Cotidiano
Polícia Civil do Acre e Polícia Federal iniciam acordo de cooperação técnica para fortalecer investigações
O superintendente da Polícia Federal no Acre, Carlos Rocha Sanches, também ressaltou a importância da integração entre as instituições

Polícia Civil do Acre e a Polícia Federal deram início a um acordo de cooperação técnica para fortalecer as investigações criminais no estado. Foto: Assessoria/ PCAC
Nesta terça-feira, 2, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre (PCAC), José Henrique Maciel, e o superintendente regional da Polícia Federal no Acre, Carlos Rocha Sanches, participaram de uma reunião na sede da Superintendência da PF, em Rio Branco, para iniciar um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer ações conjuntas no combate à criminalidade e aprimorar as investigações no estado.
Estiveram presentes pelo lado da Polícia Civil o diretor do Departamento de Inteligência, delegado Nilton Boscaro, e o coordenador da Divisão Estadual de Investigações Criminais (DEIC), delegado Pedro Paulo Busolin. Representando a Polícia Federal, participaram o delegado de Polícia Federal e chefe do DRPJ/SR/PF/AC, Celso Rogério Mochi, os papiloscopistas federais Yuri Daniel Damasceno e Isac Marinho Dias, além do diretor de Inteligência da PF, Edgar Souza.

Polícia Federal presenteou a PCAC com duas maletas de papiloscopia, que vão reforçar as atividades do Instituto de Identificação. Foto: assessoria/ PCAC
Como símbolo de parceria e reconhecimento institucional, o delegado-geral Henrique Maciel homenageou o superintendente da Polícia Federal com uma moeda institucional da Polícia Civil, reforçando a importância da integração entre as forças de segurança. Em contrapartida, a Polícia Federal presenteou a Polícia Civil com duas maletas de papiloscopia, que serão destinadas ao Instituto de Identificação da PCAC e irão auxiliar na realização de perícias e identificação de suspeitos.
“Essa parceria representa um avanço significativo para o fortalecimento da segurança pública no Acre. A troca de conhecimentos, tecnologias e recursos nos permitirá agir com mais eficiência e precisão na elucidação de crimes”, destacou o delegado-geral Henrique Maciel.
O superintendente da Polícia Federal no Acre, Carlos Rocha Sanches, também ressaltou a importância da integração entre as instituições. “A união entre a Polícia Federal e a Polícia Civil é fundamental para enfrentarmos os desafios da criminalidade organizada. Com essa parceria, potencializamos nossas capacidades e garantimos mais efetividade nas investigações e no combate ao crime”, afirmou o superintendente.

Estudo sobre a doença de Chagas na Amazônia foi publicado na revista da editora Elsevier da Holanda .Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Acreanão terá rodada de estreia sem público devido a impasse entre Federação e Bombeiros

O Campeonato Acreano de 2026, o Acreanão Sicredi, começa oficialmente no dia 15 de janeiro, com a primeira rodada sem público. A decisão foi tomada após a não liberação do Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, em Rio Branco (AC), gerando divergência entre a Federação de Futebol do Acre (FFAC) e o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), responsáveis pela avaliação técnica do estádio, sobre as razões do atraso.
O presidente da FFAC, Adem Araújo, utilizou as redes sociais na segunda-feira (12) para explicar a mudança no calendário e justificar a estreia sem torcida. Segundo ele, a principal causa está relacionada à falta de liberação dos laudos técnicos necessários para a realização de partidas oficiais. “Estamos sem o laudo que libera para jogos oficiais no Estádio Florestão. Desde agosto que nós tentamos esse laudo, mas devido às normas, que infelizmente, logo no meu primeiro ano de gestão, houve várias mudanças, tivemos mais de 60 pendências”, afirmou Adem Araújo. Ele acrescentou que a situação “independe totalmente da federação”.
Com a impossibilidade de utilizar o Florestão, a FFAC solicitou a liberação da Arena da Floresta para a abertura do campeonato, prevista inicialmente para 12 de janeiro. O pedido não foi atendido a tempo, e a competição teve início no dia 15, no Florestão, com portões fechados. “Você que gosta de futebol e quer acompanhar o campeonato estadual, a partir do dia 22 nós teremos o Estádio Arena da Floresta disponível. A garantia que nós te damos é que você vai ter um campeonato muito interessante, com bons jogadores, bons times e uma disputa bastante acirrada”, concluiu o dirigente.
Nesta terça-feira (13), a direção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Acre afirma que o atraso não se deve a entraves burocráticos, mas a falhas no cumprimento das normas técnicas de segurança pelo responsável pelo projeto do estádio. “O projeto do Florestão já está indo para a sétima análise. É um projeto que vem se arrastando, mas nós estamos fazendo o possível e até o impossível, analisando assim que ele chega aqui. O problema é que o engenheiro responsável não está atendendo aos requisitos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros”, disse o major Eurico, diretor de Atividades Técnicas da corporação.
Segundo ele, entre as pendências estão itens essenciais como acessos adequados, saídas de emergência, sistema de hidrantes, alarmes e outros dispositivos de prevenção. Enquanto não forem atendidas, o projeto não pode avançar para a vistoria técnica final, etapa necessária para a emissão do laudo de liberação.
“O projeto envolve aspectos estruturais e construtivos que asseguram maior proteção em caso de incêndio ou situações de pânico”, ressaltou o major. Ele reforçou que a atuação do Corpo de Bombeiros “não se trata de vista grossa ou falta de sensibilidade”. Para o Corpo de Bombeiros, “a segurança está sempre em primeiro lugar”.
O major também explicou que alterações no projeto original do estádio exigem nova aprovação: “Houve alteração no projeto inicial. Toda vez que isso acontece, é necessário passar novamente pela aprovação do Corpo de Bombeiros”, finalizou.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Santa Cruz inicia treinos para o Estadual Sub-20

O elenco do Santa Cruz iniciou nessa segunda, 12, no CT do Cupuaçu, a preparação visando a disputa do Campeonato Estadual Sub-20, competição programada para o mês de abril. A base da última temporada será mantida.
“Perdemos o título em 2025 e esse foi um duro golpe. Fizemos um planejamento para a atual temporada e vamos trabalhar em busca do objetivo”, declarou o técnico do Santa Cruz, Pedro Balu.
Monitoramento da Copa São Paulo
O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, confirmou um trabalho de monitoramento da Copa São Paulo.
“A nossa comissão técnica vem acompanhando os jogos da Copa São Paulo e avaliando os atletas. Vamos trazer reforços para o Estadual”, afirmou o dirigente.
Em abril
Os jogadores do Santa Cruz irão trabalhar por 3 meses para a disputa do Estadual. A competição começa no mês de abril e vale as vagas do futebol acreano na Copa São Paulo e na Copa do Brasil em 2027.
Comentários
Cotidiano
Wendell Barbosa recebe a faixa preta e os desafios serão maiores

Wendell Barbosa recebeu no domingo, 11, na academia Atitude a faixa preta de jiu-jitsu. O paratleta começou a caminhada dentro dos tatames depois do acidente de moto.
“Depois de oito anos, receber a faixa preta de jiu-jitsu é uma vitória esportiva, mas principalmente na vida pessoal. O acidente poderia ter mudado completamente a minha vida e o esporte por intermédio do jiu-jitsu abriu várias portas e sou muito grato a Deus”, declarou Wendell Barbosa.
Maiores desafios
Wendell Barbosa voltará às competições nacionais e internacionais em 2026 como o faixa preta e os desafios nas competições serão maiores.
“Os desafios serão mais difíceis. Muitos atletas têm oito anos e até mais como faixa prepara e esse é o meu tempo dentro do esporte. Vou treinar mais porque vou em busca de mais títulos importantes para o Acre”, afirmou o paratleta.

Você precisa fazer login para comentar.