Conecte-se conosco

Acre

Polícia prende agente suspeito de facilitar o tráfico dentro de presídio na Capital

Pelo fato de não ter sido encontrada a droga para a materialidade do crime, ele deverá ser indiciado pelo crime de associação ao tráfico.

Publicado

em

O delegado Pedro Resende, da Divisão de Repreensão ao Entorpecente (Dre), apresentou na manhã desta terça-feira (10), a prisão de um agente penitenciário atuante no presídio Antônio Amaral Alves, suspeito pelo crime de tráfico e de ser um mensageiro do crime a presos daquela unidade.

De acordo com Resende, Odalicio de Almeida Silva, de 40 anos, já vinha sendo monitorando há algum tempo e foi preso na entrada do presídio em uma ação conjunta da Polícia Civil com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Odalicio de Almeida Silva/Foto: reprodução

No momento em que percebeu que ia ser abordado, ainda segundo o delegado, ele arremessou a droga em um lago localizado em frente ao presídio e foi encontrado com ele cartas que comprovam que ele fazia o serviço de mensageiro do crime, além da suposta prática de tráfico.

“Ele auxiliava no tráfico de drogas, levava informações de dentro do presídio para fora e de fora pra dentro. Nos tínhamos diversas informações com relação a ele. Ele seria comparsa de um agente preso há cerca de dois meses atrás também pelo crime de tráfico, fariam parte da mesma equipe e também várias informações de dentro do Iapen com a apreensão de celulares que davam conta de que ele era o “correria”, que é o termo usado pelos presos quando tratam de agente penitenciário corrupto”, disse o delegado.

A apresentação aconteceu no prédio da Divisão de Investigações Criminais (DIC). Pelo fato de não ter sido encontrada a droga para a materialidade do crime, ele deverá ser indiciado pelo crime de associação ao tráfico.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Motociclista sofre fratura no fêmur após colisão com carro no centro de Brasiléia

Publicado

em

Vítima foi socorrida e transferida para Rio Branco, onde deve passar por cirurgia

O motociclista Estaban Tomas Andres, de 22 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado por volta de 23h45 desta segunda-feira (23), na Avenida Manoel Marinho Monte, na parte alta de Brasiléia.

A colisão ocorreu em um cruzamento em frente a uma casa lotérica e envolveu uma motocicleta e um Volkswagen Gol. Durante patrulhamento, uma guarnição policial se deparou com a ocorrência.

Segundo a análise inicial, o carro teria acessado a via principal ao realizar uma conversão à esquerda, momento em que atingiu a motocicleta, que trafegava pela preferencial.

Com o impacto, o jovem foi arremessado ao solo e sofreu ferimentos graves na perna. Posteriormente, foi constatada uma fratura no fêmur. Ele recebeu atendimento imediato de uma equipe de emergência que passava pelo local e foi encaminhado ao hospital da cidade.

Na manhã desta terça-feira, o motociclista foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deve passar por procedimento cirúrgico.

A área foi isolada para perícia, e após os trabalhos técnicos, os veículos foram liberados, ambos com danos materiais significativos.

O motorista do carro alegou não ter visto a motocicleta e sugeriu a possibilidade de falha no farol do veículo. Já a vítima não pôde prestar depoimento devido ao estado de saúde.

As partes foram orientadas a procurar a delegacia e buscar imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil do Acre cria núcleo especializado para monitoramento de crimes digitais

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC) instituiu, por meio de portaria publicada nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial do Estado, o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), uma nova estrutura voltada ao enfrentamento de crimes praticados em ambientes virtuais.

O núcleo será subordinado ao Departamento de Inteligência da instituição e terá como principal missão identificar e monitorar atividades criminosas em redes sociais, aplicativos e demais plataformas digitais. Entre os focos de atuação estão o combate ao crime organizado, crimes contra crianças e adolescentes, ataques em ambientes educacionais, além de outras práticas de alta gravidade.

De acordo com a portaria, o “Noad” atuará como um órgão de apoio técnico, responsável pela produção de relatórios de inteligência e análise de dados digitais, que irão subsidiar investigações conduzidas pelas delegacias da capital e do interior do estado.

A nova estrutura também terá a função de fortalecer a integração entre unidades policiais e ampliar a cooperação com outras instituições, inclusive em nível nacional e internacional, contribuindo para uma resposta mais eficiente no enfrentamento à criminalidade digital.

Outro ponto destacado é que o núcleo não realizará ações operacionais em campo, concentrando sua atuação na análise técnica e no processamento de informações, garantindo suporte qualificado às equipes investigativas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, ressaltou a importância da criação do núcleo para modernizar as ações da instituição.

“A criação do Noad representa um avanço estratégico no fortalecimento da nossa atividade de inteligência. Estamos ampliando a capacidade da Polícia Civil de atuar no ambiente digital, identificando ameaças com mais rapidez e precisão. Esse núcleo vai permitir investigações mais eficientes, principalmente no enfrentamento de crimes graves e na proteção de crianças, adolescentes e da sociedade como um todo”, destacou.

A medida já está em vigor e integra o conjunto de ações da Polícia Civil voltadas ao aprimoramento da investigação criminal e à adaptação às novas dinâmicas da criminalidade no ambiente virtual.

Comentários

Continue lendo

Acre

Foragido da Justiça é capturado em ação da Polícia Civil no Acre

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu, nesta terça-feira, 24, um mandado de prisão em desfavor de L.J.M., conhecido pela alcunha “Adrenalina”. A ação foi realizada no bairro Cabreúva, localizado na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

A prisão ocorreu em cumprimento a mandado expedido pela Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de decisão judicial de regressão cautelar, vinculada a processo que apura crimes previstos na Lei nº 12.850/2013, que trata de organização criminosa.

De acordo com o mandado, L.J.M. possui pena remanescente de 14 anos a ser cumprida em regime fechado.

Suspeito conhecido como “Adrenalina” foi preso pela DHPP em Rio Branco. Foto: cedida

Após a captura, o preso foi conduzido à unidade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as medidas cabíveis.

A Polícia Civil do Acre reforçou, por meio de nota, seu compromisso com a segurança pública, destacando que ações dessa natureza são essenciais para garantir o cumprimento das decisões judiciais e intensificar o combate à criminalidade organizada no estado.

 

Fonte:  PCAC

Comentários

Continue lendo