fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Polícia Civil do Acre inicia nova fase da Operação Mobile com mais de 500 pessoas intimadas via WhatsApp

Publicado

em

Intimações por aplicativo reduzem gastos com papel, combustível e deslocamento de equipes. Foto: assessoria/ PCAC.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), realizou na manhã desta sexta-feira, 16, a primeira etapa da segunda fase da “Operação Mobile”, que tem como objetivo identificar usuários de aparelhos celulares com restrição de roubo ou furto, recuperá-los e, posteriormente, restituí-los às vítimas. Nesta nova etapa, mais de 500 pessoas foram intimadas de forma eletrônica via WhatsApp pelos contatos: (68) 99240-0726 ou (68) 99918-0000, ao longo da semana, em um esforço conjunto envolvendo delegacias da capital e do interior do estado.

A Operação Mobile é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), e integra um conjunto de ações vinculadas ao grupo de trabalho responsável pela criação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares.

Ao utilizar recursos tecnológicos para realizar as intimações, a PCAC alcançou um importante marco de inovação e eficiência na gestão policial, com significativa economia de combustível, papel e recursos humanos, já que evitou a necessidade de deslocamento de policiais para entregar as intimações presencialmente.

“Estamos comprometidos com a modernização dos nossos processos e com a resposta rápida às demandas da sociedade. A Operação Mobile é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser uma aliada no combate à criminalidade e na devolução de bens às vítimas. É mais segurança, mais economia e mais efetividade na nossa atuação,” destacou o delegado-geral da PCAC, Dr. José Henrique Maciel.

Durante essa fase da operação, as equipes estão concentradas na identificação dos atuais usuários dos aparelhos celulares e na tentativa de recolhimento dos dispositivos. Em seguida, será feito o cruzamento de informações com os registros de boletins de ocorrência, permitindo a devida restituição dos bens às vítimas dos crimes.

O delegado, Dr. Roberth Alencar, que está à frente da operação no Acre, destacou os avanços em relação à edição anterior da operação. “No ano passado conseguimos restituir cerca de 200 aparelhos celulares. Neste ano, estamos utilizando os mesmos métodos ágeis e eficientes, como a intimação eletrônica em massa, que nos permite ampliar o alcance e a agilidade na condução dos trabalhos. O objetivo é garantir a devolução do maior número possível de celulares às vítimas e responsabilizar os autores dos crimes e os receptadores,” afirmou.

A Operação Mobile reafirma o compromisso da Polícia Civil do Acre com a inovação, eficiência investigativa e valorização das vítimas de crimes patrimoniais, especialmente em um cenário em que o furto e roubo de celulares representa uma das maiores demandas nas delegacias do estado.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação em centro de menores encontra cocaína, armas e celulares no Pando

Publicado

em

Durante ação no Centro de Reintegração de Vila Vermelha, foram encontrados 37 gramas de cocaína, facões e celulares; operação ocorreu após denúncias de indisciplina

O Comandante da Polícia Departamental de Pando, Oscar Ruiz, confirmou que uma operação foi realizada no Centro de Reintegração de Menores de Vila Vermelha após relatos de atos de indisciplina. Durante a ação, as autoridades apreenderam 37 gramas de cocaína, facões (catanas), celulares e outros itens proibidos dentro da unidade.

A intervenção policial teve como objetivo restabelecer a ordem no local, que abriga adolescentes em conflito com a lei. Ruiz destacou que a presença de drogas e armas no interior do centro representa um grave risco à segurança tanto dos internos quanto dos funcionários.

As autoridades investigam como os objetos ilícitos foram introduzidos no recinto e não descartam a possibilidade de responsabilizar adultos envolvidos no caso. O episódio reacende o debate sobre a segurança e a eficácia das medidas socioeducativas em Pando.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça mantém condenação de dupla que executou motorista de aplicativo em Rio Branco

Publicado

em

Talisson “Exú Caveira” e Ramissés “Saymon” continuarão cumprindo penas de mais de 58 e 35 anos, respectivamente; tentativa de reduzir punição foi negada pela Câmara Criminal

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) manteve, nesta semana, as penas impostas a Talisson de Souza Gama, conhecido como “Exú Caveira”, condenado a 58 anos, 6 meses e 27 dias, e a Ramissés da Silva Feitosa, o “Saymon”, sentenciado a 35 anos e 1 mês, ambos em regime fechado. Os dois foram condenados pela execução do motorista de aplicativo Rener Silva de Menezes, além de duas tentativas de homicídio e por integrar organização criminosa.

A defesa dos réus havia recorrido da sentença proferida em agosto do ano passado, por meio de júri popular, solicitando que fosse afastada a agravante de envolvimento com facção criminosa e que fosse aplicada a atenuante pela confissão dos crimes. No entanto, a relatora do processo, desembargadora Denise Castelo Bonfim, negou o pedido.

Segundo Bonfim, o envolvimento dos réus com o crime organizado “traz consequências mais gravosas e exige uma resposta penal mais severa por parte do Estado”. Ela também rejeitou a possibilidade de redução da pena com base na confissão, por não considerar a atenuante suficiente diante da gravidade dos fatos. O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade pelos demais membros da Câmara.

O crime ocorreu na madrugada de 30 de abril de 2023, na região da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo a denúncia, Talisson e Ramissés saíram com o objetivo de atacar pessoas em áreas dominadas por uma facção rival, escolhendo aleatoriamente as vítimas. Além de Rener Menezes, duas outras pessoas foram baleadas na ação.

Os réus chegaram a fugir do presídio em novembro de 2023, mas foram recapturados pouco depois. Conforme a investigação policial, ambos atuavam como executores para uma organização criminosa que atua no estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem condenado por tráfico de drogas é preso em Sena Madureira

Publicado

em

Condenado a 5 anos e 10 meses de prisão por tráfico de drogas, um homem de 24 anos foi preso na noite desta quinta-feira (12) em Sena Madureira, no interior do Acre. O mandado de prisão foi cumprido por uma equipe do GIRO (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva), por volta das 22h, no Beco da Pastoral, no Bairro Pista.

De acordo com as informações, o acusado, identificado pelas iniciais M.F.S.T.J., estava sob monitoramento eletrônico quando foi localizado pela guarnição. A ordem judicial foi expedida pela Vara Criminal da comarca de Sena Madureira.

Após a abordagem, o homem foi conduzido à delegacia local, onde foram realizados os procedimentos de praxe e registrado o boletim de ocorrência.

Comentários

Continue lendo