Acre
Polícia prende membros de facção criminosa com arma de fogo em Feijó
Os agentes da polícia civil e militar no município de Feijó prenderam em flagrante Antônio David da Silva, vulgo “Cabeça de Porco”, 19 anos, considerado um “braço direito” da facção criminosa Bonde dos 13 no município. Antonio David é acusado de ter participado de ao menos dois homicídios em Feijó, fruto da guerra entre facções criminosas e no momento da prisão ele portava uma arma de fogo de fabricação artesanal que segundo o que foi apurado pela polícia ele andava com a referida arma livremente pelas ruas do Bairro Zenaide Paiva e ninguém o denunciava temendo represálias.
Em buscas que foram feitas na residência de Antônio David a polícia encontrou mais duas armas de fogo, também de fabricação caseira, além do menor infrator A. M. F., 16 anos que possuía mandado de internação pela participação no homicídio ocorrido no dia 11/01/2018 no Bairro Nair Araújo. Em seu interrogatório na Delegacia o menor infrator assumiu o delito, acrescentando que desferiu 18 furadas na vítima Rubens Damazio da Silva, enquanto os outros o seguravam e que toda a ação deles foi filmada por uma adolescente integrante do grupo, tudo isso sem demonstrar o mínimo de arrependimento.
“É mais uma operação de sucesso das forças de segurança de Feijó que concluiu mais um caso de homicídio decorrente da guerra entre facções criminosas que tem aterrorizado a população do nosso Estado e tirou das ruas um indivíduo perigoso, envolvido em vários delitos”, finalizou o delegado Alexnaldo Batista, titular da Delegacia de Feijó.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.