Acre
Polícia Civil do Acre realiza 205 atendimentos para emissão da carteira de identificação nacional
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de seu Instituto de Identificação, conduziu uma série de atendimentos destinados à emissão da carteira de identificação nacional (CIN) durante o fim de semana. As ações ocorreram simultaneamente na Escola Zuleide Pereira de Souza, localizada na zona rural de Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (Ufac) e no Bujari.

Na Escola Zuleide Pereira de Souza, a PCAC realizou cerca de 120 atendimentos como parte de uma ação itinerante desenvolvida periodicamente pelo Instituto de Identificação. Essa iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso à documentação para os residentes de áreas rurais, garantindo que todos tenham a oportunidade de obter sua identificação oficial.
No município de Bujari, a Escola Estadual Edmundo Pinto foi palco de 42 atendimentos, realizados no âmbito do projeto Pequeno Cidadão, uma parceria entre o Ministério Público do Acre (MPAC) e o Instituto de Identificação da PCAC. Este projeto visa levar cidadania às crianças de até 12 anos de idade, assegurando que elas tenham acesso à sua primeira identificação oficial, um passo fundamental para a inclusão social e cidadania plena.

Na Ufac, a ação foi destinada às pessoas com deficiência (PcD) e contou com a colaboração de diversos órgãos públicos, como as secretarias de Estado de Saúde, Educação, e de Governo, entre outros órgãos que compõem a ação do bem-estar e inclusão da pessoa com deficiência. Foram realizados 43 atendimentos, e o evento contou com a participação do governador do Acre, Gladson Cameli, e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que prestigiaram a ação, reforçando o compromisso das autoridades com a inclusão e a acessibilidade.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância desses atendimentos para a comunidade: “A emissão da carteira de identificação nacional é um serviço essencial que garante o exercício pleno da cidadania. Essas ações descentralizadas permitem que mais pessoas, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade, tenham acesso a seus direitos básicos”.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, que coordenou diretamente as atividades, também enfatizou o impacto positivo dessas iniciativas: “Nosso objetivo é tornar o acesso à documentação mais inclusivo e abrangente. Cada atendimento realizado representa um avanço na garantia de direitos e na promoção da cidadania. Continuaremos trabalhando para alcançar todas as regiões do Acre, levando nossos serviços a quem mais precisa”.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.