Flash
Post em Facebook cobrando dívida de mulher em Brasiléia viraliza com série de comentários de outras dívidas
Na última semana, uma situação inusitada gerou grande repercussão nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia. Um cidadão boliviano, insatisfeito com a inadimplência de uma cliente, utilizou um grupo do Facebook para expor publicamente a dívida não paga. Além de publicar um texto criticando a devedora, o homem também divulgou uma foto da mulher, o que provocou discussões acaloradas nas redes sociais e levantou questões sobre a legalidade da ação.
O texto postado pelo boliviano incluía uma forte crítica aos maus pagadores, afirmando: “Peço permissão ao administrador para postar! Devedor, compra e não paga, batota. Aqui na manta, em Epitaciolândia e Brasiléia, não vendem a crédito porque é golpe e não paga.” A postagem rapidamente se espalhou, gerando debates sobre a ética e a legalidade de expor alguém publicamente dessa maneira.
Como se não bastasse a atual publicação, uma serie de comentários de outras supostas dividas foram expostas por outros moradores da zona em que a cidadã mora.
No Brasil, a exposição pública de uma dívida pode ser enquadrada como difamação, calúnia ou injúria, dependendo do teor da postagem e das circunstâncias envolvidas. Segundo o Código Penal Brasileiro, a difamação é definida no Artigo 139 como “difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação,” com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.
Além disso, a Lei nº 12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet, regulamenta o uso da internet no Brasil e protege os direitos dos usuários. Esta lei garante a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos cidadãos. Postagens que expõem dados pessoais, como fotos e informações que podem levar à identificação de uma pessoa, sem o seu consentimento, podem ser consideradas uma violação desses direitos.
A divulgação de informações pessoais em redes sociais sem o devido cuidado e consentimento pode causar sérios danos à reputação e à vida pessoal e profissional dos envolvidos. É essencial que questões financeiras sejam resolvidas por vias legais apropriadas, como a cobrança judicial, evitando-se conflitos e complicações legais adicionais.
A repercussão do caso foi imediata. Muitos usuários das redes sociais condenaram a atitude do cidadão boliviano, argumentando que a exposição pública é uma forma inadequada e ilegal de cobrar uma dívida. Outros, no entanto, entenderam a frustração do vendedor, ressaltando as dificuldades enfrentadas por comerciantes locais devido à inadimplência.
Mediante as circunstancias, ainda não há relatos de registro de Boletim de Ocorrência contra a difamação na delegacia de Epitaciolândia.
Comentários
Flash
TCE Itinerante 2025 chega a Brasileia com capacitação para gestores municipais
Evento nos dias 24 e 25 de fevereiro oferece oficinas sobre despesa de pessoal, licitações, prestação de contas e planejamento público.
O Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC) realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Brasileia, a edição 2025 do Aprimora Gestão – TCE Itinerante, maior programa de capacitação da instituição. O evento, que acontece no Senac, reunirá prefeitos, secretários, servidores estratégicos das gestões municipais, presidentes e assessores das câmaras municipais de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.
Com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal, o programa oferecerá cinco oficinas com temas essenciais para a administração pública:
1. A Despesa de Pessoal e a Gestão Municipal
2. O Novo Sistema de Licitações e Contratos do TCE/AC – LICON 2.0
3. Prestação de Contas: Principais Irregularidades
4. Instrumentos de Planejamento e Gestão Pública
5. Controle de Patrimônio
A abertura do evento ocorrerá no dia 24 de fevereiro, no Senac, e contará com a participação de autoridades e especialistas em gestão pública. As oficinas serão ministradas por técnicos do TCE/AC, que compartilharão conhecimentos e práticas para auxiliar os gestores na otimização dos recursos e no cumprimento das normas legais.
O Aprimora Gestão – TCE Itinerante é uma iniciativa que visa capacitar gestores e servidores municipais, promovendo a transparência, a eficiência e a qualidade na administração pública. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site do TCE/AC.
Confira a programação completa e garanta sua participação neste evento que promete fortalecer a gestão municipal na Regional do Alto Acre.
Acesse o site do TCE/AC para mais informações e inscrições.<<<<<<
Comentários
Flash
GIRO recupera motocicleta furtada em Brasiléia após intensa busca
A Polícia Militar do Acre, por meio do grupamento GIRO do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recuperou uma motocicleta que havia sido furtada nas proximidades da Escola KJK, em Brasiléia. A ação ocorreu na noite de domingo para segunda-feira, resultado de um trabalho intensivo de levantamento de informações e do uso de um rastreador instalado no veículo.
A localização da motocicleta ocorreu no Ramal da Preguiça, no km 93 da Estrada do Pacífico. Mesmo sob forte chuva e em condições adversas de terreno, os policiais do GIRO permaneceram mobilizados durante toda a noite, atravessando trechos lamacentos para recuperar o bem da vítima.
A ação bem-sucedida evidencia o comprometimento da Polícia Militar em combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
O caso está sob análise das autoridades competentes para que os procedimentos legais sejam tomados e a motocicleta seja devolvida ao seu proprietário.
Comentários
Flash
Sérgio Lopes recebe conselheira do TC/Acre Naluh Gouveia para falar sobre o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”
O Prefeito Sérgio Lopes recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, a visita da Conselheira Naluh Gouveia em seu gabinete. O objetivo do encontro foi reforçar o convite para o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”. O evento, que deve contar com a participação de diversas autoridades e especialistas, tem como foco discutir os desafios e as boas práticas relacionadas ao início de um mandato municipal, além de abordar a importância do controle externo na gestão pública.
O seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo” está previsto para acontecer dia 24 de fevereiro de 2025. Projeto: TCE Itinerante 2025 – Programa Aprimora Gestão
Responsável: Escola de Contas do Estado do Acre (EsCon/AC)
Público-alvo: Prefeitos, secretários municipais, servidores estratégicos da gestão municipal, presidentes e vereadores das câmaras municipais do estado do Acre.
Contexto e Justificativa
De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) para o período 2023-2026, a missão da instituição é exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a gestão pública, além de incentivar o controle social para o aprimoramento da administração pública e dos resultados alcançados.
O controle externo abrange todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, responsáveis pela arrecadação e utilização de recursos públicos, sejam no âmbito estadual ou municipal. A correta aplicação desses recursos e a prestação de contas são obrigações previstas em lei e estão sob a jurisdição do TCE/AC.
O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos públicos impacta diretamente a efetividade das políticas públicas, garantindo que a administração pública cumpra seu papel no atendimento às demandas da sociedade. Nesse sentido, uma das atribuições centrais do Tribunal é oferecer acompanhamento, reorientação e capacitação aos seus jurisdicionados.
Objetivo Geral.
O principal objetivo do Projeto TCE Itinerante – edição 2025 é apresentar as principais orientações aos gestores públicos municipais e suas equipes sobre as normas e procedimentos aplicados à gestão pública.
Objetivos específicos.
Os objetivos específicos estão detalhados nos planos das palestras e das oficinas elaborados pelos docentes e instrutores, abordando temas essenciais para a correta prestação de contas, a transparência na gestão e a otimização dos resultados das políticas públicas.
Resultados esperados.
– Capacitação dos novos gestores e legisladores municipais sobre suas responsabilidades perante o TCE/AC.
– Melhoria na transparência e eficiência da gestão pública municipal.
– Fortalecimento do controle social e da governança no estado do Acre.
– Redução de falhas e inconsistências na prestação de contas.
Essa ação marca o início do Projeto TCE Itinerante 2025 e reforça o compromisso do Tribunal com a excelência na gestão pública e o controle externoeficiente.
Você precisa fazer login para comentar.