Acre
Policial acusado de matar ex-marido da namorada se apresenta à Polícia e é liberado
O policial penal identificado como Ronisson Costa da Silva (29) se apresentou na última quinta-feira (3), na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No último dia 1º, ele matou com um disparo de arma de fogo o trabalhador Marcondes Inácio de Oliveira, 33 anos.
O caso aconteceu na Rua Major Ladislau Ferreira, no bairro Abrahão Alab, em Rio Branco. O policial teria agido em legítima defesa e de terceiros, uma vez que Marcondes tentou golpear Ronisson com um terçado.
Ao delegado Ricardo Casas, o policial penal reforçou a tese de legítima defesa. A autoridade policial já está de posse de imagens de câmeras de residências localizadas na região em que aconteceu o crime. A partir de agora, Casas, que conduz o inquérito, vai confrontar os depoimentos do agente de segurança pública e testemunhas com as imagens.
Consta que o policial penal estaria namorando a ex-mulher de Marcondes, que não aceitava a separação ocorrida há dois anos.
Duas testemunhas também foram ouvidas pela Polícia Civil. Elas confirmaram a versão divulgada na imprensa de que Marcondes estava com um terçado na hora do crime.
Após o depoimento, Ronisson foi liberado, por ter passado o prazo para prisão em flagrante. Como não há mandado de prisão expedido contra ele, o autor foi posto em liberdade, mas teve a arma apreendida.
O delegado Ricardo Casas concederá uma coletiva de imprensa às 9 horas de hoje, na sede da Delegacia Especializada em Investigação Criminal (DEIC).
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.