Conecte-se conosco

Brasil

Porto de Porto Velho fortalece rota comercial com Peru e vai exportar pescado

Publicado

em

Além do peixe, a carga inclui 1.600 toneladas de açúcar e 100 toneladas de arroz, que vão ser enviadas para Iquitos, no Peru

A balsa, que também levará açúcar e óleo parte neste sábado (8), com destino a Iquitos, no Peru. Foto: assessoria 

Governo de Rondônia

A empresa responsável pela operação tem 16 anos de experiência em exportações no terminal público, e é a única operadora portuária em Rondônia habilitada pela Receita Federal para esse tipo de transporte

O fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Peru tem impulsionado novas oportunidades de negócios para a economia local, especialmente no setor de exportações pelo Porto de Porto Velho. Pela primeira vez, um operador portuário realizará uma operação piloto para transportar 23 toneladas de peixe para Iquitos, marcando um avanço na diversificação das cargas movimentadas pelo terminal. A balsa, que também levará açúcar e óleo, parte neste sábado (8), com destino ao país vizinho. O trajeto deve durar cerca de 25 dias, percorrendo os rios Madeira, Amazonas e Solimões.

O pescado, da espécie Tambaqui e originário de Ariquemes, será transportado em um contêiner reefer (refrigerado) com temperatura controlada, mantida por um gerador ao longo de todo o percurso. A empresa responsável pela operação tem 16 anos de experiência em exportações no terminal público, e é a única operadora portuária em Rondônia habilitada pela Receita Federal para esse tipo de transporte.

Além do peixe, a carga inclui 1.600 toneladas de açúcar e 100 toneladas de arroz, que também vão ser enviadas para Iquitos. Na última semana, a mesma operadora transportou cerca de 2.750 toneladas de açúcar, óleo e arroz para o mesmo destino, totalizando 4.473 toneladas exportadas recentemente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e o Peru, reforça a relevância estratégica do Porto de Porto Velho e sua participação ascendente no comércio exterior.

Além do peixe, a carga inclui 1.600 toneladas de açúcar e 100 toneladas de arroz. Foto: assessoria 

NOVAS DEMANDAS

Segundo o gerente administrativo da operadora portuária, Elisson dos Santos Costa, no início, apenas dois produtos eram embarcados pelo Porto. Com o passar dos anos, passamos a exportar uma diversidade maior de mercadorias, como sandálias, açúcar, óleo de soja, milho de pipoca e arroz. “A principal vantagem da rota fluvial é a capacidade de transporte em larga escala. Por meio das balsas, conseguimos embarcar um volume significativo de mercadorias de uma única vez, além de contar com um custo logístico muito mais competitivo em comparação com outros modais”, destacou.

A perspectiva da empresa é ampliar ainda mais o volume de exportações para Iquitos. “Existe uma expectativa muito grande de aumentar o fluxo de mercadorias para esse destino. Também estamos trabalhando para viabilizar embarques mensais de peixes, com a meta de movimentar 15 contêineres de Tambaqui por mês”, evidenciou o gerente administrativo da operadora portuária.

Em 2024, foram movimentadas 12 mil toneladas de açúcar, arroz e óleo para Iquitos, em cinco embarques realizados pela empresa.

O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Fernando Parente, ressaltou a importância da diversificação das cargas para o fortalecimento do Porto e da economia local. “A exportação de pescado pelo Porto de Porto Velho marca um avanço estratégico para o setor logístico e agroindustrial do estado. Isso demonstra a capacidade do terminal em atender novas demandas do mercado e reforça nosso compromisso em ampliar as operações portuárias, tornando Rondônia cada vez mais competitiva no cenário internacional.”

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e o Peru, reforça a relevância estratégica do Porto de Porto Velho e sua participação ascendente no comércio exterior

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Enviar comprovante falso de Pix é considerado estelionato eletrônico

Publicado

em

dinheiro e pix parcelado

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

Enviar comprovante falso de Pix é caracterizado como estelionato eletrônico. Foi o que decidiu o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) ao manter a condenação de uma mulher que enganou uma papelaria em Rondonópolis (MT).

Usando um nome falso, a mulher comprou cerca de R$ 1 mil em material escolar. A acusada encaminhou o comprovante Pix falso para que a empresa enviasse os produtos. Após o envio do documento, um motorista de aplicativo foi até o local e retirou os materiais. No dia seguinte, a empresa constatou que o valor não havia sido creditado em sua conta.

A Justiça, a defesa da mulher disse que não houve a intenção de enganar, alegando que o pagamento seria feito por um terceiro.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Marcos Machado, afirmou que as provas mostram claramente que houve intenção de fraude. Segundo o voto, ficou comprovado que a acusada fez o pedido, enviou o comprovante recortado e cancelou o agendamento do Pix depois, sem regularizar o pagamento, causando prejuízo ao estabelecimento.

Laudos periciais e relatórios de investigação confirmaram que o comprovante foi editado e que o número de telefone usado na negociação estava ligado à ré.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Idoso de 63 anos é encontrado morto dentro de casa no ramal Toco Preto, entre Sena Madureira e Rio Branco

Publicado

em

Corpo de José Maria foi descoberto por vizinhos que foram vistoriar gado; não há sinais de violência e pericia deve confirmar causa da morte

José morava sozinho e seu corpo foi encontrado por moradores da região, que estavam vistoriando um gado e resolveram fazer uma visita na propriedade da vítima. Foto: captada 

O idoso José Maria, 63 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (12) dentro de sua residência no ramal Toco Preto, localizado no km 38 da BR-364, entre Sena Madureira e Rio Branco. Ele vivia sozinho e foi descoberto por vizinhos que estavam na região para vistoriar um gado e resolveram visitá-lo.

Ao entrar na casa após não obter resposta, os moradores o avistaram sem vida, sentado em uma cadeira. Não havia sinais de violência no corpo. Uma equipe de peritos da Polícia Civil foi acionada para remover o corpo e realizar os exames cadavéricos. A suspeita inicial é de morte por causas naturais, mas a causa oficial só será confirmada após o laudo pericial.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Empresário de Mâncio Lima divulga vídeo de grupo que arrombou loja e furtou 40 pacotes de clientes

Publicado

em

Crime ocorreu na madrugada de sábado (10); Marcos Mene, dono das lojas IMÃ, publicou imagens de monitoramento para ajudar na identificação

Imagens capturadas pelo sistema de monitoramento interno mostram a ação coordenada de um grupo de criminosos. Foto: captada 

O empresário Marcos Mene, proprietário das lojas IMÃ, usou redes sociais para denunciar um arrombamento seguido de furto em uma de suas unidades em Mâncio Lima. O crime ocorreu na madrugada do último sábado (10), por volta das 3h, imagens foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 12, e teve participação de ao menos cinco pessoas, conforme imagens do sistema de segurança.

Nos vídeos divulgados, é possível ver os criminosos subtraindo cerca de 40 pacotes de mercadorias que já pertenciam a clientes e aguardavam entrega ou retirada. Mene publicou o material na expectativa de auxiliar na identificação dos suspeitos e alertar outros comerciantes da região sobre a ação do grupo.

Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas ao caso. A Polícia Civil foi acionada e investiga o ocorrido.

Comentários

Continue lendo