fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia Militar realiza 1º Seminário de Qualidade de Vida em Brasileia

Publicado

em

Representando o comando da PMAC, a tenente-coronel Elizangela Monteiro enfatizou a importância do evento, especialmente para os policiais militares de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri

Militares de Brasileia receberam a palestra e o seminário se estende até o dia 7. Foto: Cedida

Com foco na saúde integral dos profissionais, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Capelania, realiza o 1º Seminário de Qualidade de Vida. O evento, iniciado nesta terça-feira, 5, com término previsto para a quinta-feira, 7 , ocorre no auditório da Escola Kairala José Kairala, em Brasileia.

O seminário busca promover discussões em torno da saúde integral dos policiais, abrangendo os aspectos biológico, psicológico, social e espiritual. A programação inclui palestras sobre temas como prevenção ao superendividamento, saúde integral e estratégias para prevenção ao suicídio.

O sargento Sidiclei Silva, capelão voluntário da PMAC e membro da organização, vê a iniciativa como uma oportunidade estratégica para fortalecer o equilíbrio na vida dos policiais. “A Capelania da PMAC realiza ações essenciais para a saúde espiritual dos militares, e o seminário visa integrar outros pilares igualmente importantes para a qualidade de vida, como gestão financeira e saúde mental, física e espiritual. Este evento só foi viabilizado graças à colaboração entre policiais, parceiros, o Ministério Pão Diário, voluntários e o apoio institucional do comando-geral”, afirmou.

Representando o comando da PMAC, a tenente-coronel Elizangela Monteiro enfatizou a importância do evento, especialmente para os policiais militares de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri. “A instituição traz à pauta a saúde integral dos militares, indo além da assistência médica e hospitalar e incluindo o cuidado psicossocial e espiritual, com ênfase na prevenção de suicídio e outras doenças. Este é um momento de reflexão e fortalecimento da coletividade, essencial para a tropa”, destacou.

Militares e palestrantes discutem temas como saúde física, mental, financeira e espiritual. Foto: Cedida

Palestras e Temas Abordados

As palestras foram ministradas por sargentos da PMAC. O sargento Sidiclei Araújo destacou o trabalho da Capelania da PMAC, enquanto o sargento Kayron Rodrigues abordou a saúde financeira. “O superendividamento afeta diretamente a saúde integral dos policiais”, explicou Kayron. “Muitas vezes, o militar perde o controle sobre suas dívidas e compromissos financeiros. Este evento permite que eles adquiram uma visão mais ampla sobre como reorganizar suas finanças e implementar estratégias de redução de despesas, destinando mais recursos para momentos de lazer em família”, completou.

A psicóloga Ozilede Oliveira Paiva também participou, discutindo a importância da saúde mental para os policiais e compartilhando suas experiências como psicóloga no 5º BPM.

Presença de autoridades

O seminário contou com a presença de diversas autoridades, como a delegada da Polícia Federal, Tais Arantes Freitas; o pastor Antônio Anderson da Silva Oliveira, da Igreja da Paz de Brasileia; e o primeiro-tenente Bertholdi, representando o comando do 5º BEPCIF de Epitaciolândia. Além disso, o evento foi prestigiado pelo primeiro-tenente PM Ermeson Nogueira da Silva, comandante em exercício do 5º Batalhão de Brasileia; o segundo-tenente PM Carlos César de Moraes, comandante da 3ª CIA de Assis Brasil; e o primeiro-tenente PM Marcus Roberto Farias, comandante da 2ª CIA de Xapuri.

O seminário representa um passo importante no fortalecimento do cuidado integral aos profissionais da PMAC, reafirmando o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores.

O evento, iniciado nesta terça-feira, 5, com término previsto para a quinta-feira, 7 , ocorre no auditório da Escola Kairala José Kairala, em Brasileia. Foto: internet

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue

Publicado

em


Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.

Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.

As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.

Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Acre, morador em situação de rua quase acerta repórter com pedrada

Publicado

em

Frame/Vídeo

Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Crítica no Acre, passou por um momento de tensão enquanto gravava uma reportagem nas ruas do centro de Rio Branco. A repórter, identificada como Andressa Theles, quase foi atingida por uma pedra arremessada por um morador em situação de rua.

Segundo relato publicado no perfil oficial da emissora no Instagram, “enquanto o Centro Pop ganha mais um capítulo, pessoas vivem vulneráveis a situações de moradores usuários de entorpecentes no centro de Rio Branco. Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da Crítica no Acre, foi quase atacada e quase atingida por uma pedra na cabeça, disparada por um dependente químico.”

Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem utiliza um estilingue para lançar a pedra em direção à equipe de reportagem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

homem em situação que acabou detido pela Polícia Militar após causar tumulto na região do Terminal Urbano de Rio Branco. Identificado como Rian Silva Barbosa, de 25 anos, este se apresentava de forma alterada e agressiva, jogando pedras em pedestres e veículos que circulavam pelo Centro da capital.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco assina novo decreto de emergência para ETA II: “Situação ficou pior”

Publicado

em

Novo decreto foi feito por conta da situação que piorou na captação, informa Saerb

Comentários

Continue lendo