Cotidiano
Polícia Federal se reúne com autoridades municipais e com responsáveis pela gestão da rede pública de ensino da cidade de Brasiléia
A Polícia Federal se reuniu com a Secretária de Educação, a Secretária de Assistência Social e os gestores das escolas municipais e estaduais do município de Brasiléia na tarde desta sexta-feira (18).
A reunião teve como objetivo otimizar a fiscalização migratória no município, assim como a prevenção da prática de crimes como o tráfico de pessoas e a adoção internacional ilegal, tendo como ponto de pauta principal a regularização migratória de crianças e adolescentes estrangeiros que frequentam as escolas do município de Brasiléia.
O escopo da reunião foi difundir informações acerca do processo de regularização migratória desses menores. Acredita-se que o desconhecimento sobre a necessidade deste processo seja razão para que haja um grande número de estrangeiros irregulares matriculados na rede pública de ensino de Brasiléia.
Sabe-se que mais de 80% das crianças estrangeiras matriculadas na rede de ensino pública no município de Brasiléia, seja ela municipal ou estadual, estão com sua situação migratória irregular junto à Polícia Federal.
Cumpre dizer que não há impedimento legal quanto à matrícula de menores estrangeiros em escolas da rede pública de ensino brasileira. Contudo, é importante enfatizar e orientar autoridades e munícipes quanto à necessidade de se realizar uma regularização migratória desses estudantes na Polícia Federal. Essa regularização migratória, em sua grande maioria, não demanda procedimentos complexos, sendo realizada por meio de trâmites de natureza simples, podendo, inclusive, ser gratuita em alguns casos.
A Polícia Federal acredita que a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Assistência Social do município, sejam verdadeiras multiplicadoras de conhecimento e possam atuar como um elo de comunicação, informando aos responsáveis pelos menores estrangeiros acerca do procedimento necessário para efetuar a regularização migratória devida.
Ademais, o fato de o menor não estar regularizado pode vir a gerar impedimentos para o exercício de direitos básicos da vida civil; o que demonstra, uma vez mais, ser imprescindível a atuação conjunta da Polícia Federal e dos órgãos municipais de educação e de assistência social.
Por fim, considerando que o foco da fiscalização são escolas de ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio localizadas em municípios fronteiriços, ações semelhantes serão realizadas em Assis Brasil e Epitaciolândia nos próximos meses.
Comentários
Cotidiano
Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco
Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.
Vasco
O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.
Rio Branco
Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.
Trio de arbitragem
Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão
Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.
Adesg
A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.
O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.
Humaitá
O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.
O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.
Trio de arbitragem
Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.
Comentários
Cotidiano
Bruno Santos é mais um reforço para defesa do Independência

O zagueiro Bruno Santos, 23, desembarcou em Rio Branco na última quinta, 15, e é mais um reforço do Independência para a disputa da temporada de 2026. O atleta tem passagens pelo futebol da Espanha e dos Emirados Árabes.
“Estavam jogando nos Emirados Árabes e na volta ao Brasil acertei com o Independência. Existiu um contato na última temporada e, agora, ocorreu o acerto”, declarou Bruno Santos.
Era monitorado
Seguindo o técnico Ivan Mazzuia, Bruno Santos vinha sendo monitorado desde 2025.
“As informações do Bruno Santos são muito boas e ganhamos um atleta de nível”, afirmou o treinador.
Volta ao trabalho
Depois do empate por 2 a 2 com o Santa Cruz na estreia do Estadual, o elenco do Independência voltou aos treinamentos neste sábado, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor será contra o São Francisco no sábado, 24, na Arena da Floresta.



Você precisa fazer login para comentar.