Conecte-se conosco

Extra

Polícia Civil prende padrasto condenado a 18 anos de cadeia por abusar de enteada em Brasiléia

Publicado

em

Imagem ilustrativa/internet

Agentes da Polícia Civil do município de Brasiléia, cumpriram na manhã desta segunda-feira, dia 6, um mandado de prisão nº 003.2022/000.102-6, em desfavor de Antônio Felix do Santos, que foi condenado pela Justiça do Acre, a cumprir 18 anos de reclusão no presídio estadual Francisco de Oliveira Conde, na Capital.

Antônio foi condenado no mês de janeiro de 2022, pelo crime de ter abusado sexualmente de sua enteada, na época estaria com 12 anos de idade. Ao descobrirem do caso em 2020, a criança foi encaminhada para o Instituto Médico Legal – IML, para realizar os exames de conjunção carnal, onde foi comprovado os vestígios da prática libidinosa.

Também foi comprovado que os abusos teriam começado no ano de 2019, o que iniciou uma série de desconfiança por parte dos pais biológicos e familiares. A denuncia feita às autoridades levou o caso à justiça, onde puderam comprovar o crime praticado contra a criança.

A sentença foi definida pela Comarca de Brasiléia, onde o magistrado definiu pela condenação de 18 anos em regime fechado, além de uma pequena indenização de 5 mil reais. Mas, somente nesta segunda-feira, dia 6, Antônio Felix foi preso por ordem judicial, podendo ser transferido para a Capital a qualquer momento.

Comentários

Extra

Acre é um dos quatro estados do Brasil que já emitem a nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado

em

Desde agosto, o Acre passou a realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que unifica os números de registro em todos os 27 estados brasileiros. Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina também estão emitindo o novo modelo, que substitui o RG.

Todos os 22 municípios do Acre possuem posto de identificação. Foto: Clara Araújo

Nesses oito meses de atividade, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação do Acre, vem realizando um trabalho intenso para levar atendimento à população, expedindo mais de 43.600 unidades da CIN.

A emissão de documentos de identificação é fundamental para garantir a cidadania da população, essencial para que as pessoas possam exercer seus direitos e deveres de forma plena. Sem um RG, por exemplo, é difícil abrir uma conta bancária, obter um emprego formal ou até mesmo votar.

O novo documento, que substitui o RG, pode ser usado em países do Mercosul com código de padrão internacional, chamado MRZ, o mesmo dos passaportes. Imagem: divulgação

Para conseguir garantir esses benefícios à população, a Polícia Civil desenvolve ações para atender diversas comunidades. Uma delas foi a parceria recente com o Via Verde Shopping, de Rio Branco, quando foram emitidas 600 CIN em cinco dias.

“Buscamos atender a população ao máximo e pedimos a compreensão das pessoas que ainda não conseguiram fazer a nova CIN, pois os serviços estão sendo feitos de forma gradativa. Neste momento, a prioridade é para primeiras vias, beneficiando quem nunca teve um documento de identidade e também para substituir documentos borrados”, explicou o delegado-geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel.

Já o diretor do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, Junior César da Silva, explica que a CIN é emitida em duas versões: física e digital. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de emissão de R$ 101,84.

“Ainda temos o exemplar de policarbonato, que começamos e produzir este ano e que é apresentado às pessoas no momento do atendimento, mas para esse é pago no valor de R$ 186,30”, explica.

Comentários

Continue lendo

Extra

Violência: Durante corrida mulher é ameaçada com faca, levada para motel e estuprada 

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre analisa imagens de câmaras de monitoramento para tentar identificar um acusado de estupro.

A vítima foi uma mulher de 44 anos, que trabalha como mototaxista em Rio Branco.

O crime aconteceu na tarde do último sábado, 18, após a profissional aceitar uma corrida de um suposto cliente no centro da cidade para a Via Chico Mendes.

Mas durante o trajeto, a mototaxista teve uma faca encostada nas costas e foi obrigado a entrar em um motel.

No local, a mãe de família foi espancada e depois estuprada. O criminoso ainda roubou pertences da vítima e a motocicleta.

O veículo foi recuperado pouco tempo depois por uma equipe do GIRO.

Imagens de câmeras de monitoramento do projeto Rio Branco mais segura mostram o momento em que o acusado abordar a profissional nas próximidades do Terminal Urbano.

Ainda na noite de sábado, a vítima foi levada para a Maternidade Bárbara Heliodora.

O caso é investigado na sede da Delegacia Especializada da Mulher.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeita Fernanda Hassem representa o Acre no Fórum Internacional das Infâncias em São Paulo

Publicado

em

O evento acontece em Jundiaí, São Paulo entre os dias 18 até 24 de março, e irá reunir representantes do Brasil das Redes de cidade das crianças e Urbans95.

Mais de 65 municipois de 14 estados Brasileiros participam do Encontro, além de dez representantes de países estrangeiros.

O objetivo do encontro é dialogar a respeito do que já tem sido feito e o que pode ser aprimorado em relação às políticas públicas destinadas à primeira infância.

A ação visa, ainda, promover ações de políticas públicas voltadas à troca de experiências, por meio de ideias inovadoras, com as experiências adequadas à realidade de cada cidade.

Entre os palestrantes ilustres, estará presente o idealizador e gestor do Projeto Internacional “A Cidade das Criancas”, professor Francesco Tonucci, que dedicou parte de sua vida à realização de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da criança, analisando seu pensamento, interação com o mundo, habilidades, demandas e necessidades educacionais.

A Prefeita Fernanda Hassem afirmou que os municípios necessitam de políticas públicas ordenadas efetivas. “É muito gratificante vermos a interação de prefeitos do Brasil e de outros países com o compromisso voltado ao desenvolvimento de ações para a primeira infância. Precisamos de políticas públicas efetivas destinadas às nossas crianças. Iremos compartilhar essa experiência através da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), para que possamos deixar um legado de proteção e de cuidado à garantia de direito para as nossas crianças”, disse a Prefeita.

Comentários

Continue lendo

Em alta