Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Andre Hassem prepara cidade para I Expolandia

Publicado

em

DSC_0237

A cidade de  Epitaciolândia completa 21 anos de emancipação política e social no próximo dia 28 de abril, e para receber os turistas e visitantes o Prefeito Andre Hassem está realizando uma série de obras para preparar a cidade para os festejos que vão acontecer do dia 23 a 28 do corrente mês.

A prefeitura vai realizar a I Expolândia Feira de Agronegócios de Epitaciolândia, nos anos anteriores foi realizado o Circuito country, porem o Prefeito resolveu ousar e criar a primeira exposição da Regional do Alto Acre, segundo ele essa região em questão já tem condições para realizar uma exposição tendo em vista o potencial econômico dos 4 municípios que compõem essa regional.

O prefeito passou os últimos dias em Rio Branco concretizando parcerias para a realização do evento e outros investimentos que devem acontecer nos próximos dias em Epitaciolândia, entre uma viagem e outra André Hassem aproveita para visitar as obras de tapa buraco e revitalização das ruas do centro da cidade e as que dão acesso ao Parque Municipal de Eventos, local onde acontecerá os festejos do aniversário da cidade.

A equipe organizadora do evento está nos últimos detalhes para o que se pode chamar a maior festa popular do Alto Acre, a Feira de Agronegócios vai contar com exposições de Bovinos, Eqüinos, Ovinos, aves e suínos dentre outros produtos, serviços e artesanatos que estarão a disposição da população e visitantes durante a I Expolândia.

DSC_0283 DSC_0312
Logo Expolândia ESCOLHIDA

Veja a programação da I Expolândia Feira de Agronegócios de Epitaciolândia.

Dia 23/04/2013(terça-feira)

20 h 00 min
  • Sessão Solene na Câmara de Vereadores
  • Título de Cidadão Emérito de Epitaciolândia (Prefeito)
  • Título Honorário de Cidadão Epitaciolandense  (vereadores)
  • Apresentação das concorrentes Garota Expolândia aos munícipes.

 

Dia 24/04/2013 (quarta-feira)

18 h
  • Concentração
  • Hino Nacional Brasileiro cantado pelo Coral do IFAC
  • Hino à Epitaciolândia cantado pelo coral do IFAC
  • Palavra alusiva a data  Prefeito Municipal
  • Desfile Cívico em homenagem ao aniversário do município de Epitaciolândia
  • Desfile das concorrentes  Garota Expolândia em carro aberto
  • Tema do Desfile: “Epitaciolândia:Um novo tempo” (tema da poesia escolar)

 

Dia 25/04/2013 (quinta-feira)

20h
  • Abertura Oficial pelo Prefeito Municipal
  • Queima de fogos
20 h 30 min
  • Atrações locais
  • Banda Koinonia (03 louvores)
  • Intervalo
21h 30 min
  • Show Gospel Nacional Banda: Som e Louvor

 

Dia 26/04/2013 (sexta-feira)

17h
  • Vaquejada
16h
  • Circuito de ciclismo
17h
  • Vaquejada (pontualidade)
19h
  • Atrações locais :
19h
  • DJ Herbem
20h
  • Rodeio
21h
  • Banda Pegada Quente
22h – 23
  • Banda Pagode

 

Dia 27/04 (sábado)

08h:00min Visita do governador Tião Viana ao Municipio.
08h:00min Concentração Cavalgada : Participação dos candidatos(as)  Garota Expolândia
10h
  • Saída das Comitivas enfrente ao Guaritas
17 h Seleção de Máster de Epitaciolândia X Seleção Máster Senador Guiomard
19 h Alto Acre X  Amax (amistoso)
17h
  • Vaquejada (pontualidade)
20h
  • Rodeio
21h 30min
  • Abertura Prefeito Municipal
  • Rodeio
21 h 30 min
  • Show Pirotécnico
21h 40min
  • DJ Herbem
22 h
  • Concurso Garota Expolândia
  • Banda Pegada Quente
00h
  • Show popular nacional (João Márcio e Fabiano)

 

Dia 28/04 (Domingo)

8h
  • Corrida de Cavalos
17h
  • Vaquejada (pontualidade)

 

  • Rodeio
20 h
  • Atrações locais
21h – 22h
  • Banda Pegada Quente

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre

Publicado

em

Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”

Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.

O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.

Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.

A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.

Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.

Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli

Publicado

em

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.

De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco

Publicado

em

Documentário Sementes de Resistência valoriza participação feminina na Transacreana

Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos

O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.

Mulheres agricultoras são as personagens do documentário Sementes de Resistência

A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.

O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.

Roda de conversa durante a gravação do documentário Sementes de Resistência

Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.

Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.

Professora Rosana Cavalcante desenvolveu seu projeto de pós-doc na Transacreana

O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.

Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)

Fotos: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo