Acre
Por que hoje é feriado no Acre? O que a data representa?
O Movimento Autonomista é protagonista nas lembranças da data de hoje, 15 de junho. Popularmente, o dia é conhecido como “Aniversário do Estado do Acre”.
Há 56 anos, Acre passava da condição de Território Federal para Estado.
O processo político que resultou nessa síntese foi longo e complexo. Desde a sanção do Tratado de Petrópolis formalizada pelo presidente Rodrigues Alves até a campanha de José Guiomard Santos denominada Movimento Autonomista, o Acre deu muito trabalho tanto ao Itamaraty quanto para o Governo Federal.
__________________
Peças diplomáticas específicas para o caso do Acre foram criadas que acabaram servindo de referência para o corpo diplomático brasileiro.
__________________
O Movimento Autonomista é protagonista nas lembranças da data de hoje, 15 de junho. Popularmente, o dia é conhecido como “Aniversário do Estado do Acre”. Foi o dia em que o presidente João Goulart assinou a Lei 4.070 tendo como testemunha o ex-governador José Guiomard dos Santos. Era o ano de 1962.
A partir daí, o Estado do Acre passou a ter uma vida política própria, representado por partidos políticos, eleição e tudo que um ente federado tem garantido. A primeira escolha do povo acriano para o Governo do Estado foi traumática porque a eleição do jovem professor José Augusto de Araújo não foi respeitada. Ele foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, quando o Acre passou a ter a figura do interventor federal (governadores biônicos, indicado pelo governo militar).
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre de até 50 mm
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de Perigo Potencial para chuvas intensas em diversas regiões do Acre. O alerta é válido a partir das 9h51 desta segunda-feira (10) e se estende até 10h de terça-feira (11).
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h.
Situação do Rio Acre
O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e, às 9h desta segunda-feira (10), atingiu 14,13 metros, registrando um aumento de 7 centímetros em relação à medição das primeiras horas do dia, conforme dados da Defesa Civil de Rio Branco.
A enchente já afeta 10 bairros, deixando cerca de 300 famílias impactadas. As autoridades seguem monitorando a situação e adotando medidas emergenciais para minimizar os danos à população.
Comentários
Acre
Com provas no Acre, inscrições do concurso da Susep encerram hoje
As inscrições para o concurso público da Superintendência de Seguros Privados (Susep) encerram nesta segunda-feira, 10, às 18h (horário de Brasília). Os interessados devem se inscrever pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador do certame.
O concurso oferece 75 vagas imediatas para o cargo de Analista Técnico, com exigência de nível superior e remuneração inicial de R$ 18.033,52. As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Contabilidade Pública, Direito, Políticas Públicas e Desenho Institucional, Supervisão e Regulação de Mercados, Tecnologia da Informação e Ciência de Dados.
A taxa de inscrição é de R$ 150, com possibilidade de isenção para candidatos doadores de medula óssea ou inscritos no CadÚnico. As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 8 de junho de 2025 e serão aplicadas em todas as capitais, incluindo Rio Branco, no Acre.
Os aprovados serão lotados nas unidades da Susep em Brasília (DF) ou São Paulo (SP), conforme a necessidade do órgão. O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Para mais informações e acesso ao edital completo, os candidatos devem consultar o site oficial da Susep ou do Cebraspe.
Comentários
Acre
Rio Juruá alcança 13,30 metros em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá está com 13,30 metros nesta segunda-feira, 10, e ainda não há famílias desabrigadas pelas águas. A Escola Municipal Marcelino Champagnat, no bairro João Alves, está pronta para o caso de necessidade de abrigar pessoas. As equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, barcos e carros estão prontos para atuar nas ações de socorro e retirada das famílias. O nível de transbordamento do manancial é de 13 metros.
Bairros afetados:
01 – Saboeiro
02 – Cruzeirinho Novo
03 – Manoel Terças
04 – São Salvador
05 – Boca do Môa
06 – Lágoa
07 – Beira Rio/Centro
08 – Várzea
09 – Remanso
10 – Olivença
11 – Miritizal
Comunidades rurais afetadas:
01 – Florianópolis
02 – Laguinho
03 – Praia da Amizade
Equipes do governo do Estado e prefeitura de Cruzeiro do Sul monitoram o manancial em vistorias pelo rio e na Sala de Situação, no quartel do Corpo dê Bombeiros. O prefeito Zequinha Lima, fez vistoria no rio neste domingo,9, enfatiza o estado de prontidão.
“Toda a nossa estrutura municipal está de prontidão neste momento para atuar no socorro às famílias e para que o impacto da enchente seja minimizado”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.
Você precisa fazer login para comentar.