Acre
Polícia prende 2º suspeito por morte de funcionária em hospital no AC
Rapaz de 19 anos estava escondido em uma colônia.
Funcionária morreu após ser atingida com um tiro em tentativa de assalto.
G1
A equipe Antiassalto da Polícia Civil, prendeu, nesta quarta-feira (23), o segundo suspeito de participação na tentativa de assalto ao Hospital João Câncio Fernandes, na terça-feira (22), que resultou na morte da funcionária de serviços gerais, Ivanilde Costa, de 63 anos, com um tiro nas costas, em Sena Madureira (AC), distante 115 km de Rio Branco. O indivíduo tem 19 anos e foi preso na zona rural do município. Um menor, de 16 anos, foi apreendido ainda na terça, horas após o crime.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Alcino Júnior, o suspeito estava escondido em uma colônia de familiares próximo ao Rio Caeté. “Ainda ontem (terça-feira) nós o vimos em uma canoa, ele conseguiu fugir da gente, passado para o outro lado do rio. Pela manhã, as buscas continuaram e na hora que ele estava tentando atravessar novamente o rio, nossos agentes efetuaram a prisão. O suspeito estava, inclusive acompanhado da mãe”, conta.
A polícia também apreendeu o revólver 38, tomado do vigilante durante a ação criminosa, e a escopeta usada para atirar contra a Ivanilde. “A escopeta estava dentro da mata e o 38 embaixo de uma casa, próxima à residência do pai dele”, diz o delegado.
De acordo com Alcino, o suspeito preso nestaquarta-feira (23) foi responsável pelo tiro que matou a funcionária.O suspeito, segundo o delegado, é réu confesso, assim como o menor também assumiu participação no crime que acabou tirando a vida da funcionária do hospital. O rapaz está em prisão preventiva e a partir de agora, a Polícia Civil fará os procedimentos de praxe e o suspeito deve permanecer preso em Sena Madureira.
Entenda o caso
Na madrugada da última terça-feira (22), dois assaltantes entraram no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, após pular o muro dos fundos da unidade e se dirigiram para a recepção onde estava o segurança do local e anunciaram o assalto.
Com a reação do segurança durante a ação dos bandidos, a funcionária do setor de serviços gerais Ivanilde da Costa Rodrigues, de 63 anos foi atingida com um tiro nas costas vindo a morrer no local.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.