Cotidiano
Policia Civil elucida dois homicidios em Rio Branco
Ascom/Polícia Civil
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) conseguiu identificar e cumprir 5(cinco) mandados de prisão contra vários investigados por crimes de homicídio e organização criminosa.
O primeiro crime ocorreu no dia 10 de janeiro de 2020, a vítima Francisco Neri de Freitas, de 42 anos, foi morto com dois tiros na Travessa da Pista, Comunidade Esperança, bairro da Pista, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.Na noite do dia 10 de janeiro, quatro homens fortemente armados pularam o muro do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) conseguindo acesso à comunidade Esperança, onde várias pessoas participavam de uma bebedeira. Francisco foi rendido pelos bandidos e executado.
O segundo crime ocorreu em fevereiro de 2020 no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, região do Segundo Distrito de Rio Branco. O senhor Gilmar Gomes de Souza Neto foi morto a facadas e sua morte foi transmitida por uma chamada de vídeo via WhatsApp. Após alguns dias, policiais Civis juntamente com populares realizaram buscas na região da Cidade do Povo, onde foi possível encontrar o cadáver em estado de decomposição.
O corpo encontrado apresentava sinais de tortura, os braços estavam amarrados para trás e havia várias perfurações de faca espalhada pelo corpo.
No mesmo dia um dos suspeitos de participar dessa morte foi preso por Agentes da DHPP.
Após meses de investigação e coleta de elementos de informação para o inquérito policial, foi possível identificar 3 (três) envolvidos na morte do senhor Francisco Neri de Freitas, de 42 anos, no qual os suspeitos estão presos e aguardando pelo julgamento, bem como identificar 2(dois) envolvidos na morte do senhor Gilmar Gomes de Souza Neto.
A policia civil trabalha para identificar os outros envolvidos nesses crimes para sua devida responsabilização criminal
AJUDE A POLÍCIA CIVIL – DENÚNCIAS WHATSAPP (68) 99922-1111 (DHPP/DCORE/DRACO/DENARC) SIGILO ABSOLUTO
Comentários
Cotidiano
Brasileia abre os Jogos Estudantis com 700 atletas e 10 escolas

Foto: Assessoria
Promovendo integração social, esporte, cidadania e a descoberta de novos talentos esportivos entre os estudantes da rede municipal e estadual de educação, o prefeito Carlinhos do Pelado abriu oficialmente, nessa segunda-feira (14), os Jogos Estudantis de Brasileia, que reúnem cerca de 700 alunos-atletas de 10 escolas das redes municipal e estadual.
Entre as equipes participantes da competição estão das escolas estadual Instituto Odilon Pratagi, KJK, Graça Rocha, Getúlio Vagas e Fontenele de Castro, municipal estão, Elson Dias Dantas, Rui Lino, Valdomiro Barroso, Graça Rocha Socorro Frota e Francisco Germano.
Prestigiaram a solenidade de abertura do evento esportivo juvenil, deputado Tadeu Hassem, Professora Maria Cecilia Carvalho – Coordenadora do Núcleo de Educação de Brasileia, Raiza Dias – Secretaria de Educação de Brasiléia, membro da Comissão Central Organizadora dos Jogos fase Municipal Professor – Thiago Menezes (SEE – ACRE), e Clebson Venâncio – Gerencia de Esporte Municipal.

Foto: Assessoria
Durante a solenidade de abertura, o prefeito destacou a importância do evento para a juventude do município.
“É um momento histórico para Brasileia. Estamos promovendo o maior evento estudantil da nossa cidade, incentivando o esporte, a disciplina e a união entre os nossos jovens. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que está fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes”, afirmou Carlinhos do Pelado.
A coordenadora do Núcleo Estadual de Educação e representante do Governo do Estado no município, professora Maria Cecília, também ressaltou a relevância da iniciativa.
“Este é um grande momento para a educação e o esporte em Brasileia. Os Jogos Estudantis promovem não apenas a prática esportiva, mas também o espírito de cooperação, respeito e superação entre os nossos alunos. É uma ação que fortalece o vínculo entre as escolas e valoriza os talentos da nossa juventude”, declarou.
A competição acontece ao longo dos próximos três dias, com diversas modalidades esportivas e será encerrada com a entrega de medalhas e premiação aos vencedores.
O evento é uma realização conjunta do Governo do Estado do Acre com a Prefeitura de Brasileia, e tem como objetivo fortalecer o esporte escolar, promover a integração entre as escolas e valorizar o talento dos estudantes do Estado.
Confira todas as fotos:
Comentários
Cotidiano
Segurança Pública realiza lançamento da Operação Neemias nesta segunda
“A Operação Neemias tem como objetivo restaurar a cultura de paz, da boa convivência entre os moradores da região, com o policiamento ostensivo para garantir a segurança dos moradores”.

Com o objetivo de restaurar a cultura de paz para os moradores da Cidade do Povo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública realizou na manhã desta segunda-feira, 14, o lançamento da Operação Neemias, na Cidade do Povo.
Com o objetivo de restaurar a cultura de paz para os moradores da Cidade do Povo, a operação garantirá a segurança para a população, mantendo o policiamento constante e de maneira perene na Cidade do Povo.
De acordo com o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, “a Operação Neemias tem como objetivo restaurar a cultura de paz, da boa convivência entre os moradores da região, com o policiamento ostensivo para garantir a segurança dos moradores”.

Secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Todas as forças policiais estaduais estarão presentes nas ações, além da Força Nacional. A participação da comunidade será de fundamental importância para que o clima organizacional do bairro seja um ambiente de tranquilidade, fazendo com que as pessoas possam desenvolver boas memórias.
“Estaremos realizando a operação com abordagem, barreiras policiais, qualificação de indivíduos que tenham algum envolvimento com organização criminosa, um patrulhamento ostensivo com equipes em pontos estratégicos, 24 horas por dia”, destacou o coordenador da Operação Neemias, capitão Alciderlando Furtado.
A participação da comunidade e das secretarias de governo e da Prefeitura de Rio Branco será de fundamental importância para que o clima organizacional do bairro seja um ambiente de tranquilidade, fazendo com que as pessoas possam desenvolver boas memórias.

Coordenador da Operação Neemias, capitão Alciderlando Furtado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Comentários
Cotidiano
1º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada em Brasileia; superintendente Paulo Ximenes comemora sucesso
Evento contou com apoio político e premiação total de R$ 26 mil; organizadores planejam expandir competição para outros municípios acreanos

A informação do evento foi repassada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes. Foto: cedida
O 1º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada, que aconteceu em Brasileia nos dias 11 e 12 de abril, foi um sucesso.
A informação foi repassada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes. Ele comemorou os resultados. A festa teve o apoio dele e do senador Sérgio Petecão, organizada pelo prefeito Carlinhos do Pelado.
“Foi um sucesso. Com o apoio do senador Petecão, vamos levar isso para outros municípios do Acre para incentivarmos essa pesca esportiva e que seja uma ação direta do estado do Acre, com apoio da Superintendência e das prefeituras”, disse o superintendente Paulo Ximenes.

A festa teve do senador Sérgio Petecão, organizada pelo prefeito Carlinhos do Pelado. Foto: cedida
Destaques do Campeonato
- Quando: 11 e 12 de abril de 2025
- Onde: Rio Acre, em Brasileia
Apoiadores:
- Senador Sérgio Petecão (PSD)
- Prefeito Carlinhos do Pelado
- Deputados Fagner Calegário e Whendy Lima
- Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Acre
Premiação
Colocação | Valor (R$) |
---|---|
1º Lugar | 12.000 |
2º Lugar | 6.000 |
3º Lugar | 4.000 |
4º Lugar | 3.000 |
5º Lugar | 1.000 |
Total | 26.000 |
Declarações
Paulo Ximenes (Superintendente de Pesca):
“Vamos expandir para outros municípios, transformando a pesca esportiva em política pública com apoio do estado e prefeituras”
Carlinhos do Pelado (Prefeito de Brasileia):
“O evento colocou nossa cidade no mapa do turismo esportivo internacional”
Próximos Passos
- Levar competição para Rio Branco e Cruzeiro do Sul
- Criar circuito permanente de pesca esportiva
- Captar patrocínios privados para aumentar premiação
Impacto Econômico
- Movimentou rede hoteleira e comércio local
- Atraiu pescadores de países vizinhos (Bolívia e Peru)
- Projeção de aumento no turismo pesqueiro em 40%
Você precisa fazer login para comentar.