Acre
Prefeita Fernanda Hassem participa da abertura do ano letivo na zona rural de Brasileia
Nesta segunda-feira, 24, a Prefeita, Fernanda Hassem, acompanhada da Secretária de Educação Ramiege Rodrigues, participaram da abertura do ano letivo na zona rural, na escola Valdomiro Barroso, km 19, que tem mais de 213 alunos matriculados.
O gestor da escola Edison Oliveira disse que é um grande dia.
“Iniciar o ano letivo para nós é sempre uma grande satisfação, mesmo com todas as dificuldades, devido ao período de chuva, a Prefeita Fernanda, e toda sua equipe tem feito um bom trabalho para que tenhamos uma educação de qualidade e a tendência é melhorar cada vez mais”, disse.
Para o início do Ano letivo a Secretaria de Educação enviou para todas as escolas materiais didáticos e merenda, para que tenham uma educação de qualidade na zona rural mesmo nos lugares mais distantes. A Secretaria de Agricultura também realizou melhoria nos trechos críticos de ramais que estavam intrafegáveis, para que o transporte escolar pudesse levar os alunos de diversas comunidades até a escola Valdomiro Barroso.
“Para nós que moramos aqui na zona rural é muito importante o início das aulas para os nossos filhos, temos dificuldades nos ramais, mas acredito que assim que chegar o verão a prefeitura vai melhora-los”, disse Moises Gomes pai de aluno.
São 44 escolas de zona rural que tiveram início ao ano letivo, diversas delas de difícil acesso dentro da resex Chico Mendes
A Prefeita Fernanda Hassem disse que é preciso dar as mãos por uma Brasiléia Melhor
“Hoje estamos iniciando o ano letivo na zona rural, e viemos aqui conversar com a comunidade escolar, sabemos das dificuldades com os ramais, e mesmo no inverno estamos melhorando os trechos críticos para que as aulas pudessem iniciar hoje, nós aumentamos o numero de alunos da escola, incluímos o sexto ano com o apoio do estado, e colocar a prefeitura a disposição da comunidade. O nosso compromisso é de trabalhar e juntos teremos uma Brasiléia melhor para todos”, ressaltou.
“Mesmo com todas as dificuldades, estamos iniciando hoje as aulas em todas as escolas da zona rural. Tivemos que fazer o processo seletivo para atender algumas escolas que não tinham professores permanente, fizemos todo processo necessário e estamos aqui para fortalecer e ter um ensino de qualidade” disse a Secretária de Educação Ramiege Rodrigues.
Os vereadores, Joelson Pontes e Reinaldo Gadelha estiveram presente na abertura do ano letivo na escola Valdomiro Barroso.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.