fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Preço dos combustíveis volta a subir após cinco meses de queda

Publicado

em

Gasolina e etanol ainda acumulam quedas significativas nos últimos 12 meses
EDU GARCIA/R7 – 23.08.2022

Alta de 2% apurada pela prévia da inflação de novembro é guiada pelas variações da gasolina, do etanol e do óleo diesel, mostra IBGE

O preço dos combustíveis voltou a assombrar a vida dos motoristas e subiu 2,04% em novembro, segundo a prévia da inflação oficial publicada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da primeira alta após cinco meses consecutivos de quedas.

A variação apurada pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que indica os rumos do indicador oficial, foi impulsionada pela alta do preço da gasolina, que ficou 1,67% mais cara, após tombo de 5,92% registrado em outubro.

Além disso, os preços do etanol (+6,16%) e do óleo diesel (+0,12%) também ficaram mais altos entre outubro e novembro. O GNV (gás natural veicular) foi o único a apresentar queda entre os combustíveis pesquisados, na faixa de 0,98%.

A volta do aumento dos preços dos combustíveis mais comuns na rotina dos motoristas, no entanto, ainda não reverte as variações negativas apuradas no acumulado dos últimos 12 meses, período em que os líquidos ficaram 22,5% mais baratos.

Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, os dados do IBGE mostram quedas significativas da gasolina (-24,2%) e do etanol (-27%) no período. As quedas dos preços são justificadas pela redução da alíquota do ICMS nos estados e a decisão de zerar o PIS/Cofins sobre o preço dos combustíveisaté o fim deste ano.

Por outro lado, os preços do óleo diesel (+28,23%) e do GVN (15,2%), combustíveis não beneficiados pela isenção tributária, apresentam variações positivas no mesmo intervalo de tempo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Montaria de peões do rodeio é remarcada para esta terça (29)

Publicado

em

A forte chuva que caiu na noite desta segunda-feira, 28, em Rio Branco interrompeu a programação do tradicional rodeio da Expoacre 2025. O evento, que atraiu grande público, precisou ser suspenso no momento em que os montadores se preparavam para entrar na arena devido às fortes chuvas que caíram no local.

Ao deixar o camarote montado especialmente para as autoridades no setor do rodeio, o governador Gladson Cameli comentou o adiamento da atração e demonstrou otimismo com a retomada das atividades na terça-feira (29).

“Com toda certeza. Amanhã vai ter tudo que não teve hoje. A chuva veio pra dar uma limpada naqueles que estavam torcendo fosse errado a Expoacre. Limpa, energia positiva e amanhã vai ser maravilhoso”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nova frente fria atinge o Acre com chuvas e temperaturas abaixo dos 17ºC

Publicado

em

Mago do Tempo alerta para ventos intensos, raios e possibilidade de temporais em várias regiões do estado

FOTO: SÉRGIO VALE

Como já havia sido previsto, o Acre enfrenta, a partir das primeiras horas desta terça-feira (29), mais uma onda de frio polar. O fenômeno traz consigo queda significativa nas temperaturas, chuvas e ventos fortes, afetando principalmente as regiões leste e sul do estado.

Segundo o meteorologista Davi Friale, conhecido como “Mago do Tempo”, o dia será marcado por tempo fechado, com muitas nuvens, chuvas que podem ser fortes e acompanhadas de raios, além de ventos intensos.

Nas cidades de Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e sul acreano, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 26ºC. Já as mínimas previstas para as manhãs de quarta e quinta-feira devem variar entre 14ºC e 17ºC.

No Vale do Juruá, a queda de temperatura será mais amena, com mínimas entre 18ºC e 21ºC, especialmente em Cruzeiro do Sul. Mesmo assim, a previsão aponta risco de temporais ao longo desta terça-feira, com destaque para as regiões centrais do estado e o próprio Vale do Juruá.

Autoridades orientam a população a se prevenir diante das possíveis instabilidades climáticas e reforçam o alerta para quem vive em áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre apresenta leve elevação e registra 8 mm de chuva nas últimas 24 horas

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre em Rio Branco apresentou leve elevação nas últimas 24 horas, alcançando a marca de 1,55 metros às 5h12 desta terça-feira (29).

De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal, choveu 8 milímetros no período, o que contribuiu para a pequena subida do manancial.

Apesar da variação, o nível do rio permanece significativamente abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

Comentários

Continue lendo