Geral
Policia Civil prende suspeito pela morte de Pastor na Transacreana
Ascom/Policia Civil do Acre
Ao final da tarde da última quarta-feira, 18, a Policia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu na Rodovia AC-90, Km 80, R. N. N. C. de 38 anos, vulgo “Peteca” em posse de uma arma de fogo, espingarda calibre 12’.
“Peteca” já havia sido preso há 30 dias pela prática delituosa de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, entretanto, foi solto em audiência de custódia.
O mesmo estava sendo investigado pela participação no assassinato do pastor e colono Raimundo de Araújo Costa, de 62 anos, morto com um tiro ao ter a propriedade invadida na noite do dia 09 de maio de 2021, na Estrada Transacreana, Rodovia AC-90 no km 70, zona rural de Rio Branco.
O preso é um dos suspeitos do homicídio e da pratica de um arrastão que culminou com roubo a diversos moradores daquela região.
Após trabalho investigativo da especializada, foi possível identificar o autor que foi preso em uma área rural localizada no km 80 da estrada Transacreana, AC-90.
O preso, foi conduzido a delegacia onde prestou depoimento ao delegado Leonardo Ribeiro e em seguida colocado à disposição da justiça .
Comentários
Geral
Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em distribuidora disfarçada na Cidade do Povo
Durante abordagem, Polícia Militar apreende drogas, arma de fogo, munições e dinheiro no local próximo a creche e posto de saúde.
A Polícia Militar do Acre prendeu na noite deste domingo, 27, um homem suspeito de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo na rua Padre José Martins, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.
De acordo com a corporação, o Grupamento Tático do 2º Batalhão realizava patrulhamento ostensivo no bairro quando foi abordado por um transeunte que denunciou a existência de um ponto de venda de drogas, que funcionava disfarçado como uma distribuidora de bebidas. Munidos das informações, os policiais localizaram o suspeito em frente ao estabelecimento.
Ao perceber a aproximação da guarnição, o homem tentou se evadir levando um saco plástico, mas foi interceptado. Durante a abordagem, os policiais encontraram substâncias entorpecentes aparentando ser crack no interior do saco.
No prosseguimento da ação, os militares apreenderam também uma pistola calibre .380 municiada com dez munições, dois carregadores contendo 35 munições, uma balança de precisão, embalagens plásticas para acondicionamento de drogas, além de uma quantia em dinheiro no valor de R$ 1.107,25. Outras porções de cocaína também foram localizadas.
O ponto de tráfico funcionava em um local estratégico, próximo a uma creche e a um posto de saúde, o que ajudava a camuflar o movimento de “clientes” no entorno.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com todo o material apreendido, para a adoção das medidas cabíveis.
Comentários
Geral
Acre conclui primeiro caso de identificação de pessoa desaparecida com apoio da Rede Nacional

Homem foi identificado por papiloscopia, mas a família ainda não compareceu para o reconhecimento oficial do corpo. Foto: cedida.
Em um importante avanço na atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e identificação humana, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos Institutos de Identificação e de Medicina Legal, com o apoio técnico da Força Nacional, concluiu neste mês de abril a primeira individualização papiloscópica de uma pessoa desaparecida em estado avançado de decomposição no Acre, dentro da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.
A ação integra o esforço nacional liderado pela Rede Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas (RNIPD), da qual o Acre passou a fazer parte, e segue rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, instituída pela Lei nº 13.812, de 16 de março de 2019, e pela Lei nº 9.140/95, que trata da busca e identificação de restos mortais.
O caso ocorreu na zona rural do distrito de Vila Campina, onde foi localizado um corpo em avançado estado de decomposição. A equipe técnica do Instituto de Identificação, especializada em necropapiloscopia, realizou a coleta do material digital (impressões digitais), mesmo diante das dificuldades impostas pelo estado do cadáver. As impressões coletadas foram inseridas no sistema ABIS Estadual, possibilitando a realização do confronto papiloscópico com o banco de dados do Instituto.
Após o processo técnico de análise das impressões, foi possível a individualização do corpo por meio da comparação com os dados civis constantes do prontuário do Sistema Estadual de Identificação. O resultado confirmou a identidade do cidadão Manoel Alves de Souza, natural de Jaguapitã/PR.

Coleta de impressões digitais permite avanço nas identificações mesmo em casos de alta decomposição. Foto: cedida.
Essa atuação conjunta ressalta a importância da ciência papiloscópica como ferramenta fundamental para a identificação humana e a prestação de um serviço público essencial à dignidade das famílias, que passam a ter a certeza da morte e o direito ao luto, encerrando ciclos de incerteza e dor.
O trabalho do Instituto de Identificação do Acre vem apresentando resultados expressivos. De janeiro a março de 2025, foram realizadas 36 identificações positivas de cadáveres e dois casos com resultados negativos para identificação no mês de janeiro, além de um atendimento relacionado a uma pessoa viva. Em fevereiro, foram identificados 38 cadáveres, considerando também os casos reconhecidos diretamente pela Delegacia e pelas famílias nas regiões de Envira, Tarauacá e Juruá, além de dois atendimentos de pessoas vivas, sendo um atendimento hospitalar e outro encaminhado pela assistência social. Já no mês de março, foram identificados 45 cadáveres em todo o Estado, não havendo naquele período atendimentos de pessoas vivas provenientes de hospitais ou de órgãos de assistência social.
“A identificação de pessoas desaparecidas é um dos compromissos mais sensíveis e importantes da Polícia Civil. Cada identificação representa a devolução da dignidade às famílias e a materialização do nosso dever em garantir justiça e cidadania. O trabalho técnico realizado pelo Instituto de Identificação, com o apoio da Força Nacional e a integração à rede nacional, reforça a responsabilidade do Acre em atuar de forma ágil e respeitosa, oferecendo respostas à sociedade e fortalecendo as políticas públicas de segurança e direitos humanos”, enfatizou o delegado-geral, Dr. Henrique Maciel.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, esses números refletem o compromisso contínuo da instituição em oferecer respostas rápidas e técnicas à sociedade, garantindo cidadania, dignidade e justiça às famílias que enfrentam a dor do desaparecimento de entes queridos.
“Essa ação demonstra o compromisso do Estado com a dignidade humana e com a aplicação da ciência forense em prol da justiça e da cidadania. O Acre, agora inserido na rede nacional, reafirma seu papel ativo no enfrentamento do desaparecimento de pessoas”, destacou Júnior César.
Com esse marco, o Estado do Acre se consolida como integrante efetivo da Rede Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, contribuindo ativamente para fortalecer políticas públicas de segurança e cidadania no Brasil.
O Instituto de Identificação do Acre deixa o contato (68) 9963-9970 para que familiares possam entrar em contado ou comparecer a sede do Instituto que fica localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana, nas dependências do prédio do Instituto Médico Legal
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Polícia Civil prende seis pessoas em Plácido de Castro; um dos presos é ligado a roubo de veículos

A Polícia Civil segue firme em suas ações para desmantelar quadrilhas especializadas em roubo de veículos e outros crimes na região. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e com apoio da Delegacia-Geral de Plácido de Castro, realizou nesta segunda-feira, 28, uma grande ação de combate à criminalidade que resultou em seis prisões, no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e na apreensão de uma arma de fogo, uma escopeta.
A operação faz parte das atividades da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renocrim), uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ) que visa reforçar o combate às organizações criminosas em todo o território nacional, por meio do trabalho conjunto e especializado das polícias civis dos estados.

A operação faz parte das atividades da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renocrim), promovida pelo Ministério da Justiça. Fotos: cedidas.
Durante as diligências, a Polícia Civil identificou que alguns dos presos possuem ligação com quadrilhas especializadas em roubo de veículos, evidenciando a importância da atuação estratégica no desmantelamento de núcleos criminosos que operam na região de fronteira. Além disso, um dos capturados é suspeito de ter executado um preso na cidade de Puerto Evo, no Departamento de Pando, Bolívia, em junho de 2016, demonstrando a periculosidade dos envolvidos.

A Polícia Civil segue firme em suas ações para desmantelar quadrilhas especializadas em roubo de veículos e outros crimes na região. Foto: cedida.
O delegado Pedro Paulo Buzolin, coordenador da Divisão Especializada em Investigação Criminal (DEIC/AC), destacou a importância da ação.
“Essas prisões representam um avanço no enfrentamento às organizações criminosas que atuam na nossa região. A operação foi planejada de forma integrada para sufocar o crime organizado e demonstrar que a Polícia Civil está atenta e preparada para agir com firmeza”, afirmou.
Fonte: PCAC
Você precisa fazer login para comentar.