fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Policiais Militares protestam em carreata após decisão de Tião Viana sobre corte de salário

Publicado

em

Viana não foi ao evento de graduação de cabos, onde se deu o início dos protestos, e a assessoria do governador não falou sobre a ausência

Com o lema “Unidos Somos Fortes” e embalados sob a música do cantor Zé Geraldo, que diz em uma de suas estrofes:”Nunca deixe se levar por falsos líderes. Todos eles se intitulam os porta vozes da razão”, o protesto dos Policiais Militares do Acre, contra o corte de seus salários, reuniu centenas de PMs, na frente do Teatro Plácido de Castro, na manhã desta sexta feira (29), local onde aconteceu a solenidade de graduação de oficiais, sem a presença do Governador do Acre, Tião Viana.

O protesto começou em frente ao Teatro Plácido de Castro/Foto: Reprodução

Segundo o representante da associação dos militares, Abrahão Pupilo, houve ingerência nas negociações do soldo da PM, e o entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), é que uma sexta parte dos vencimentos, incluindo direitos adquiridos como o de risco de vida, serão cortados já a partir de janeiro de 2018.

“Há uma esperança de uma negociação junto a PGE, O Ministério Público Estadual e o Governo do Estado para rever essa disparidade, que não tem qualquer embasamento legal. Se isso não for revisto, em assembléia geral, vamos decidir o que vamos fazer, e infelizmente a sociedade é quem vai “pagar o pato”, com a falta de segurança nas ruas”, disse Pupilo.

O deputado Federal Major Rocha e outros líderes sindicais estiveram no movimento/Foto: Reprodução

Presente na manifestação, o deputado federal Major Rocha, lamentou, “essa é mais uma vez, uma atitude desastrosa e irresponsável desse governo que está aí a tanto tempo sem o mínimo de compromisso com esses valentes combatentes do crime.

O representante Abrahão Pupilo na carreata em direção ao centro da capital/Foto: Reprodução

Porque o governador não corta o salário dos milhares de cargos comissionados? Porque não diminui o número de cargos de confiança que ele paga com nosso dinheiro? Eu me solidarizo com nossos irmãos de farda e faremos de tudo para rever esse crime que o governador quer fazer com nossos praças militares, que é cortar o pouco do salário que já recebem”, finalizou.

A solenidade de graduação de cabos e terceiros sargentos aconteceu na parte interna do Teatrão. Na mesa de autoridades presentes, o questionamento geral era a ausência de Tião Viana, que não falou sobre, nem mesmo por meio de sua assessoria, os motivos pelos quais não pode estar presente no evento.

Os manifestantes se dirigiram em carreata pela Avenida Getúlio Vargas até o Batalhão Militar do centro de Rio Branco, com cartazes e frases de consternação.

Da ContilNet

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo