fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeito assina decreto de emergência na estação de tratamento ETA 2

Publicado

em

Em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (8), o prefeito de Rio Branco assinou o decreto de emergência na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. Segundo a equipe técnica do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), por força da erosão, parte da estrutura está cedendo e pode comprometer a captação.

O diretor-presidente da autarquia, Enoque Pereira, diz que o Rio Acre desceu 13 metros, em 20 dias, o que fez com que ocorresse a tragédia natural. Essa já é a quarta intervenção em 10 dias. Por isso foi necessário declar emergência no local.

Enoque: “Essa já é a quarta intervenção em 10 dias” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Estamos tentando, dentro dessa situação de emergência que o prefeito está decretando hoje, comprar novos equipamentos para que essa parte de captação e produção seja totalmente estabilizada. Claro que o rio também nos apresenta algumas dificuldades, quando a turbidez não trata, quando o rio baixa demais tem que tirar PAD, botar PAD e tudo isso atrapalha, mas assim, tudo aquilo que está possível fazer o Saerb está fazendo. Isso não é só na semana não, isso é final de semana, feriado e de madrugada”, enfatizou o diretor.

Segundo o prefeito, o decreto é necessário já que a estrutura da ETA 2 colapsada, representa um risco iminente de desabastecimento para cerca de 62% dos domicílios em Rio Branco.

Bocalom: “Faremos o necessário para não deixar colapsar” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Com esse decreto na mão, a gente vai buscar o reconhecimento nacional. Inclusive, o ministro Waldez Góes vai estar aqui amanhã e a gente vai falar com ele a respeito desse reconhecimento e também a respeito de recursos. Se a gente conseguir recurso federal, claro que a gente deixa de gastar o nosso aqui do município. Mas se a gente não tiver recurso federal, tenha certeza de uma coisa: a prefeitura vai continuar gastando o que for necessário para não deixar colapsar o sistema de água.”

O prefeito destacou ainda que a estação de tratamento, há vinte anos, não recebe investimentos de manutenção. A adoção de medidas hoje é necessária para mitigar os impactos.

“Todo mundo sabe que o problema da água naquela região ali, da ETA 2, é coisa antiga, é coisa de mais de 20 anos, que a CPRM já avisa, que a Funtac já avisou, que ali está escorregando, ali vai dar problema sério, já tiveram que trocar a casa de máquinas de lugar há dois anos e a nova casa de máquinas já está trincando de novo. A situação ali é crítica. Não adianta a gente querer dizer que não é, porque é crítica. Ali tem um problema sério de desbarrancamento e agora, como aconteceu do Rio Acre baixar de uma vez, deu no que deu”, explicou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo