Acre
Prefeito André Hassem garante transporte escolar para alunos de bairros distantes

Alunos comemoraram o transporte disponibilizado pela prefeitura de Epitaciolândia – Foto: Wesley Cardoso
O Prefeito André Hassem se reuniu neste final de semana com pais e responsáveis de alunos que estudam nas escolas estaduais no centro de Epitaciolândia para traçar um planejamento de transporte escolar urbano que atenda aqueles que moram longe das escolas, o transporte escolar urbano é um compromisso firmado pelo prefeito ainda em sua campanha para prefeito.
O prefeito se comprometeu de colocar um ônibus grande da prefeitura para transportar os alunos em dois horários, pela parte da manhã e pela parte da tarde, a idéia é amenizar o sofrimento que cada aluno tem enfrentado tendo que caminhar cerca de oito km diários para frequentar uma sala de aula.
Segundo o Prefeito “o transporte vai atender alunos da rede estadual, porém os alunos são moradores do nosso município e por isso a prefeitura tem que oferecer todas as condições para que eles possam ter maior interesse nos estudos, vamos fazer de tudo para melhorar cada vez mais nossa educação, pois só assim podemos formar bons cidadãos” frisou Andre.
Os pais dos alunos aprovaram a Idéia, pois muitos não têm transportes para levar seus filhos nas escolas, que por várias vezes deixam de ir à aula por causa das fortes chuvas ou sol muito quente, com o transporte escolar vai melhorar o desempenho dos filhos dentro de sala de aula, já que eles não vão estar cansados e sujos devido a longa caminhada para chegar na escola.
O ônibus sai as 7h e 30 minutos da Praça do Bairro José Hassem passando pelo Comercio do Biril subindo pela Avenida internacional, a tarde segue o mesmo percurso com saída as 13h e 30m. Só é permitido o transporte de alunos devidamente fardados.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale






Você precisa fazer login para comentar.