fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Policiais Civis concluem com êxito 2º Curso de Piloto Policial de Drone

Publicado

em

Entre os dias 4 a 9 de dezembro, os Policiais Civis Yves Fernando da Costa e José Francisco Chave concluíram o 2º Curso de Piloto Policial de sistema de aeronave remotamente pilotada, popularmente conhecido como Drone. O curso foi promovido pela Força Nacional e realizado em Brasília-DF e contou com recursos do Fundo Nacional de Segurança (FNS), no eixo de valorização do servidor.

“A iniciativa faz parte da gestão que busca proporcionar constante capacitação aos policiais civis, visando aprimorar suas habilidades e modernizar as técnicas de investigação.”, informou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.

O delegado-geral ressalta ainda que a gestão empenha-se em garantir que a capacitação alcance todos os policiais, inclusive os que atuam no interior. O curso em questão contou com a participação de um policial da capital e outro do interior, reforçando o compromisso em descentralizar as oportunidades de treinamento e promover a igualdade de acesso às capacitações.

O uso de drones na atividade policial tem se mostrado uma ferramenta eficaz para diversos propósitos, como monitoramento de áreas de difícil acesso, apoio em operações táticas e busca e salvamento. A conclusão bem-sucedida desse curso reforça a preparação da Polícia Civil para lidar com os desafios contemporâneos, contribuindo para a segurança pública e o combate eficaz à criminalidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil e Ciopaer prendem dois suspeitos, apreendem dinheiro falso e bens em operação contra quadrilha de estelionatários na Transacreana

Publicado

em

Material apreendido no imóvel: cédulas falsas, celulares e veículos. Foto: cedida.

A Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou na tarde da última quarta-feira, 9, uma operação na estrada Transacreana com o objetivo de cumprir mandado de prisão contra o líder de uma quadrilha nacional de estelionatários, alvo da Operação “Lord Agro”.

As diligências foram realizadas em uma extensa área de mata e em um imóvel rural localizado no km 23 da Transacreana, zona rural de Rio Branco. A operação integra os desdobramentos da ofensiva que vem sendo executada desde a última segunda-feira para desarticular a organização criminosa.

Segundo as investigações, a quadrilha é responsável por causar prejuízos milionários a vítimas nos estados do Maranhão, Goiás e Minas Gerais, por meio de golpes sofisticados envolvendo comercialização fraudulenta no setor agropecuário.

Material apreendido no imóvel: cédulas falsas, celulares e veículos. Foto: cedida.

Durante a ação no imóvel rural, duas pessoas foram presas em flagrante e diversos itens foram apreendidos, incluindo uma grande quantidade de moeda falsa, aparelhos celulares, veículos e outros bens adquiridos com os lucros dos crimes praticados. O principal alvo da operação, entretanto, conseguiu fugir por uma área de mata densa e segue sendo procurado pelas autoridades.

A Polícia Civil e o Ciopaer seguem mobilizados nas buscas pelo foragido e reforçam o compromisso no combate à criminalidade organizada, especialmente contra delitos que ultrapassam as fronteiras estaduais e geram grandes prejuízos financeiros às vítimas.

“Essa ação é um desdobramento da primeira fase da Operação ‘Lord Agro’, deflagrada no início desta semana. Estamos lidando com uma organização criminosa altamente estruturada, especializada em aplicar golpes milionários em diversos estados do país. A operação de hoje contou com o apoio essencial do Ciopaer e representa mais um passo no enfrentamento direto ao estelionato e ao crime organizado. Mesmo com a fuga do principal alvo, conseguimos apreender materiais importantes que vão fortalecer as próximas etapas da investigação”, destacou o delegado Roberth Alencar.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende homem acusado de abusar sexualmente da cunhada durante a infância

Publicado

em

O acusado foi localizado e está à disposição da Justiça. Foto: cedida.

A Polícia Civil do Estado do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), prendeu na manhã desta quinta-feira, 10, um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais P.P.B.A. Ele é acusado de ter abusado sexualmente da cunhada dos 7 aos 11 anos de idade.

A prisão foi realizada no bairro Vitória, em Rio Branco, por meio do cumprimento de mandado expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude, no dia 9 de abril. De acordo com as investigações, os abusos ocorriam de forma recorrente quando o suspeito ficava sozinho com a criança, aproveitando-se da vulnerabilidade e confiança familiar.

A denúncia foi feita em 2022, dando início a uma apuração minuciosa conduzida pelo delegado Alberto Dalacosta Filho. Após a conclusão do inquérito policial e a tramitação do processo judicial, foi decretada a prisão do acusado, que foi cumprida pelos investigadores da DECAV nesta quinta-feira.

De acordo com o delegado Alberto Dalacosta, a prisão representa um importante passo no combate aos crimes sexuais contra menores. “A proteção da infância é uma prioridade absoluta. Cada caso investigado e esclarecido é um ato de justiça e de proteção para as próximas gerações”, afirmou o delegado.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o enfrentamento de crimes contra crianças e adolescentes, oferecendo atendimento humanizado às vítimas e responsabilização aos agressores. O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil apreende quatro adolescentes faccionados em operação em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

Após ameaças, furtos e tráfico, grupo de adolescentes é apreendido em Marechal Thaumaturgo.População indígena e moradores estavam sendo aterrorizados. Foto: cedida.

Após ameaças, furtos e tráfico, grupo de adolescentes é apreendido em Marechal Thaumaturgo. População indígena e moradores estavam sendo aterrorizados. Foto: cedida.

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, realizou uma operação na última quarta-feira, 9, com o objetivo de coibir as ações de um grupo de adolescentes ligados a uma organização criminosa que vinha atuando no município.

Durante a ação, foram apreendidos quatro adolescentes infratores, dois homens e duas mulheres, envolvidos em diversos crimes, incluindo furtos qualificados, tráfico de drogas, tortura, invasão de domicílio e ameaças a moradores da cidade.

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, responsável pela operação, na residência de uma das adolescentes, apontada como responsável pela “disciplina” da facção, foram apreendidas cerca de 200 gramas de entorpecente do tipo “skunk”, além de embalagens e materiais para o acondicionamento da droga, e diversos aparelhos celulares. Os dois adolescentes do sexo masculino confessaram a autoria de furtos a estabelecimentos comerciais, como lojas de roupas e celulares. Um aparelho subtraído foi recuperado com um dos envolvidos.

Quatro adolescentes ligados a facção foram apreendidos por envolvimento em furtos, tráfico e ameaças à comunidade. Foto: cedida.

Um dos episódios mais graves ocorreu no dia 19 de março, quando o grupo invadiu a casa de uma mulher indígena, acusando-a de ser informante da polícia. Eles tentaram levá-la à força para uma “disciplina” dentro da lógica do grupo criminoso, mas foram impedidos por vizinhos. A tensão e o susto causados pela ação acabaram acelerando o parto de uma moradora grávida, que precisou ser levada às pressas para a Unidade Mista de Saúde do município, onde deu à luz.

Diante da gravidade dos atos praticados, a Justiça determinou a internação provisória dos adolescentes. Os jovens do sexo masculino serão encaminhados para Cruzeiro do Sul, enquanto as adolescentes seguirão para Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul, Dr. Luís Fernando Rosa, com prazo inicial de 45 dias.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade e à atuação de facções em Marechal Thaumaturgo e demais municípios do Acre, garantindo a segurança da população.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo