Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia Militar inicia Curso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotada voltado para área de Inteligência

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal (ASSEIAC), iniciou nesta segunda-feira, 4, o Curso de Formação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) – conhecido popularmente como drone – voltado à atuação da Inteligência Policial. A solenidade de abertura da capacitação ocorreu no auditório do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET) e atenderá 19 profissionais da PMAC, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Dezenove profissionais de Segurança Pública iniciaram o curso que tem previsão de término dia 8 de abril. Foto: David Landim

O comandante-geral, coronel Paulo César Gomes, destacou o momento ímpar da corporação. “A ideia é cada vez mais darmos condições para que o policial militar trabalhe melhor, nesta busca da produção do conhecimento, e o drone é uma das ferramentas que proporcionam um retorno enorme à nossa corporação. Assim, a realização deste curso é a multiplicação do conhecimento, tendo como objetivo na nossa gestão, e ampliação destas capacitações, nos tornando uma Polícia mais técnica para executar nosso serviço de forma mais eficiente”, destacou.

As Aeronaves Remotamente Pilotadas – RPAs – têm sido fundamentais para a Segurança Pública. Foto: David Landim

Coronel Luciano Dias Fonseca, subcomandante-geral da PMAC, enfatizou o papel da tecnologia para a Segurança Pública. “A tecnologia é um instrumento importantíssimo para nós, policiais, e para a Segurança Pública, aprimorando o conhecimento para que seja utilizado da melhor forma possível. Antigamente, por exemplo, para fazermos um levantamento de reintegração de posse era um custo altíssimo. Hoje já podemos fazer com um equipamento a custo quase zero, que é o drone. Esse momento demonstra que é essencial que busquemos modernizar o Setor de Inteligência da Segurança Pública, e é um passo importante para todas as instituições”, disse.

Major Prigulim Araújo, assessor de inteligência da PMAC, enfatizou a relevância da capacitação do profissional de inteligência policial. “O objetivo é qualificar ainda mais os profissionais de inteligência, para que eles possam exercer suas atividades conforme as demandas que nos são apresentadas diariamente; importante também destacar essa oportunidade que estamos tendo, de interagir, pois a inteligência precisa dessa rede de interação, mantendo um contato contínuo entre forças policiais”, informou.

Estiveram presentes na solenidade autoridades civis e militares. Foto: David Landim

Julio Matos é sargento da Polícia Militar no município de Tarauacá. O profissional pegou a estrada e veio participar do curso, que terá 50 horas de duração, com previsão de término no dia 8 de abril. Para ele, a capacitação será importante para o desempenho de suas atividades. “Para o Batalhão (7° BPM) é de grande importância a capacitação, pois vai aprimorar o conhecimento e aperfeiçoar o trabalho que desenvolvemos na comunidade da nossa cidade”, disse o sargento.

Também estiveram presentes na solenidade a tenente-coronel Marta Renata, assessora jurídica da PMAC e o delegado Martin Fillus, chefe do Setor de Inteligência da Polícia Civil do Acre (PCAC).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo