Acre
Polícia Civil do Acre registra redução significativa em feminicídios e reforça ações de combate à violência contra a mulher
Desde 2022, o Agosto Lilás, uma iniciativa estabelecida pelo governo brasileiro, transformou o mês de agosto no período de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher

A redução expressiva nos casos de feminicídios no estado, no período de janeiro a julho de 2023 com janeiro a julho de 2024, cehgou em 28.5% . Foto: arquivo/ PCAC.
Dados do relatório sobre Mortes Violentas Intencionais (MVI), elaborado pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Acre (PCAC) e divulgado em agosto deste ano, mostram uma redução expressiva nos casos de feminicídios no estado. Comparando os períodos de janeiro a julho de 2023 com janeiro a julho de 2024, houve uma queda de 28.5% nesses crimes, refletindo os esforços contínuos da PCAC e demais forças em proteger e promover a segurança das mulheres.
Atualmente, a Polícia Civil do Acre conta com duas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), localizadas em Rio Branco, capital do estado, e na cidade de Cruzeiro do Sul. Além disso, nas demais delegacias do interior do Acre, que não possui DEAMs, o Projeto Bem-Me-Quer se faz presente.
O delegado-geral da PCAC, Dr. Henrique Maciel, destacou as ações que têm sido implementadas para alcançar essa redução. “Estamos trabalhando intensamente em campanhas de conscientização, capacitação dos nossos policiais e fortalecimento das redes de apoio às vítimas de violência doméstica e familiar. A integração entre as delegacias especializadas e os projetos voltados para o atendimento humanizado tem sido fundamental para que possamos combater com eficácia a violência contra a mulher em nosso estado”, disse.
O Projeto Bem-Me-Quer é uma iniciativa da PCAC que visa proporcionar um atendimento humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo suporte especializado e sensível às suas necessidades. A delegada coordenadora do Bem-Me-Quer, Juliana De Angelis, explicou a importância da infraestrutura nas delegacias para acolher as vítimas. “Cada delegacia possui um espaço adequado para acolher as vítimas de violência de maneira segura e confidencial. Estamos empenhados em expandir este projeto para outras cidades do Acre no futuro, garantindo que todas as mulheres, independentemente de onde estejam, possam receber o suporte necessário”, informou.
Desde 2022, o Agosto Lilás, uma iniciativa estabelecida pelo governo brasileiro, transformou o mês de agosto no período de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. A campanha procura sensibilizar a população e reprimir casos de violência de gênero em todo o país. Durante o Agosto Lilás, são desenvolvidas diversas ações para informar a população sobre como identificar situações de violência contra a mulher e quais canais recorrer para denúncias.
“Através do Agosto Lilás, estabelecemos uma série de iniciativas em parceria com outros órgãos da administração pública e organizações não governamentais. Nossos delegados e equipes de apoio proferem palestras em escolas, setores públicos e privados, associações, e ambientes de grande circulação de pessoas. O objetivo é conscientizar a sociedade e reforçar a importância da denúncia e da proteção das vítimas”, comentou Juliana De Angelis.
Essas ações refletem o compromisso da Polícia Civil do Acre em promover a segurança pública e o bem-estar das mulheres, além de reforçar a importância da luta contínua contra a violência de gênero.

O Projeto Bem-Me-Quer é uma iniciativa da PCAC que visa proporcionar um atendimento humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo suporte especializado e sensível às suas necessidades. Foto: arquivo/ PCAC.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.