Conecte-se conosco

Acre

Policiais acusados por morte de enfermeira tem HC parcialmente favorável no TJ

Publicado

em

Os policiais do GEFRON acusados pelo assassinato da enfermeira Géssica Melo de Oliveira, tiveram dois favoráveis a prisão domiciliar.

A decisão parcial foi do Tribunal de Justiça do Acre.

No mérito do habeas corpus, o advogado Welington Silva pediu o relaxamento, a revogação ou substituição da prisão preventiva pela domiciliar dos sargentos Gleyson Costa de Souza e Cleonizio Marques Vilas Boas.

Os dois militares foram presos acusados pela morte da enfermeira Géssica Melo Oliveira.

O recurso foi julgado pela Câmara Criminal na sessão desta quinta-feira, 25.

A relatora do processo Desembargador Denise Castelo Bonfim, acatou parcialmente o pedido.

O desembargador Francisco Djalma, acompanhou a decisão da relatora do processo.

Mas com dois votos favoráveis para substituição da prisão preventiva pela domiciliar, o desembargador Elcio Sabo Mendes Junior, pediu vista ao processo. O voto do magistrado só será proferido na próxima sessão.

No pior cenário, os dois sargentos vão para a prisão domiciliar.

Caso Elcio Sabo Mendes Junior, seja contrário à concessão do habeas corpus, a defesa dos policiais já tem a maioria dos votos.

Mas se o magistrado, acompanha os demais membros da corte, o advogado Wellington Silva poderá ingressar com outro recurso, desta vez no pleno do TJ.

Durante a sessão, a defesa voltou a enfatizar, que o procedimento de flagrante dos PMs, foi irregular.

A enfermeira Géssica Melo, morreu na manhã do dia dois de dezembro do ano passado, após ser atingida disparos de arma de fogo, durante uma perseguição policial na Br-317.

A ação teve início em Capixaba e terminou no município de Senador Guimard, quando a vítima foi baleada.

Dois dias depois, os sargentos Vilas Boas e Gleyson Costa, foram presos ao se apresentar no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Rio Branco.

Como o julgamento do habeas corpus, ainda não foi finalizado, os agentes, vão permanecer no Batalhão de Policiamento Ambiental, até a conclusão do julgamento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas

Publicado

em

Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale

A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.

Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.

Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.

As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco

Publicado

em

Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.

Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.

Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro

Publicado

em

Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.

As lesões constatadas na vítima, notadamente múltiplas perfurações por arma branca e indícios de tentativa de degolamento, não se mostram, em um primeiro exame, compatíveis com a dinâmica típica desse tipo de delito patrimonial, sugerindo, ao contrário, violência exacerbada e desnecessária ao fim de subtração de bens.
Trata-se de padrão de agressão que, com frequência, revela desprezo pela condição da vítima e se associa a crimes praticados por motivação de ódio, fenômeno que infelizmente se repete em contextos diversos, como nos assassinatos de mulheres e na eliminação violenta de pessoas homossexuais. Típica ação de homofobia.
Moisés Alencastro era servidor público comprometido com o enfrentamento dessas formas de violência, atuando no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, junto ao Centro de Atendimento à Vítima, justamente na defesa da dignidade humana e da responsabilização penal adequada dos agressores.
Sua morte não pode ser tratada como mais um episódio banal de violência. Ela expõe, de forma dolorosa, a realidade que ainda vivemos e reforça a necessidade de avanços concretos na construção de uma sociedade mais tolerante, livre de toda discriminação, preconceito e homofobia , fundada no respeito à condição humana de todos.
Espera-se que os fatos sejam rigorosamente apurados, com a correta definição jurídica do crime e a responsabilização penal proporcional à gravidade da conduta, para que essa morte não permaneça impune — como o próprio Moisés sempre defendeu em sua atuação institucional.

Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.

Comentários

Continue lendo