Acre
Polícia Civil inicia investigação sobre suposta irregularidade em concurso no Acre
João Renato Jácome
As supostas irregularidades cometidas pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), organizador do concurso que visa selecionar novos servidores para a Secretaria de Polícia Civil do Acre, não vão passar despercebidas. A polícia já apura se houve privilégios durante a realização das provas objetiva e discursiva.
Segundo apurou ac24horas, alguns candidatos que viajaram do Nordeste para o Acre estariam com o local de prova marcado para Cruzeiro do Sul, mas pelas condições meteorológicas, acabaram ficando em Rio Branco e pediram, supostamente, autorização para fazer as provas na Capital, o que teria sido concedido, em discordância com o Edital de Abertura do certame.
O fato repercutiu bastante nas redes sociais após a liberação dos gabaritos oficiais, quando um dos candidatos que fizeram prova na Capital anunciou que conseguiu 70 pontos na prova objetiva, e, não bastasse, 9,5 pontos na prova prática para o cargo de delegado da policia judiciária. Denúncias também foram formuladas ao Ministério Público Estadual (MP/AC).
Segundo a Polícia Civil, “o processo seletivo realizado no último domingo, 7, será mantido obedecendo o que rege o conteúdo do edital, instrumento legal e que norteia a execução do concurso público de forma transparente”. Além disso, informou o órgão estadual, “qualquer situação fora da legalidade será apurada com rigor estabelecido em lei”.
A Polícia Civil também destacou que o Ibade será responsabilizado “por qualquer situação” ilegal que possa ter ocorrido no último domingo, ou em qualquer outra fase da seleção. A apuração e a punição, portanto, serão feitas com o “rigor da lei”.
Segundo a bacharel em Direito, Camila Bezerra, de Pernambuco, a ação do Ibade é uma demonstração de possível fraude. “Com que provas, e como essas pessoas foram realocadas. A banca não pode dar esse privilégio a esses candidatos. Eu não posso deixar isso passar em branco”, denuncia a candidata ao cargo de delegada.
Ainda segundo a Polícia Civil, a Secretaria da Gestão Administrativa (SGA) já entrou em contato com a banca do concurso e solicitou informações sobre os motivos que levaram à aplicação das provas a esse suposto grupo de candidatos. A intenção é saber se foram ou não descumpridas as regras do edital, e quem são esses supostas beneficiados pela realocação.
Comentários
Acre
Fraca onda polar provoca chuvas intensas e leve queda de temperatura no Acre

Foto: Sérgio Vale
A chegada de uma fraca onda polar ao Acre promete trazer chuvas intensas e uma leve queda nas temperaturas a partir desta segunda-feira (28). De acordo com o meteorologista Davi Friale, o fenômeno deve provocar acumulados significativos de chuva, acompanhados de raios e ventanias, especialmente nas regiões leste e sul do estado.
“A chegada ao Acre de uma fraca onda polar na noite desta segunda-feira, dia 28, para terça-feira, dia 29, pode provocar chuvas intensas, inclusive, com raios e ventanias, principalmente no leste e no sul do estado. O acumulado de chuvas pode ser significativo e provocar transtornos à população, como inundação de ruas e transbordamento de córregos”, pontuou Friale.
A previsão indica que a terça-feira, 29, será de tempo instável, com muitas nuvens, ventos moderados e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. A temperatura máxima deve ficar abaixo dos 27°C em grande parte do Acre, trazendo alívio para o calor intenso registrado nas últimas semanas.
Ao amanhecer de quarta-feira, 30, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 19°C e 21°C no leste e sul do estado, e entre 21°C e 23°C na região do vale do Juruá. Apesar da redução nas temperaturas, Friale destaca que não se trata de uma típica friagem, fenômeno característico da região, pois a massa de ar frio não terá força suficiente para isso.
A partir de quarta-feira, o calor volta a predominar, mas ainda podem ocorrer chuvas pontuais e passageiras. No entanto, a previsão é de que o próximo fim de semana, já em maio, registre novamente chuvas mais intensas no Acre e nas áreas vizinhas. Até o dia 10 de maio, não há previsão de entrada de uma nova massa de ar frio capaz de provocar friagem significativa no estado.
Comentários
Acre
TJ mantém condenação de réu por estupro e posse de material pornográfico
O Pleno Jurisdicional do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu negar revisão criminal, mantendo, assim, a condenação de réu denunciado por estupro reiterado de vulnerável e posse de material pornográfico envolvendo adolescente a uma pena de 10 anos de prisão, em regime inicial fechado.
A decisão, que teve como relatora a desembargadora Denise Bonfim, publicada no Diário da Justiça eletrônico (DJe) da última quinta-feira, 24, considerou que não há motivos que justifiquem a revisão criminal da sanção privativa de liberdade aplicada em desfavor do representado, impondo-se, dessa forma, a manutenção do decreto judicial condenatório.
Entenda o caso
O réu foi condenado no Primeiro Grau de Jurisdição pelo Juízo da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, Acre, ante a comprovação da materialidade e da autoria dos fatos. A pena definitiva foi fixada em 10 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado.
Inconformada, a defesa apresentou pedido de revisão criminal requerendo a concessão de tutela de urgência para anulação da ação penal ou a alternativa absolvição do denunciado, sustentando, em tese, que ele foi condenado sem provas, nem tampouco a presença, nos autos, de qualquer documento que possa atestar a real idade da vítima à época dos fatos e a continuidade delitiva.
O pedido de antecipação da tutela de urgência foi negado pela desembargadora relatora, que considerou que a defesa não comprovou a incidência dos requisitos legais necessários à concessão da medida excepcional.
Revisão criminal: sentença mantida
Ao analisar o mérito da ação autônoma de impugnação, a desembargadora relatora confirmou a decisão interlocutória que negou a concessão da tutela de urgência e, mais uma vez, rejeitou os argumentos da defesa, destacando que o pleito não merece acolhida, pois carece de fundamentação legal.
Quanto à suposta ausência de documento apto a atestar a idade da vítima à época dos fatos, a magistrada de 2º grau apontou que, contrariamente ao alegado pela defesa, as provas contidas nos autos são hábeis para manter a condenação do réu, sendo que o prontuário civil da ofendida que comprova a idade da ofendida foi, sim, devidamente juntado aos autos.
A desembargadora relatora também destacou que não há como acolher o pleito de afastamento da continuidade delitiva, “considerando que tanto na denúncia quanto na sentença, restou comprovado a correlação dos fatos”.
O voto da relatora foi seguido, à unanimidade, pelas demais desembargadoras e desembargadores do Pleno Jurisdicional do TJAC, restando, por fim, rejeitado o pedido de revisão criminal e mantida a sentença condenatória lançada pelo Juízo da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco.
Comentários
Acre
Gladson e Mailza participam da celebração dos 33 anos de Capixaba

Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador do Acre, Gladson Cameli, e a vice-governadora, Mailza Assis, ambos do Progressistas, participaram na manhã desta segunda-feira, 28, da festa de 33 anos de emancipação política de Acrelândia ao lado do prefeito Manoel Maia.
A programação oficial teve início às 8h, no Estádio José Colássio, com o tradicional hasteamento das bandeiras, seguido dos discursos das autoridades.
Também fizeram parte das atividades a exposição “Capixaba sob as lentes da fotografia”, a partilha do bolo de aniversário e apresentações culturais que valorizam a identidade local.
Durante o discurso, Cameli destacou a importância histórica de Capixaba e reafirmou o apoio do governo ao município. “Capixaba é terra de um povo trabalhador e determinado. Nosso governo está de portas abertas para fazer parcerias que beneficiem cada morador. Juntos somos mais fortes, e a nossa população não pode esperar para receber os benefícios do Estado de Direito”, declarou.

Foto: Diego Gurgel/Secom
Cameli aproveitou a ocasião para anunciar a entrega oficial da revitalização do Quartel da Polícia Militar de Capixaba, com um investimento de quase R$ 500 mil, e lembrou do início da Operação Verão, que contempla a recuperação de ramais no município. “Capixaba é um grande polo pecuário e agrícola, e seus produtores precisam ter condições dignas de escoar sua produção”, afirmou o governador.
A vice-governadora Mailza Assis também reforçou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da produção rural e o desenvolvimento econômico da região. “Capixaba é um solo fértil, que produz muito. O governo do Estado acredita na força da produção como motor do desenvolvimento, e estamos aqui para incentivar e investir, sempre cuidando das pessoas”, afirmou.
Além de Capixaba, outros seis municípios acreanos, Acrelândia, Bujari, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre e Santa Rosa do Purus, também comemoram 33 anos de emancipação nesta segunda-feira. Criados pela Lei nº 1.025, de 1992, os municípios refletem a expansão e reorganização territorial que marcou a história recente do Acre.
Localizado na região Sudeste do Acre, Capixaba surgiu no contexto da expansão agrícola e ocupação de terras nas décadas de 1970 e 1980, recebendo o nome em homenagem à produção de feijão na região. Desde da emancipação, em 1992, o município tem se destacado pela agricultura familiar, com produção de mandioca, milho e criação de gado.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.