fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Polícia Civil do Acre realiza intimações via WhatsApp para devolução de celulares recuperados na “Operação Mobile”

Publicado

em

No ano passado foi restituído cerca de 200 aparelhos celulares. Foto: arquivo/ PCAC.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) iniciou, nesta semana, a segunda etapa da segunda fase da “Operação Mobile”, com foco na restituição de aparelhos celulares furtados ou roubados. A ação contempla vítimas que já foram devidamente identificadas, as quais estão sendo intimadas eletronicamente, por meio do aplicativo WhatsApp, para comparecerem à sede da PCAC e receberem seus bens de volta.

As intimações estão sendo realizadas pelos números (68) 99240-0726 e (68) 99918-0000, canais oficiais da PCAC voltados exclusivamente para esse atendimento. A mobilização ocorre em toda a capital e também no interior do estado, com o apoio das delegacias regionais e do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI).

O ponto alto da iniciativa será na próxima sexta-feira, 23, com a realização do Dia “D” de Restituição, a partir das 8h, na sede da Polícia Civil, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, ao lado do Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco e simultaneamente nas delegacias. Na ocasião, um número expressivo de vítimas será contemplado com a devolução de seus celulares.

Na semana passada, durante a primeira etapa desta fase da operação, foram realizadas mais de 500 intimações eletrônicas em todo o estado, marcando um avanço significativo no uso da tecnologia como aliada na prestação de serviços à população.

A Operação Mobile é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), e integra o grupo de trabalho responsável pela criação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. Em 2025, a operação visa ampliar os resultados já obtidos anteriormente, somente no ano passado, cerca de 200 aparelhos celulares foram devolvidos aos seus legítimos donos no Acre.

Responsável pela coordenação da operação no estado, o delegado, Dr. Roberth Alencar, destaca a importância do esforço conjunto entre as instituições policiais e o avanço na integração de sistemas de inteligência e investigação:

“A devolução de celulares não é apenas a entrega de um bem, mas a reparação de um prejuízo causado por um crime. Estamos utilizando ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp, para agilizar o contato com as vítimas e garantir um atendimento humanizado, eficiente e seguro. A Operação Mobile mostra que o trabalho investigativo da Polícia Civil tem resultado direto na vida das pessoas,” afirmou Alencar.

A PCAC reforça que os cidadãos que forem contatados pelos números oficiais devem comparecer munidos de documento com foto e, se possível, o boletim de ocorrência, para facilitar o processo de restituição.

O trabalho continua em andamento e novas ações de entrega de aparelhos estão previstas para as próximas semanas, ampliando o alcance da operação em todo o estado.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Mototaxista é baleado ao buscar filha na casa do ex da esposa em Rio Branco

Publicado

em

Crime aconteceu na noite desta sexta-feira (13); suspeito, monitorado por tornozeleira eletrônica, está foragido

O mototaxista Wallisson Ribeiro de Lima, de 31 anos, foi baleado na noite desta sexta-feira (13), durante uma discussão na Travessa Neves, no bairro Eldorado, em Rio Branco. A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo efetuado por Alcifran da Silva Soares Júnior, atual companheiro de sua ex-esposa e detento monitorado por tornozeleira eletrônica.

Segundo informações da Polícia Militar, Wallisson teria ido até a residência de Alcifran para buscar sua filha. No local, os dois homens iniciaram uma discussão que rapidamente evoluiu para agressão. Armado, Alcifran disparou contra o mototaxista, atingindo-o na lateral do abdômen.

Mesmo ferido, Wallisson conseguiu subir em sua moto, mas percorreu poucos metros até cair na entrada do portal do parque urbano Vale do Açaí. Populares que passavam pelo local prestaram socorro imediato e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado.

De acordo com o médico Brayan Doria, o tiro atingiu a região do flanco e o projétil ficou alojado no abdômen. A vítima foi encaminhada em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por cirurgia de emergência.

Após o crime, Alcifran rompeu a tornozeleira eletrônica nas imediações da Estrada do Quixadá e fugiu. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas pela região, mas o suspeito não foi localizado até o momento.

A investigação inicial está a cargo da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil. O caso será posteriormente encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

“Não sei como consegui sair”, diz sobrevivente de tragédia em reservatório

Publicado

em

Foto: Rede Amazônica

O pintor José Coutinho, único sobrevivente do acidente ocorrido dentro do reservatório de água do Condomínio Via Parque, em Rio Branco, na última quinta-feira (12), relatou à Rede Amazônica os momentos de tensão que antecederam a tragédia.

O episódio resultou na morte de Ruan Roger da Silva Barbosa, de 32 anos, e Diony Magalhães Oliveira, de 22, que morreram por asfixia seguida de afogamento, conforme consta na Declaração de Óbito.

Os três trabalhavam na pintura da parte interna da caixa d’água quando começaram a passar mal devido ao forte odor do produto utilizado.

Segundo José Coutinho, o grupo se revezava no serviço para minimizar a exposição aos vapores. Cada um ficava só cinco minutos dentro do reservatório por causa do produto que estava sendo aplicado.

Diony, que era casado com a filha de José foi o primeiro a passar mal e apresentar sinais de desorientação.

“Chegou a vez do Diony. Ele desceu pra pintar e a gente começou a perceber que estava meio aéreo, meio que perdendo a noção. Aí a gente desceu para prestar socorro, eu e o Ruan, que estávamos lá em cima”, relembrou o pintor.

Ao entrarem no tanque para socorrer Diony, José e Ruan também passaram mal. “Eu falei: ‘Ruan, vamos subir e pedir socorro’. Foi na hora que a minha mente entrou em colapso e não sei como consegui sair”, contou.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende e participa da captura de autores de feminicídios em Capixaba e Senador Guiomard

Publicado

em

Autor de crime violento é encaminhado à DEFLA, onde ficará à disposição da Justiça. Foto: arquivo/ PCAC.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã deste sábado, 14, N.N.S., de 50 anos, principal suspeito de ter assassinado Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, no município de Capixaba. A ação foi conduzida pela equipe da Delegacia-Geral de Capixaba, que localizou o homem escondido em uma área de mata na colocação Promissão, nas proximidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, na zona rural do município.

De acordo com o delegado Aldízio Neto, responsável pelas investigações, a prisão foi resultado de um trabalho intenso da Polícia Civil desde o momento do crime. “Montamos uma força-tarefa para localizá-lo e hoje, com êxito, conseguimos efetuar a prisão. O suspeito já tem antecedentes por estupro e homicídio, o que reforça a sua periculosidade”, afirmou o delegado. Considerando a comoção pública e a gravidade do caso, N.N.S. foi transferido para a capital e apresentado na Delegacia de Flagrantes (DEFLA), em Rio Branco.

Em outra frente, a Polícia Civil também atuou de forma decisiva na elucidação de um feminicídio ocorrido em Senador Guiomard, onde Luana Conceição do Rosário, de 45 anos, foi assassinada na sexta-feira, 13. Com base em informações repassadas pelo setor de inteligência da instituição, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) localizou e prendeu J.R.O., de 54 anos, suspeito de ter cometido o crime.

Além desses casos, a PCAC também efetuou prisões ao longo da semana em diferentes municípios, incluindo Sena Madureira, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves, por crimes de homicídio e tentativa de homicídio, evidenciando a atuação contínua da polícia na repressão à criminalidade violenta no estado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, ressaltou o empenho da instituição no enfrentamento aos crimes contra a vida, em especial os feminicídios.

“A Polícia Civil tem atuado com agilidade e responsabilidade para dar respostas firmes à sociedade. A prisão do suspeito de feminicídio em Capixaba e o apoio direto à captura do autor em Senador Guiomard mostram nosso compromisso com a justiça e a proteção das mulheres. Nossas equipes estão mobilizadas em todas as regiões, com investigações qualificadas e ações integradas. Seguiremos firmes para que nenhum crime grave fique impune”, afirmou o delegado-geral.

As ações reforçam o papel essencial da Polícia Civil na garantia da segurança pública e na luta contra a violência de gênero, um dos maiores desafios da atualidade.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo