Geral
Polícia Civil do Acre incinera mais de 220 quilos de drogas em ação de combate ao narcotráfico

Mais de 220 quilos de entorpecentes foram destruídos, fruto de apreensões realizadas nos últimos quatro meses. Fotos: assessoria/ PCAC.
Em mais uma ofensiva no combate ao tráfico de drogas no estado, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), realizou nesta quinta-feira, 26, a incineração de 220 quilos de entorpecentes. A destruição do material ilícito ocorreu em uma olaria localizada na capital, Rio Branco, sob forte esquema de segurança e seguindo todos os protocolos legais.
As drogas incineradas são resultado de apreensões realizadas pelas forças de segurança nos últimos quatro meses, provenientes de diversas operações em todo o estado. Essa é a quarta incineração promovida pela Denarc no período de 12 meses, de junho de 2024 até 25 de junho de 2025, totalizando 2 toneladas e 134 quilos de entorpecentes destruídos, o equivalente a mais de R$ 19 milhões que seriam movimentados no comércio ilegal de drogas.

Com esta quarta incineração em 12 meses, Polícia Civil já retirou mais de 2 toneladas de drogas de circulação. Foto: assessoria/ PCAC.
O delegado titular da Denarc, Saulo Macedo, destacou a importância da ação e reafirmou o compromisso da Polícia Civil com o combate ao tráfico. “Essas incinerações simbolizam o resultado prático do esforço conjunto das forças de segurança. Cada quilo de droga destruído é uma vitória contra o crime organizado. Estamos retirando das ruas não apenas substâncias ilegais, mas também enfraquecendo financeiramente essas organizações criminosas que tanto impactam a vida da população”, comentou.
As drogas incineradas são resultado de apreensões realizadas pelas forças de segurança nos últimos quatro meses, provenientes de diversas operações em todo o estado. Essa é a quarta incineração promovida pela Denarc no período de 12 meses, de junho de 2024 até 25 de junho de 2025, totalizando 2 toneladas e 134 quilos de entorpecentes destruídos, o equivalente a mais de R$ 19 milhões que seriam movimentados no comércio ilegal de drogas.
O delegado titular da Denarc, Saulo Macedo, destacou a importância da ação e reafirmou o compromisso da Polícia Civil com o combate ao tráfico. “Essas incinerações simbolizam o resultado prático do esforço conjunto das forças de segurança. Cada quilo de droga destruído é uma vitória contra o crime organizado. Estamos retirando das ruas não apenas substâncias ilegais, mas também enfraquecendo financeiramente essas organizações criminosas que tanto impactam a vida da população”, comentou.
A operação também contou com a participação da Divisão Especializada de Investigação Criminal (Deic), cuja coordenação integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renocrim). O delegado Pedro Paulo Buzolin, coordenador da Deic, destacou o papel do sistema de justiça:
“Agradecemos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Acre pela celeridade na tramitação dos processos que autorizam a destruição dessas drogas. Essa é mais uma etapa da Operação Renocrim, que atua em nível nacional no enfrentamento ao crime organizado. A agilidade institucional tem sido essencial para o êxito das nossas ações”, informou.
O delegado-geral da PCAC, Dr. José Henrique Maciel, enfatizou o impacto positivo dessas operações na vida da população. “Retirar mais de duas toneladas de drogas de circulação é, antes de tudo, proteger a sociedade. Cada operação dessa representa menos violência, menos famílias destruídas e mais segurança para todos. Seguiremos firmes na missão de garantir um Acre mais seguro e justo para nossa população”, enfatizou.
A Polícia Civil reforça que o trabalho de investigação, repressão e enfrentamento ao tráfico de drogas continua de forma ininterrupta em todo o estado, com foco na desarticulação de facções criminosas e na proteção da sociedade acreana.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Abastecimento de água é suspenso em Brasiléia para troca de flutuante no Rio Acre
Serviço programado segue até sexta-feira e fornecimento será retomado de forma gradual, informa o Saneacre
O abastecimento de água em Brasiléia foi interrompido de forma programada a partir das 7h30 desta quinta-feira (18) para a realização da troca do flutuante do sistema de captação no Rio Acre. A informação foi confirmada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).
De acordo com o órgão, a intervenção tem como objetivo reforçar a segurança do equipamento em razão da cheia do rio. O serviço é considerado de alta complexidade e, devido às condições climáticas atuais, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos apenas na sexta-feira (19), por volta das 10h.
Após a finalização da manutenção, o fornecimento de água será restabelecido de forma gradual em todos os bairros do município.
Ainda segundo o Saneacre, um novo flutuante foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Brasiléia, com a finalidade de melhorar o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população, além de garantir maior regularidade no fornecimento para os moradores da cidade.
Comentários
Geral
Soldador morre após sofrer choque elétrico durante trabalho com telhas em depósito
Vítima encostou barra de ferro em fio de alta tensão de 13 mil volts; Samu tentou reanimação, mas óbito foi constatado no local
Um trabalhador identificado como Enilson morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços em um depósito. O acidente ocorreu no momento em que ele trabalhava na instalação de telhas de alumínio e realizava soldagem na estrutura.
De acordo com informações apuradas no local, Enilson utilizou uma barra de ferro para afastar uma das folhas de zinco, quando acabou encostando o objeto em um fio de alta tensão. A descarga elétrica foi imediata e fatal. O trabalhador estava acompanhado de outra pessoa, porém apenas ele foi atingido pelo choque.
Após o incidente, o soldador ficou pendurado na estrutura metálica e precisou ser retirado por colaboradores do próprio depósito, que prestaram os primeiros auxílios até a chegada do socorro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou inicialmente a ambulância de suporte básico. Diante da gravidade da situação, uma equipe de suporte avançado também foi deslocada ao local. Apesar de várias tentativas de reanimação, Enilson não resistiu e teve a morte constatada ainda no local.
Uma equipe da Energisa compareceu à área e realizou o desligamento da rede elétrica para a continuidade dos trabalhos periciais. Segundo os técnicos, o fio com o qual o trabalhador teve contato integra uma rede de aproximadamente 13 mil volts.
A equipe plantonista do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para a realização da perícia e remoção do corpo. A morte causou grande comoção entre os colegas de trabalho da empresa onde Enilson prestava serviço.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias do acidente.
Comentários
Geral
PRF prende homem com 6 mil maços de cigarro contrabandeados após perseguição na BR-317, em Rio Branco
Suspeito tentou fugir a pé, invadiu casas e comércios, mas foi detido após cerco; carga veio da fronteira com a Bolívia

Na vistoria do veículo, foram encontradas caixas contendo cigarros contrabandeados, totalizando seis mil maços. O automóvel e o material apreendido foram recolhidos. Foto: captada
Um homem foi preso na última terça-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 6 mil maços de cigarros de origem estrangeira na BR-317, em Rio Branco. A carga, vinda da fronteira com a Bolívia, foi descoberta durante ação de fiscalização que resultou em perseguição e fuga do condutor.
Ao avistar a viatura, o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, parando cerca de 1 km depois para tentar escapar a pé. Ele invadiu estabelecimentos comerciais e residências, mas foi localizado e contido após cerco das equipes. O veículo e os cigarros foram apreendidos.
O detido e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais. Além do crime de contrabando, também foi registrada a violação de domicílio, em razão da invasão de imóveis durante a fuga. A PRF divulgou o caso nesta quinta-feira (18).
























Você precisa fazer login para comentar.