Judiciário no interior do Estado também valoriza o acesso equitativo à Justiça, respeitando as diferentes realidades regionais”, disse.
Fonte: TJAC
Comentários
Acre
No Acre, justiça mantém prisão de acusado de torturar indígena
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre negou, por unanimidade, o pedido de Habeas Corpus feito pela defesa de um homem acusado de torturar um indígena em Tarauacá. A decisão foi publicada na edição de sexta-feira, 29, do Diário da Justiça.
O crime aconteceu em março de 2025, no bairro Triângulo. Segundo as investigações, o acusado, junto a outros comparsas, teria submetido a vítima a agressões como forma de punição imposta por uma organização criminosa. O indígena sofreu ferimentos graves, confirmados por laudo do Exame de Corpo de Delito.
No processo, os desembargadores destacaram que a prática de castigos físicos em supostos “tribunais do crime” configura tortura e representa ameaça à comunidade. O trecho da decisão cita que a atuação dos envolvidos causa “verdadeiro terror à população, em repulsiva violação dos direitos humanos, causando insegurança e instabilidade social”.
A relatora do caso, desembargadora Denise Bonfim, apontou que existem provas suficientes da materialidade do crime e indícios da participação do acusado. Para ela, a prisão preventiva é necessária para preservar a ordem pública e evitar novas práticas criminosas ou fuga.
Com isso, o pedido da defesa foi rejeitado e o acusado segue preso preventivamente.
Com informações do TJAC
Comentários
Acre
MPF/AC divulga resultado final do 1º seletivo de estágio 2025 para pós-graduação em direito
O Ministério Público Federal no Estado do Acre (MPF/AC) divulgou nesta sexta-feira, 29, o resultado final do 1º seletivo público de estágio 2025 destinado a estudantes de pós-graduação em Direito.
O processo seletivo segue normas estabelecidas pela Lei nº 11.788/2008, pelo regulamento do Programa de Estágio do Ministério Público da União e pelas portarias PGR/MPU nº 172/2024 e PGR/MPF nº 192/2022.
O resultado completo está disponível no Diário Eletrônico do MPF e pode ser consultado pelo endereço eletrônico.
Você precisa fazer login para comentar.