Conecte-se conosco

Geral

Polícia Civil do Acre realiza intimações via WhatsApp para devolução de celulares recuperados na “Operação Mobile”

Publicado

em

No ano passado foi restituído cerca de 200 aparelhos celulares. Foto: arquivo/ PCAC.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) iniciou, nesta semana, a segunda etapa da segunda fase da “Operação Mobile”, com foco na restituição de aparelhos celulares furtados ou roubados. A ação contempla vítimas que já foram devidamente identificadas, as quais estão sendo intimadas eletronicamente, por meio do aplicativo WhatsApp, para comparecerem à sede da PCAC e receberem seus bens de volta.

As intimações estão sendo realizadas pelos números (68) 99240-0726 e (68) 99918-0000, canais oficiais da PCAC voltados exclusivamente para esse atendimento. A mobilização ocorre em toda a capital e também no interior do estado, com o apoio das delegacias regionais e do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI).

O ponto alto da iniciativa será na próxima sexta-feira, 23, com a realização do Dia “D” de Restituição, a partir das 8h, na sede da Polícia Civil, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, ao lado do Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco e simultaneamente nas delegacias. Na ocasião, um número expressivo de vítimas será contemplado com a devolução de seus celulares.

Na semana passada, durante a primeira etapa desta fase da operação, foram realizadas mais de 500 intimações eletrônicas em todo o estado, marcando um avanço significativo no uso da tecnologia como aliada na prestação de serviços à população.

A Operação Mobile é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), e integra o grupo de trabalho responsável pela criação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. Em 2025, a operação visa ampliar os resultados já obtidos anteriormente, somente no ano passado, cerca de 200 aparelhos celulares foram devolvidos aos seus legítimos donos no Acre.

Responsável pela coordenação da operação no estado, o delegado, Dr. Roberth Alencar, destaca a importância do esforço conjunto entre as instituições policiais e o avanço na integração de sistemas de inteligência e investigação:

“A devolução de celulares não é apenas a entrega de um bem, mas a reparação de um prejuízo causado por um crime. Estamos utilizando ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp, para agilizar o contato com as vítimas e garantir um atendimento humanizado, eficiente e seguro. A Operação Mobile mostra que o trabalho investigativo da Polícia Civil tem resultado direto na vida das pessoas,” afirmou Alencar.

A PCAC reforça que os cidadãos que forem contatados pelos números oficiais devem comparecer munidos de documento com foto e, se possível, o boletim de ocorrência, para facilitar o processo de restituição.

O trabalho continua em andamento e novas ações de entrega de aparelhos estão previstas para as próximas semanas, ampliando o alcance da operação em todo o estado.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeito Jerry Correia e vereadores de Assis Brasil fortalecem parceria com o Deracre para a Operação Verão 2026

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, acompanhado dos vereadores Wendell Marques, Jura Pacheco e Gilson Boiadeiro, realizou uma visita institucional à sede do Deracre, onde participou de uma importante reunião com a presidente do órgão, Sula Ximenes.

Durante o encontro, o prefeito destacou a relevância da parceria com o Deracre, ressaltando o apoio constante da presidente Sula Ximenes à gestão municipal. “Sula tem sido uma grande parceira de nossa administração, contribuindo diretamente para o avanço das ações em Assis Brasil”, afirmou.

A gestão municipal está intensificando o planejamento e execução da Operação Verão 2026, com foco na recuperação da infraestrutura tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. Entre as principais demandas estão a melhoria dos ramais e a recuperação das vias da cidade, que apresentam diversos pontos críticos.

Como resultado da reunião, a parceria com o Deracre já está garantida para a realização de importantes obras. A partir da próxima semana, será iniciada a operação tapa-buracos, com a aplicação de aproximadamente 250 toneladas de massa asfáltica. Além disso, está previsto o recapeamento da Avenida Raimundo Chaar, uma das principais vias da cidade, especialmente com a proximidade do aniversário do município.

O plano de ações também inclui a reconstrução de pontes e a instalação de bueiros, medidas fundamentais para garantir o tráfego seguro, principalmente durante o período de verão, quando as obras de infraestrutura são intensificadas.

O prefeito Jerry Correia aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos vereadores e o apoio do Governo do Estado, destacando que a união entre os poderes é essencial para levar melhorias concretas à população.
“Com a chegada do verão, chegam também as ações. Nosso compromisso é trabalhar para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, concluiu o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Geral

Nicolau Júnior destaca criação da Faculdade Estadual do Acre como avanço histórico

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, participou da assinatura do decreto que oficializou a criação da Faculdade Estadual do Acre (FEAC), na manhã desta quinta-feira, 26. O presidente do Poder Legislativo destacou a iniciativa como um marco histórico para o fortalecimento da educação pública no Acre.

“Esse é um momento muito importante para o nosso estado. A criação da Faculdade Estadual representa mais oportunidades para a nossa juventude e mostra que, quando os poderes trabalham em harmonia, quem ganha é a população”, disse.

A nova instituição conta com um investimento aproximado de R$ 30 milhões e terá sede na Cidade do Povo, em Rio Branco. A gestão ficará sob responsabilidade do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

O presidente da Aleac também enfatizou que o investimento na educação superior é uma estratégia essencial para o desenvolvimento social e econômico do Acre, sobretudo ao ampliar o acesso de jovens ao ensino público e gratuito.

A previsão é que o primeiro vestibular seja realizado já em novembro deste ano, com oferta inicial de vagas para três cursos de graduação. Um dos destaques é que as inscrições serão gratuitas, ampliando o alcance do processo seletivo.

O governador Gladson Cameli enfatizou que a criação da FEAC foi uma das suas propostas, ainda da primeira campanha. Ele reforça que medida simboliza o compromisso com a inclusão e a redução das desigualdades.

“Estamos garantindo que mais jovens tenham a chance de ingressar no ensino superior sem barreiras financeiras. Isso transforma vidas e fortalece o futuro do nosso estado”, acrescentou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Oito vereadores de Rio Branco confirmam pré-candidatura para as eleições de outubro

Publicado

em

Dos 21 parlamentares da Câmara Municipal, 38,1% já decidiram disputar cargos federais e estaduais, enquanto 33,3% descartam candidatura; definição final será em abril.

Os 21 vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco revelaram seus planos para as eleições de outubro. Oito parlamentares, representando 38,1% do total, já confirmaram suas candidaturas, enquanto seis (28,6%) ainda avaliam o cenário ou colocaram seus nomes à disposição. Sete vereadores (33,3%) afirmaram que não concorrerão a cargos neste ano.

Entre os pré-candidatos confirmados estão Éber Machado (MDB) e André Kamai (PT), que devem disputar vagas para deputado federal. Para deputado estadual, confirmaram participação Leôncio Castro (PSDB), Zé Lopes (Republicanos), Rutênio Sá (UB), Matheus Paiva (UB) e Raimundo Neném (PL).

Seis vereadores ainda estudam o cenário político. José Aiache (PP) considera uma possível candidatura federal, enquanto Fábio Araújo (MDB) se colocou à disposição para disputar deputado federal. Samir Bestene (PP) pode concorrer à Assembleia Legislativa, e Lucilene Vale (PP) também avalia candidatura federal. O presidente da Câmara, Joabe Lira (UB), e Felipe Tchê (PP) devem definir suas posições até o prazo final em abril.

Por fim, oito vereadores descartaram a disputa eleitoral neste ano, entre eles João Paulo (Podemos), Neném Almeida (MDB) e Márcio Mustafá (PSDB). Alguns manifestaram apoio a outros candidatos, como Antônio Moraes (PL), que deve apoiar Eduardo Ribeiro, e Moacir Júnior (Solidariedade), que apoiará a irmã na eleição.

O cenário eleitoral ainda pode sofrer mudanças até o início de abril, quando os partidos oficializarão os nomes que irão disputar as eleições.

Comentários

Continue lendo