Geral
Polícia Civil do Acre deflagra Operação “Odisseu” e prende suspeitos de envolvimento em homicídio de jovem
Na manhã desta terça-feira, 15, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou a Operação “Odisseu” que resultou no cumprimento 10 mandados judiciais, sendo seis de prisão e quatro de busca e apreensão. A ação contou com uma abrangência nacional, incluindo uma operação na cidade de Indaial, em Santa Catarina.

Equipes da DHPP cumprindo mandados de prisão na Operação ‘Canto da Sereia’, que investiga a execução de um jovem atraído por um perfil falso no Facebook. Foto: assessoria/ PCAC.
A operação tem como foco a investigação do homicídio de Elvisklei Farias Pereira, 24 anos, mais conhecido como “Kekey”. O crime ocorreu no dia 12 de setembro do ano passado, porém, o corpo da vítima foi encontrado apenas no dia seguinte, às margens do rio Acre, na região da Gameleira, em Rio Branco. O corpo estava amordaçado, com pés e mãos amarrados por cordas, e apresentava sinais claros de tortura.
De acordo com as investigações, Elvisklei teria sido vítima de uma emboscada, atraído por meio de um perfil falso no Facebook, criado com o intuito de enganá-lo. A conta utilizava a imagem de uma mulher para se aproximar da vítima e atraí-la até o local do crime. A operação foi batizada de * Odisseu* em referência ao conto “Canto da Sereia” da mitologia grega, justamente em função desse engano, onde o jovem acreditava que iria encontrar uma mulher, mas acabou sendo surpreendido por seus algozes.

Elvisklei Farias Pereira, 24 anos, foi atraído para uma emboscada e morto. Polícia Civil investiga o envolvimento de facções criminosas. Foto: assessoria/ PCAC.
Ainda segundo a polícia, o assassinato teria sido motivado por um julgamento feito pelo chamado “tribunal do crime”, uma prática comum em facções criminosas, onde a vítima é sentenciada à morte por supostos delitos cometidos dentro da comunidade.
A Polícia Civil segue com as investigações para esclarecer todos os detalhes do caso e capturar todos os envolvidos, incluindo os mandantes e executores do crime. A operação desta terça-feira contou com o apoio da Policia Militar do Estado de Santa Catarina que conseguiu localizar capturar um dos investigados que estava foragido numa cidade do interior.
De acordo com o coordenador da DHPP, Delegado Alcino Sousa, essas diligências significam mais um passo importante para garantir a punição dos responsáveis e a justiça para a família da vítima, num caso complexo e que exigiu toda expertise desta unidade”
Comentários
Geral
EUA interceptam terceiro navio perto da Venezuela em meio à pressão sobre Caracas
Nova interceptação em águas internacionais amplia escalada dos EUA contra o transporte de petróleo venezuelano

Bandeira da Guarda Costeira dos EUA: no sábado, um navio já havia sido interceptado
Marco Bello/Reuters via CNN Newsource – 20.12.2025
Os Estados Unidos interceptaram um terceiro navio nas proximidades da Venezuela, em águas internacionais, segundo informaram neste domingo (21) duas autoridades norte-americanas à agência Reuters.
A nova ação marca a segunda operação do tipo em apenas um fim de semana e amplia a ofensiva do governo Donald Trump contra o regime de Nicolás Maduro.
As autoridades falaram sob condição de anonimato e não divulgaram o nome da embarcação nem o ponto exato da interceptação. Também não informaram se o navio transportava petróleo venezuelano.
A nova abordagem ocorre poucos dias após Trump anunciar um “bloqueio” a todos os petroleiros sancionados que entram ou deixam a Venezuela. A diretriz passou a orientar uma série de ações no Caribe, com foco direto na principal fonte de receita do governo de Caracas: o petróleo.
No sábado (20), forças dos Estados Unidos já haviam apreendido um petroleiro de bandeira panamenha, carregado com petróleo venezuelano e com destino à Ásia.
A operação foi conduzida pela Guarda Costeira americana, com apoio das Forças Armadas, em águas internacionais. Segundo Washington, a tripulação não ofereceu resistência.
No início do mês, os EUA também apreenderam o petroleiro Skipper, alvo de sanções por vínculos com o Irã. Com isso, sobe para três o número de embarcações interceptadas neste mês nas proximidades da Venezuela.
Resposta venezuelana
O governo venezuelano reagiu com críticas duras às ações americanas.
O chanceler Yvan Gil classificou as apreensões como “atos de pirataria” e afirmou que o Irã ofereceu cooperação à Venezuela para enfrentar o que descreveu como violações do direito internacional.
A vice-presidente Delcy Rodríguez declarou que Caracas pretende levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU e a outros fóruns multilaterais.
As interceptações se somam a uma estratégia mais ampla de pressão dos Estados Unidos, que inclui sanções ao setor petrolífero, presença militar reforçada no Caribe e ameaças de novas medidas contra o governo Maduro.
Segundo autoridades da Casa Branca, o objetivo central da política americana segue sendo enfraquecer o regime venezuelano, atingindo sua capacidade financeira e logística.
Comentários
Geral
Banco Central divulga novas regras para o Pix que passam a valer a partir de fevereiro
O Pix é a principal forma de pagamentos instantâneos do país, o que atrai a atenção de criminosos e exige a atualização constante de medidas de segurança
Comentários
Geral
TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios
A ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou na sexta-feira (19) que os trabalhadores dos Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante a greve da categoria, iniciada na última terça-feira (16).
A medida liminar foi concedida a pedido da estatal contra os sindicatos que representam os funcionários. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil por sindicato.
A greve está concentrada em nove estados (Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
No entendimento da ministra, o serviço postal tem caráter essencial e não pode ser paralisado totalmente. Além disso, Katia Arruda ressaltou que a greve foi deflagrada em meio ao dissídio coletivo que tramita no TST.
Os funcionários reivindicam a aprovação de um novo acordo coletivo de trabalho, reajuste salarial e soluções para a crise financeira da estatal, que vai precisar de um empréstimo de R$ 12 bilhões, garantidos pelo Tesouro, para cobrir os recentes prejuízos.
Os Correios informaram que todas as agências estão abertas e que a empresa adotou medidas de contingência para minimizar os impactos para a população.



Você precisa fazer login para comentar.