Conecte-se conosco

Cotidiano

Policiais presos pregaram vítima em forma de cruz em assoalho de madeira, diz MP

Publicado

em

Dois policiais militares foram presos nesta quinta-feira, 01, denunciados pelo crime de tortura com a finalidade de obter informações sobre o paradeiro de objetos furtados de um outro PM.

A prisão é resultado de uma operação batizada de Calvário comandada pelo grupo especial de promotores do Ministério Público Estadual junto ao Controle Externo da Atividade Policial. Um terceiro participante do crime ainda não foi identificado.

Na ação foram apreendidos equipamentos eletrônicos, armas e documentos. O crime aconteceu em maio deste ano no bairro Papoco, região central de Rio Branco, e sua apuração se deu através de um procedimento investigatório criminal instaurado pelo MP a partir da colaboração do Núcleo de Atendimento Terapêutico, o Natera, setor do Ministério Público.

As informações sobre a ação foram dadas durante entrevista pelos promotores
Patrícia Paula, Ildon Maximiano, Joana D’arc Martins, Teotônio Soares, Maria de Fátima Ribeiro e Marcela Ozório.

Na sessão de tortura, os policiais espancaram a vítima e em seguida pregaram ela no chão em forma de cruz com pregos nos braços e nos punhos no assoalho de madeira na presença de diversas testemunhas.

“Nós temos laudos de corpo de delito que comprovam que aquela vítima foi lesionada com prego e temos ainda testemunhas oculares que viram. O ato de pregar o indivíduo no assoalho tinha por finalidade passar um recado, uma intimidação”, informou o promotor de Justiça Teotônio Soares.

“Ele veio ao nosso Controle da Atividade Policial através do nosso Núcleo de Apoio de Terapia. Essa vítima foi trazida com sinais de tortura. Porque ele havia furtado alguns objetos, faca, lanterna, colete balístico, uma caixinha de som, e o policial passou a procurar então quem seria o autor. Descobrindo quem seria o autor, ele teria feito coação com algumas pessoas do Papoco para que trouxessem ou identificassem essa pessoa pra ele. O que foi feito. Eles vieram buscar a pessoa aqui na Praça do Relógio, o suposto autor do furto, levou ao Papoco onde ele foi agredido fisicamente, teve o nariz quebrado, outras escoriações pelo corpo e foi pregado ao chão. Foram dois pregos em cada braço no assoalho de uma casa”, detalhou a promotora Maria de Fátima Ribeiro.

O promotor Ildon Maximiano lembra que o objetivo da ação do Ministério Público é contribuir com a ação policial.

“Que realmente a população acreana pode ficar segura de que a maioria de seus policiais são pessoas honestas que jamais vão realizar atos desse tipo. Uma minoria que faz isso, essa minoria obviamente deve ser punida com o rigor da lei.”

A vítima torturada no chão em forma de crucifixo deu origem ao nome da operação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo