Conecte-se conosco

Acre

Por recomendação do TCE, Tião terá que demitir comissionados e cargos desnecessário á administração pública

Se não for feito isso, as complicações serão imediatas e o Estado pode ficar impedido de celebrar convênios com a União

Publicado

em

Sebastião Viana (PT), governador do Acre – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O Tribunal de Contas no Estado do Acre (TCE), detectou que o governador Tião Viana estourou os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando o gestor gasta mais que o permitido, ou seja 49% da receita é destinado somente com a folha de pagamento dos servidores públicos.

Segundo o Fiscal de Contas do TCE, Sérgio Cunha Mendonça, Tião Viana vem usando 54% dos recursos (5% a mais) para pagar o funcionalismo e recomenda que seja feito uma varredura (demissão), para que o estado nivele as cotas ou terá sérias complicações no futuro.

Ainda segundo Mendonça, é preciso que Tião Viana faça urgentemente uma análise da real necessidade de ser manter nos quadros da administração estatal, servidores não estáveis ou cargos comissionados para equilibrar as contas, numa redução de pelo menos em 20%.

“Se não for feito isso, as complicações serão imediatas. O estado por exemplo, que gasta acima do recomendado na Lei de Responsabilidade Fiscal, fica impedido de celebrar convênios com a União e de contrair novos repasses”, alerta do Fiscal do TCE.

O mais grave segundo Sérgio Cunha, é que esse limite de gastos de 54% dos recursos com pagamento do funcionalismo, na análise atual de contas, não constam os gastos com pagamento dos servidores do Programa do Pro saúde e portanto, o pagamento com todos os servidores pode extrapolar ainda mais as contas do governo.

Em contato com a Chefe da Casa Civil de Tião Viana, Márcia Regina, que deixa o cargo nesta sexta feira (6), para ser a suplente na chapa do deputado estadual Ney Amorim, garantiu que a equipe econômica de Tião Viana já está ciente dos gastos com os servidores públicos e estão se adequando para equilibrar as contas do governo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo